O princípio de Pareto, também conhecido como a regra 80/20, baseia-se na ideia de que cerca de 80% dos resultados decorrem de 20% das causas.
Se estiver a enfrentar conflitos de personalidade na sua vida pessoal ou profissional, poderá ficar surpreendido ao descobrir que 80% dos conflitos e frustrações que enfrenta resumem-se a apenas 20% das diferenças entre vocês!
A Importância da Regra 80/20 na Resolução de Conflitos de Personalidade Esta é uma boa notícia. A aplicação da regra 80/20 pode tornar muito mais fácil identificar a origem do conflito e perceber exatamente o que está a causar as tensões. Em vez de uma abordagem dispersa na resolução de problemas, pode concentrar-se na identificação da causa raiz do conflito.
Aqui, exploraremos como utilizar a regra 80/20 para construir relacionamentos melhores, onde a resolução de conflitos de personalidade é abordada de forma mais eficaz.
Em primeiro lugar, afaste-se do conflito
Se sente que o seu relacionamento está a transformar-se num campo de batalha, é uma boa ideia dar um passo atrás no conflito. Este é um primeiro passo essencial para lhe dar espaço para acalmar as suas emoções e obter uma perspetiva muito necessária sobre os problemas que enfrenta. Não conseguirá identificar a causa raiz do conflito até conseguir vê-lo de uma perspetiva imparcial e objetiva.
Dicas para afastar-se do conflito:
Tente criar um espaço físico entre si e a outra pessoa, como dar um passeio ou ir para outra divisão do escritório ou da sua casa.
Faça-se algumas perguntas para compreender melhor o conflito, incluindo: O que desencadeou o conflito? O que não está a conseguir realizar e deseja alcançar? O que teme perder neste relacionamento? A minha raiva é precisa ou exagerada? Em que concordamos? Como poderá este conflito ser resolvido?
Poderá ser útil tentar registar num diário ou conversar com um amigo ou colega sobre o conflito.
Estas estratégias podem proporcionar-lhe uma nova perspetiva sobre o assunto, além de o ajudarem a resolver os seus sentimentos na sua própria mente.
Faça um teste de personalidade
Para chegar à raiz dos 20% do seu conflito, faça um teste de personalidade. Poderá ser útil fazer o teste do teste Eneagrama da Lizi Macêdo!
para compreender como a sua personalidade se manifesta nas relações e quais são as suas principais motivações.
Benefícios dos testes de personalidade:
Proporcionam um mapa da sua personalidade, incluindo os seus pontos fortes, fracos e áreas potenciais para desenvolver. Revelam facetas da sua personalidade que não tinha considerado antes.
Ajudam a compreender como você e a outra pessoa abordam situações de maneira diferente. Como um exemplo muito simples, alguém que se identifica como um Pensador no sistema Myers e Briggs poderá ter dificuldades em usar dados, lógica e objetividade. Alguém que se identifica como um Sentimental enfrentará o mesmo problema ao utilizar emoções e relações.
Poderá acontecer que ambos desejem as mesmas coisas; estão apenas a abordá-las de ângulos diferentes. Saber disso poderá ajudá-lo a ajustar a sua abordagem na comunicação com a outra pessoa e resolver muitos conflitos.
Compare os resultados
A chave para atenuar os conflitos de personalidade reside em compreender onde há discrepâncias nos vossos tipos de personalidade nesse relacionamento.
Após obter os resultados da avaliação de personalidade, reserve algum tempo para comparar os resultados com os da outra pessoa e utilize-os como ponto de partida para iniciar uma conversa sobre as vossas diferenças e conflitos. Poderá resolver isto por si só se não conseguir dialogar diretamente com a outra pessoa, por exemplo, se estiver em conflito com o seu chefe.
Como comparar os resultados dos testes de personalidade:
Identifique as principais diferenças entre as personalidades. Utilize essas diferenças como ponto de partida para discutir as necessidades e expectativas individuais no relacionamento.
Por exemplo, se o seu tipo de personalidade revelar que é um Tipo 1 do Eneagrama, que é perfeccionista e coloca o trabalho antes do lazer, mas o seu parceiro é um Tipo 7 espontâneo e caótico que coloca o lazer antes do trabalho, pode utilizar estes resultados para começar a debater as vossas necessidades e expectativas individuais no relacionamento.
Isto poderá ajudá-lo a encontrar um compromisso e aprender como chegar a um entendimento.
Elabore um plano exequível
Para evitar conflitos de personalidade contínuos, precisa de trabalhar na elaboração de um plano exequível para ajudar a resolvê-los em conjunto. Tente colaborar com a pessoa com quem está em conflito para perceber o que ambos poderiam fazer de forma diferente para se ajudarem mutuamente.
Utilize perguntas abertas e baseadas em necessidades para encorajar a outra pessoa a partilhar os seus sentimentos e encontrar formas de resolver o conflito.
Dicas para elaborar um plano exequível:
Faça perguntas abertas para compreender melhor as necessidades da outra pessoa.
Pergunte o que eles gostariam de ver como solução. Trabalhe em conjunto para encontrar um equilíbrio nas expectativas e ações.
Por exemplo, se o seu parceiro ou colega de quarto não estiver a contribuir suficientemente nas tarefas domésticas, poderá criar um cronograma que distribua equitativamente as tarefas entre ambos.
Liste todas as tarefas que precisam de ser realizadas e distribua-as de forma equitativa – a cada semana, é responsável pela sua parte, e na semana seguinte, trocam-se as responsabilidades.
Invista na comunicação contínua
Os relacionamentos exigem esforço. Não basta ter uma conversa e esperar que todos os seus problemas se resolvam.
Para evitar conflitos de personalidade, você e a outra pessoa precisam de trabalhar numa comunicação contínua e honesta para discutir e encontrar soluções para os problemas, em vez de permitir que as vossas diferenças assumam o controlo.
Dicas para uma comunicação contínua:
Estejam dispostos a regressar à discussão sempre que necessário. Evitem explosões emocionais e mantenham a calma.
Sejam abertos e honestos acerca dos vossos sentimentos e expectativas. Tomem medidas para construir relacionamentos mais saudáveis. Ninguém é perfeito, e todos nós temos aspetos da nossa personalidade que podem desencadear confrontos e conflitos nos relacionamentos.
Esteja a lutar com um parceiro, amigo ou colega, compreender a regra 80/20 pode ajudá-lo a colocar os problemas em perspetiva. Testes de personalidade, conversas abertas e planos de ação podem ajudá-lo a identificar os 20% das diferenças que estão a causar 80% dos problemas, para que possa começar a construir pontes onde antes existiam barreiras.
E quem sabe – talvez também aprenda algo novo sobre si mesmo!