Skip to content Skip to footer

ISTP vs INTP: Como Distingui-los

Quando se trata de distinguir tipos de personalidade, pode ser uma tarefa complicada. Um dos pares mais desafiadores de diferenciar é o ISTP e o INTP.

Ambos partilham semelhanças nas suas funções cognitivas, diferindo apenas na preferência entre Sensação (S) e Intuição (N). Isto pode criar confusão e tornar difícil determinar qual tipo de personalidade melhor se adequa a si.

A boa notícia é que, na verdade, existem algumas diferenças distintas nos comportamentos destes dois tipos. Portanto, se souber onde procurar, poderá diferenciá-los. Vamos explorar algumas perguntas que pode fazer a si mesmo para o ajudar a discernir qual tipo se alinha mais consigo.

É um 'fazedor' ou um 'pensador'?

As personalidades do ISTP são conhecidas como “O Artesão”, e isso deve-se ao facto de eles terem uma inclinação natural para atividades práticas. Estes indivíduos gostam de usar as mãos, mentes e corpos para criar, construir e reparar coisas. A sua perspetiva lógica torna-os excelentes a encontrar soluções para problemas mecânicos ou técnicos.

Por outro lado, o INTP, também chamado de “O Arquiteto”, prefere a teoria à prática. Eles são mais propensos a analisar a física de um motor de carro desmontando-o, em vez de colocar as mãos na graxa. Os INTPs estão preocupados com os mistérios do universo e as questões não resolvidas da vida, apreciando os aspetos abertos das teorias, pois acreditam que pode haver várias respostas para um único problema.

Resumindo, se gosta de se envolver em atividades práticas e não tem medo de se sujar, provavelmente é um ISTP. Por outro lado, se prefere a contemplação teórica e passa a maior parte do tempo imerso em pensamentos, isso é mais característico de um INTP.

Defende as suas crenças até ao fim ou está sempre aberto a novas ideias?

Como teóricos por natureza, os INTPs tendem a ser abertos a novas ideias e conceitos. Eles frequentemente se envolvem em debates sobre crenças estabelecidas e estarão dispostos a mudar de opinião se novas informações forem apresentadas. Os INTPs possuem uma grande imaginação e adoram explorar novos conceitos a fundo, buscando a verdade subjacente.

Por outro lado, se é um ISTP, tende a apegar-se ao que sabe. Os ISTPs gostam de confiar em coisas que aprenderam como verdades absolutas, como ideias sobre ciência ou princípios práticos da vida que parecem lógicos e eficazes. Eles não são propensos a debater essas crenças da mesma forma que os INTPs.

Aborrece-se facilmente?

Os INTPs não experienciam o aborrecimento da mesma forma que os ISTPs, pois são pessoas altamente intelectuais. A sua vida interior rica mantém-nos ocupados com pensamentos profundos, e, quando se sentem aborrecidos, podem simplesmente pegar um livro ou ler um artigo interessante sobre um novo conceito. Isso é o suficiente para saciar o seu apetite por inspiração por um tempo.

Por outro lado, se é um ISTP, o aborrecimento pode manifestar-se mais rapidamente. Prefere estar ativo e fazer coisas com as mãos. Se não puder estar fisicamente envolvido em alguma atividade, o aborrecimento tomará conta de si rapidamente. Os ISTPs gostam de experimentar coisas novas, atividades inovadoras e paisagens diferentes, e quando são privados disso por muito tempo, podem sentir-se inquietos.

Pergunta “como” algo funciona ou pergunta “por que”?

O ISTP, orientado para a ação, está mais interessado em entender como as coisas funcionam. Eles perguntam sobre os processos e os métodos práticos para atingir um objetivo. Se está sempre a questionar sobre os procedimentos e a desmontar objetos físicos para entender o seu funcionamento, isso sugere que tem uma inclinação para o ISTP.

Por outro lado, os INTPs tendem a perguntar “por que” as coisas são como são. Eles procuram compreender os princípios subjacentes e as razões por trás dos fenômenos. Perguntas como por que os seres humanos aprendem mais lentamente à medida que envelhecem ou por que certos medicamentos reagem com frutas cítricas são típicas para um INTP.

Identifica falhas na lógica ou na ação?

Os INTPs são rápidos a detetar falhas na lógica das ideias de outras pessoas. Quando envolvidos em discussões, não hesitam em apontar inconsistências em teorias, cronogramas ou factos. A sua capacidade de identificar e destacar pontos fracos em argumentos é notável.

Por contraste, os ISTPs não se concentram tanto em falhas abstratas de lógica. Em vez disso, tendem a detetar erros nas ações das pessoas. Por exemplo, se alguém estiver a montar um móvel ou a consertar um item, o ISTP provavelmente notará o que está faltando ou o que está sendo feito de forma incorreta. Se se vê querendo assumir o controle ou dar instruções quando alguém está a enfrentar dificuldades práticas, é um sinal de que pode ser um ISTP.

Expande ideias e as conecta a outras, ou simplifica e vai direto ao ponto?

Uma conversa com um INTP pode rapidamente se transformar em uma análise profunda de várias teorias e conceitos interligados. Se é um INTP discutindo algo como a teoria da personalidade, provavelmente não se limitará ao sistema de 16 tipos. Vai conectar essa teoria a outros conceitos em psicologia, explorar como o seu tipo de personalidade influencia a sua vida social, o seu ambiente e a sua escolha de carreira.

Por outro lado, se é um ISTP, tende a ir direto ao ponto. Em vez de aprofundar em discussões amplas, prefere resumir informações em pontos-chave e ações específicas. Essas informações condensadas são mais digeríveis e eliminam qualquer excesso de detalhes.

Lida com emoções de forma explosiva ou reprimida?

Muitos ISTPs têm uma tendência a liberar as suas emoções de forma explosiva de vez em quando. Eles podem expressar a sua raiva ou frustração de maneira direta e intensa, mesmo que isso cause conflitos com outras pessoas. Essa erupção repentina de emoção não é incomum para os ISTPs.

Em contrapartida, os INTPs lutam para lidar com as suas emoções e muitas vezes as reprimem. Consideram as emoções como algo supérfluo em relação ao vasto mundo de conhecimento que desejam explorar. Portanto, não costumam lidar bem com emoções negativas, embora possam aprender a comunicar os seus sentimentos de maneira mais eficaz com o tempo.

Conclusão

Distinguir entre ISTPs e INTPs pode ser desafiador, mas fazer estas perguntas a si mesmo pode ajudá-lo a determinar qual tipo de personalidade mais se assemelha a si. Se ainda estiver a ter dificuldades em discernir o seu tipo entre ISTP e INTP, uma abordagem prática é registar os seus comportamentos ao longo de uma semana. Ao analisar esta lista, poderá identificar qual tipo parece se alinhar mais com as suas ações e características predominantes.

Em última análise, compreender a sua própria personalidade e as diferenças entre os tipos ISTP e INTP pode ser um passo importante em direção ao autoconhecimento e ao crescimento pessoal. Lembre-se de que nenhuma pessoa se encaixa perfeitamente num rótulo de personalidade e que todos têm características únicas que contribuem para quem são como indivíduos.

Quer ficar por dentro de nossos conteúdos e novidades?

Deixe seu melhor e-mail, logo enviaremos coisas legais para você 🙂

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.