MBTI: Entenda o que é MBTI e faça o Teste de personalidade

Quando você pensa em uma empresa, as pessoas são o primeiro pensamento e o MBTI (Myers–Briggs Type Indicator) é crucial para entender os perfis.

Sendo assim, de pequenas até médias empresas, saber disso é importante.

Imagine a quantidade de estruturas e processos, agora responda com sinceridade: faz diferença saber sobre os perfis ou não? Certamente que sim, porém o principal é entender o que cada colaborador pode fazer no trabalho.

Para entender o que é o MBTI, a melhor opção disponível é descobrir o que cada funcionário pode fazer para potencializar as suas qualidades. As fraquezas também estão inclusas e a personalidade deve ser bem utilizada.

O que é MBTI (Myers–Briggs Type Indicator)?

Em primeiro lugar, o MBTI é um teste, que foi criado para auxiliar na identificação e compreensão das personalidades que existem. Nesse cenário, é uma excelente forma de conhecer os colaboradores com os seus potenciais.

Vale destacar que até mesmo para os candidatos podem ser analisados, por meio de um teste MBTI. O processo é adequado para que a escolha seja de acordo com o que a empresa está precisando naquele momento.

Quando essa a metodologia é bem feita, a realidade é que as equipes ficam mais coesas e com múltiplas habilidades. O entrosamento é atingido mais facilmente, amenizando os problemas e readequando essas posições.

Os gestores têm maior condição de encontrar a forma adequada para que o objetivo traçado seja atingido. Dessa forma, o mais importante é conhecer algumas nuances sobre o MBTI e no decorrer do texto você saberá melhor.

Qual é a sua origem?

Primeiramente, é fundamental entender que a sigla MBTI significa Myers-Briggs Type Indicator, no português significaria o seguinte: Indicador Tipológico de Myers-Briggs.

Trata-se de uma referência para os sobrenomes das criadoras do perfil e deve-se ao fato de ser um teste que identifica os vários tipos de personalidades, já que são 16 e possuem muitas diferenças entre si.

Os estudos preliminares foram realizados pelo grande psiquiatra Carl Jung, porém foram concluídos nos Katharine C. Briggs e Isabel B. Myers. Portanto, o nome homenageia os sobrenomes das psicólogas que criaram o teste.

Quais são os 16 tipos de personalidade do MBTI?

Agora que você já sabe o que é o MBTI, é primordial prestar muita atenção nos 16 tipos de personalidade:

INTJ (Arquiteto)  – Por pensarem criativamente e estrategicamente, há sempre um plano para realizar cada ação.

INTP (Lógico) – Gosto constante pela inovação e uma vontade interminável de conhecer coisas novas.

ENTJ (Comandante) – A liderança é ousada, criativa e enérgica, procurando resolver tudo com facilidade.

ENTP (Inovador) – O pensamento é esperto e a curiosidade está presente, topando qualquer desafio que teste a intelectualidade.

INFJ (Advogado) – Por possuir um ideal quieto e místico, a inspiração está presente e não se cansam por nada.

INFP (Mediador) – As pessoas com esse perfil gostam de poesia e curtem o altruísmo, se pautando por uma causa acima de tudo.

ENFJ (Protagonista)– São líderes que possuem carisma e são inspiradores, conseguindo que a audiência fique hipnotizada.

ENFP (Ativista)– Criatividade, liberdade, sociabilidade e animação, esse perfil adora encontrar um motivo para sorrir.

ISTJ (Logístico)– Praticidade e confiabilidade definem essa personalidade.

ISFJ (Defensor)– Protegem e acolhem as pessoas, estando prontos para defender aqueles que amam.

ESTJ (Executivo)– Administram com excelência e não dá para igualar a capacidade de gerenciar empresas ou mesmo pessoas.

ESFJ (Cônsul)– São bem atenciosas com os demais, além de serem sociáveis e populares, estando com vontade de ajudar.

ISTP (Virtuoso)– Por serem experimentadores práticos e bastante ousados, se tornam mestres em usar todas as ferramentas.

ISFP (Aventureiro)– O perfil é um artista nato e é charmoso, flexível e estão prontos para explorar, além de testar coisas novas.

Você já descobriu seu Ikigai?

ESTP (Empresário)– A inteligência, energia e perspicácia mostram que as pessoas adoram arriscar.

ESFP (Animador)– O entusiasmo e a vontade de seguir em frente, traz espontaneidade e aquietação.

Fica claro que as personalidades trazem um personagem sempre a frente e vale muito a pena prestar atenção no que é.

Quais são as quatro dimensões do MBTI?

É fundamental entender quais são as quatro dimensões do MBTI e significa muito do que cada letra significa. Como visto acima, para cada tipo de personalidade, há uma combinação de letra e os significados são esses:

1 – Fonte de Energia

É dividido em dois e trata-se daquilo que faz com que a pessoa decida se irá falar ou apenas escutar.

  • Extrovertidos (E) – A energia é voltado para gerar interação com os demais e a pessoa age, depois pensa.
  • Introvertidos (I) – O engajamento é mais solitário e a proposta é pensar antes de tomar qualquer decisão.

Para entender ambos, pense nas palavras “externo” e “interno”, pois indicam a atitude a ser tomada.

2 – Modo de perceber o mundo

Cada um percebe a realidade a volta de uma forma diferente e dentro do MBTI pode ser de duas maneiras:

  • Sensoriais (S) – É referente a tudo o que pode ser tocado, cheirado, provado, ouvido e visto, ou seja, é voltado ao concreto.
  • Intuitivo (N) – Tudo que for abstrato tem muita relação com esse quesito.

Para saber como é você, pense no que é tangível e naquilo que é intangível.

3 – Forma de avaliação, julgamento, organização e decisão

É fundamental entender, antes de mais nada, como é que as avaliações são realizadas e podem ser de duas maneiras:

  • Racionalistas (T) – A lógica é utilizada e traz organização, além da objetividade, buscando argumentos racionalizados.
  • Sentimentais (F) – Os critérios são mais subjetivos e incluem valores, preferências e as decisões são tomadas com o coração.

A razão tem ligação com a cabeça, enquanto que o sentimento é ligado ao coração, não é mesmo!?

4 – Estilos de vida

A quarta dimensão, que é a última, corresponde a dois estilos que são essenciais e são os seguintes:

  • Julgadores (J)– A proposta é ser decisivo e as regras devem ser claras, sempre com planejamento e tranquilidade para tomar decisões.
  • Perceptivos (P)– Liberdade e improviso, privilegiando a vida com maior flexibilidade e adaptabilidade em cada decisão.

Perceba um fato: a dicotomia entre razão e emoção está inclusa, sendo possível ver do que trata-se.

Quais são os mitos relacionados ao teste?

Quando alguém pensa nos principais mitos relacionados ao teste do MBTI, é muito frequente achar que são perigosos. Contudo, basta ter muita atenção nas explicações e fica fácil de descobrir os motivos para não acreditar nisso.

  • Carl Jung não é unanimidade no meio acadêmico – Carl Jung é amplamente admirado por seus trabalhos nas áreas da introversão e extroversão, mas essas características estão presentes no MBTI.
  • Ninguém é só de uma personalidade – A ideia não é rotular as pessoas, porém a proposta é mostrar que perfil tem maior relação. O gestor tem condição de se aproximar daquilo que julga como ideal.
  • O gestor não tem tempo de perceber as características – Essa é outro mito comum e acredite: a ideia é antecipar problemas e buscar um perfil voltado para aquilo que a equipe precisa naquele momento.

O mais importante, à primeira vista, é entender que Carl Jung é tido como um dos maiores escritores da psicologia. No entanto, como qualquer outra personalidade, sofre críticas e a escolha sobre o uso cabe a cada um.

Como a personalidade influencia sua vida?

A resposta é fácil: de todas as maneiras possíveis e os mais variados níveis possíveis. Em outras palavras, desde a forma como você segura o corpo e até o jeito de resolver um problema, tem relação com a personalidade. Sabe quando tem uma entrevista de emprego e o avaliador pergunta o seguinte: “quem deseja começar”? Do mesmo modo, é um teste para ver aquele que tem a personalidade extrovertido e o que é mais introvertido.

Seja no campo amoroso, profissional ou familiar, a realidade é que a personalidade influencia muito a sua vida. Todavia, o MBTI visa mostrar as características e mostrar o perfil que tem mais relação com você.

Como funciona o teste e quais são as aplicações?

O teste MBTI é realizado por meio de um questionário e que pode ser impresso ou mesmo digital. Atualmente, é comum realizar pela internet e o processo é bem simples, sendo feito assim:

  • Um formulário é disponibilizado e a pessoa realiza o preenchimento, sempre com informações válidas;
  • Em seguida, os dados são tabulados e devolvem um relatório com os resultados adequados.

O documento final traz muitas informações detalhadas sobre o tipo de personalidade, incluindo os comportamentos e a própria preferência. Isso permite saber como cada colaborador resolve problemas e também as qualidades, bem como os defeitos.

Faça o teste agora mesmo

Se você ficou interessado em realizar o teste e não sabe como, basta acessar esse link e prosseguir. Enfim, o MBTI é uma bela ferramenta e que auxilia os gestores a formar equipes que têm habilidades múltiplas.

Faça aqui seu teste de Personalidade

Por: Nuno Cruz

Quer Agendar uma Sessão de Coaching? Está pronto para essa transformação?

Agende sua sessão de Coach! Preencha o formulário de contato, ou se preferir, envie uma mensagem via WhatsApp para +351 911 752 631.

Recomendo que também leia:

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contacto conosco.

Mandala Ikigai

Comentários

  1. Pingback: Propósito de vida: O que é? Qual o sentido da vida para ti? | Nuno Cruz

  2. Pingback: 5 maneiras de usar o Canva para negócios: e ganhar dinheiro em 2021

Adicione um comentário