Um mentiroso patológico é aquela pessoa que mente sem parar e em todas as situações.
O pior disso é que não se trata de algo em que a pessoa escolhe, já que é uma patologia e pode ser tratada.
Há situações em que mentir é necessário, como por exemplo: quando um corte de cabelo está feio e é de alguém que você ama, é normal usar a mentira para não perder a amizade.
O grande problema do mentiroso patológico é que ele faz isso 100% do tempo e não distingue mais a mentira da verdade.
Dessa forma, é preciso aprender a conviver com pessoas assim e principalmente saber como ajudar.
Como Lidar Com Um Mentiroso Patológico?
Um mentiroso patológico não consegue distinguir a mentira da verdade e por isso mente o tempo todo. Nesse cenário, ele mente e acha que aquilo que aconteceu, ou seja, acredita naquilo que acabou de criar.
Embora não seja agradável, a realidade é que todo mundo já mentiu e irá mentir mais, porque há situações em que é o único recurso válido.
Mesmo não sendo legal, a verdade tem que ser dita e não dá para fugir.
O problema do mentiroso patológico é que ele não conta uma mentira ocasional, como todo mundo faz. Inclusive, alguém que mente ocasionalmente faz isso em algumas situações, como por exemplo
- A pessoa está triste, mas diz que está bem para não sair por baixo;
- Uma criança derruba um vaso e a pessoa diz que foi ela para a criança não apanhar;
- Alguém pergunta se a roupa ficou boa e você acha que não, mas diz ter ficado legal.
O mentiroso compulsivo é diferente, pois ele tem o hábito de mentir e mente geralmente para se engrandecer, varia de acordo com o caso.
Como o próprio nome indica, há uma compulsão e por isso a quantidade é muito grande.
Já o mentiroso patológico fantasia situações e começa a mentir sem parar. Porém, você pode descobrir mentiras assim e tudo o que precisa fazer é prestar atenção nesses sinais:
Preste Aenção se Existe Um Padrão Por Trás de Cada História
Os mentirosos costumam ter um padrão por de trás de cada mentira, por exemplo: você conta uma história e a pessoa se lembra de algo parecido.
Uma dica válida é criar uma história irreal e ver se o mentiroso também cria.
Isso acontece por um motivo: a pessoa criou um padrão e repete, sem ter nenhuma lógica por trás. Por outro lado, evite apenas julgar a pessoa e criticar, porque não é algo planejado e nem natural.
Confronte Sucintamente as Situações
Se você quiser saber se realmente a pessoa está mentindo, a melhor opção é questionar a situação. Afinal, um mentiroso sempre vai se incomodar de explicar o que aconteceu e nisso está uma forma de pegar a mentira.
Não interrogue a pessoa, já que a sua ideia é apenas descobrir se é verdade ou não. Assim, um mentiroso patológico dará sinais e você só precisa interpretar quais são eles, o passo seguinte é descobrir a mentira.
Não Perca a Paciência e Nem Julgue
Por mais que seja chato ouvir mentiras e não saber se você pode confiar ou não na pessoa, tenha calma.
Em outras palavras, siga sendo paciente e não julgue o outro, porque se trata de uma patologia e merece um tratamento eficaz.
Várias pessoas se afastam de um mentiroso patológico e poucas oferecem a ele uma forma de tratar.
Esteja no segundo grupo e faça algo útil, porque se ele pudesse escolher não mentir, certamente aceitaria.
Estabeleça Limites
Mentir de forma patológica é um transtorno e requer tratamento, mas isso não significa que você tem que aceitar tudo calado. Em situações extremas e necessárias, não tenha medo de colocar a pessoa contra a parede.
Não o ofenda e nem o chame de mentiroso, porém diga que aquilo não é verdade e você não acredite.
Se a situação exigir de você outra atitude, a última dica desse texto poderá mudar a vida dessa pessoa de patamar.
Sugira Tratamento
Por fim, não tenha medo de sugerir tratamento e nem receio, pois tudo o que a outra pessoa precisa é de ajuda. Entretanto, faça isso com calma e sem oferecer, já que se trata de alguém que tem um problema comportamental.
Pesquise na internet por profissionais e ajude essa pessoa a superar essa situação. Seguir mentindo é terrível e fará só uma coisa: os demais se afastam e a fama de mentiroso é pega, até ser retirada pode demorar muito.
Conclusão
Olhe para o outro com amor e entenda que algo aconteceu para ele ter se tornado um mentiroso patológico.
Ao invés de julgar, ajude e ofereça caminhos para ele solucionar a situação, porque tem tratamento. Faça pelos outros o que queria que fizessem por ti.