O viés de negatividade é aquilo que te faz pensar em um insulto ao invés de se lembrar de um elogio. Além disso, é comum que pessoas negativas prefiram ouvir notícias ruins do que buscar coisas positivas.
A razão para isso acontecer é simples: os eventos negativos possuem um impacto maior no seu cérebro. O nome disso é viés de negatividade e pode te prejudicar muito, então é necessário entender como isso acontece.
Viés de Negatividade: O que é?
O viés negativo nada mais é do que uma tendência de registrar apenas os estímulos negativos. Isso significa que você tem reprime a alegria ou mesmo um elogio, por isso é considerado um fenômeno psicológico.
O viés de negatividade não te faz superar, e por ter traumas do passado pode ser perigoso. Nesse cenário, as interações negativas te prejudicam e ficam registrados na sua cabeça, afinal a mente humana funciona assim:
- As experiências traumáticas são lembradas primeiro;
- Os elogios não têm mais valor em relação aos insultos;
- As reações aos estímulos negativos marcam mais do que aos positivos;
- Os pensamentos são sempre negativos.
Um bom exemplo para entender é quando você teve um dia de trabalho cheio de acertos, mas no fim do dia, errou.
A sua cabeça te faz ir para casa mal, e acreditando que o dia foi ruim, sendo que, na verdade, foi bem mais positivo.
O viés de negatividade afeta o seu cérebro de muitas maneiras, uma delas é por intermédio da falta de motivação e busca por más notícias. O cenário pode ser classificado assim:
- Quando a pessoa pensa apenas em coisas negativas, basta algo dar errado e a sua motivação acaba ali;
- Como a pessoa é negativa, as notícias ruins passam a ser uma verdade absoluta para ela.
Esse cenário é terrível para a própria pessoa, e a faz pensar que não é boa o bastante. Por outro lado, os elogios não têm efeito positivo e a insatisfação acontece, a longo prazo a situação pode se tornar terrível.
Exemplos do Viés de Negatividade
O primeiro exemplo é o feedback em uma pessoa negativa, se ela receber 9 elogios e uma crítica a um atraso pontual, a negatividade a fará pensar que não está indo bem e a autocobrança será imensa.
Outra situação é ter um relacionamento amoroso saudável e ter apenas uma discussão depois de 9 meses juntos. Alguém com o viés de negatividade enxerga isso como uma relação fracassada e ficará mal com essa briga.
Você disputou uma partida de videogame contra um amigo e ganhou 5 vezes, mas acabou perdendo uma. Ao se lembrar dessa derrota, você sente vergonha e chega a se encolher.
Por que somos assim?
A resposta está na evolução, pois o que fez a humanidade evoluir e seguir no planeta foi justamente a negatividade.
Portanto, estar ligado nas ameaças deu longevidade à espécie e isso passou para as gerações contemporâneas.
Como os genes foram passados de geração em geração, a nossa mente entendeu que sentir uma ameaça constante é bom para ajudar a sobreviver.
Porém, a diferença é que o homem primitivo viva 30 anos, e não de quase 70 anos, como acontece atualmente.
Quais os efeitos disso para a nossa vida?
A resposta para isso está justamente naquilo que alguém negativo faz: enxergar constantemente o lado negativo da vida. Para entender o impacto disso, é necessário entender como os efeitos acontecem em três pontos:
- Relações: Alguém com viés de negatividade espera sempre o pior dos outros e isso é terrível na convivência diária com alguém. Basta existir uma discordância e a pessoa negativa já começa a lembrar de brigas passadas.
- Tomada de Decisão: Como tudo na vida, uma pessoa com viés negativo simplesmente pensa que tudo dará errado. Em uma situação, em que a oportunidade de ganhar dinheiro é de 80%, e a de dar errado é de 20%, a pessoa foca na chance de não dar certo e o negócio complica.
- Relacionamento Com Outras Pessoas: O cenário é muito perigoso, porque alguém negativo só terá coisas negativas para falar de qualquer um.
- Por exemplo: minha mãe era uma pessoa boa, mas eu sentia saudade dela e às vezes dói, seria tão bom ela voltar para me ajudar.
Os efeitos do viés de negatividade são um tanto complicados para a vida, por isso é necessário superar. Esse é o objetivo da última parte desse conteúdo, que mostrará cinco dicas para colocar em prática, quanto antes.
Como vencer o Viés Negativo?
Para corrigir o seu viés de negatividade, a melhor opção é prestar atenção dentro de você. Em seguida, você precisa ter algumas atitudes para a correção desses pontos que são essenciais:
- Não se cobre pelas coisas que você não fez, apenas espere chegar à outra oportunidade e faça diferente;
- Se adéque ao que a situação exige e intérprete como algo positivo, se trata de uma oportunidade para aprender e ter outro resultado;
- Estabeleça para você novos padrões, comece pelas pequenas ações e curta as vitórias, não tente iniciar por algo muito complicado;
- Curta os momentos positivos e se acostume com as vitórias, mas não deixe de entender que as derrotas têm um papel importante.
Essas cinco atitudes te ajudam a eliminar o seu viés de negatividade, porém não se iluda. Saiba que ter um lado negativo dentro de si, é bom, pois é o que equilibra com a positividade e deixa você melhor.
Conclusão
A vida é repleta de nãos e não adianta pensar que você será positivo o tempo todo.
Para superar o viés de negatividade, se cobre menos e foque nos pontos fortes que você tem, mas tenha certeza que precisa melhorar outras coisas e nessa busca pelo equilíbrio, quando você menos esperar, será alguém emocionalmente equilibrado.