O comportamento humano tem muitas emoções ao longo da vida e há situações que nos fazem pensar que somos governados por tais sensações.
Desde da escolha sobre o falar e até mesmo a uma ação, a realidade é que cada emoção traz um significado e por isso você conhecerá as seis principais.
Quais são as emoções básicas do comportamento humano?
A vida é repleta de emoções e a cada momento, como você sabe, dá para agir de uma maneira. Nesse cenário, se torna primordial prestar atenção nas outras sensações que acontecem ao longo da vida:
- Alívio;
- Contentamento;
- Culpa;
- Desprezo;
- Diversão;
- Embaraço;
- Excitação;
- Orgulho em conquistas;
- Satisfação;
- Vergonha.
Agora que você entendeu algumas emoções do comportamento humano, é importante descobrir quais são as seis básicas. Desse modo, confira as informações sobre cada uma delas e como impacta a sua no dia a dia.
Felicidade
Trata-se da emoção que as pessoas mais se esforçam para sentir, já que é um estado emocional muito positivo. Por meio dela, as pessoas sentem contentamento, alegria, gratificação, satisfação e muito bem-estar.
A felicidade causa sorrisos no rosto da pessoa e também deixa o corpo mais relaxado, por isso o tom de voz é mais alegre. A felicidade é totalmente influenciada por fatores externos, como por exemplo: a conquista de um objetivo, a compra de uma casa, a troca de um carro, o começo de um namoro.
Se você estiver triste, entenda: se trata do oposto da felicidade e por isso aumenta a chance de ter depressão. A primeira, que estão no comportamento humano, é justamente a de que te faz ser feliz e é a principal busca das pessoas.
Tristeza
Esse estado emocional é altamente negativo e pode causar choro, mau humor, letargia, tranquilidade e reclusão. Por ser transitório e causar muito desânimo, é comum que ocasionam o aumento da chance de ter depressão.
O tipo e a gravidade da tristeza dependem muito da raiz do problema, ao mesmo tempo que demandam ações diferentes para superar. No entanto, o mais importante é não cair no erro da automedicação, pois é muito perigoso.
Medo
Uma das principais emoções do comportamento humano é o medo e é fundamental entender que não se trata de um ruim. Afinal, o medo indica uma ameaça e coloca o corpo em estado de alerta ao que pode acontecer.
Alguém com medo tende a arregalar os olhos e fugir daquela ameaça, enquanto sente que a respiração fica acelerada. Porém, algumas pessoas ao sentirem medo preferem encarar a ameaça, então varia de caso a caso.
Sentir medo a todo momento pode significar a síndrome do pânico, porque indica um forte desequilíbrio. Em outras palavras, nenhuma sensação constante é somente boa e por isso é necessário ter atenção em tudo isso.
Nojo
Alguém que sente nojo de uma situação ou mesmo de algo, pode se afastar daquilo que causa repulsa. Além disso, o corpo responde com náuseas e vômito, sem contar que o nariz fica enrugado e o lábio superior também.
O nojo é causado por alguma coisa vista, sentida ou mesmo tocada, mas se for por um alimento se torna pior ainda. Por isso, é importante conferir a higiene dos lugares em que você passa para evitar situações que tragam nojo.
Raiva
A raiva também é uma emoção poderosa e é caracterizada por inúmeros sentimentos de agitação, hostilidade, frustração e um forte antagonismo. Nesse sentido, a reação pode ser de luta ou mesmo fuga do lugar de perigo.
Alguém com raiva fica com a cara mais contrita e assume uma postura firme, enquanto a voz fica mais rouca e alta. Em seguida, o suor acontece e a agressividade pode tomar conta do corpo da própria pessoa.
Embora a raiva seja frequentemente considerada uma emoção muito negativa, a realidade é que ela pode até ser boa. Mas para isso, é necessário que o relacionamento seja construído e que busque soluções inovadoras.
Quando não existe esse controle, o cenário pode piorar muito e fazer a pessoa ficar totalmente descontrolada. Assim, uma das principais emoções do comportamento humano é a raiva e por isso o ideal é controlá-la.
Surpresa
Por fim, a surpresa está incluída nisso tudo e pode ser negativa, se a notícia for boa, bem como negativa, quando algo é ruim. Ao mesmo tempo, faz com que a pessoa levante as sobrancelhas e pule de alegria ou tristeza, assim como traz gritos, engasgos e xingos, dependendo dos casos.
Esse sentimento traz uma resposta de luta ou mesmo fuga, ou seja, afeta o seu comportamento de muitas formas. Então, na hora que alguém falar que te falar uma surpresa, se prepare para algo positivo ou negativo.
Conclusão
Entenda que o comportamento humano é feito de emoções e elas têm um papel crítico muito importante nas nossas vidas.
Esse processo influencia diretamente o nosso dia a dia e por essa razão é importante saber que elas fazem parte, então é preciso lidar com cada emoção da forma que for preciso.