A personalidade INTJ é muito autoconfiante e tem noção clara da sua própria capacidade, já que vive em uma realidade própria.
Introspeção e busca por autoconhecimento são características de uma pessoa desse tipo.
O foco está nas possibilidades e o pensamento é lógica, embora também seja empírico e essa misto faz com que tenha um senso de utilidade.
Portanto, os eventos e as pessoas devem servir a um uso sempre bastante positivo.
Conhecer as características da personalidade INTJ é fundamental e faz com que você entenda esse tipo de personalidade. Assim, caso você seja alguém assim, saiba que existem qualidades e uns pontos que merecem atenção
Como é ter a personalidade INTJ?
Ter a personalidade INTJ é entender que as decisões surgem de forma natural e são sempre bem pensadas.
Ao mesmo tempo, basta ter que decidir algo e ter decidido, que a sensação de calma já acontece instantaneamente. O pensamento futurista está presente, por isso que esse tipo de personalidade faz a pessoa seguir em frente.
Olhar para o passado não é uma opção para alguém um INTJ e a ideia é sempre de construir algo. O processo de construção se pauta por aplicar um sistema ou modelo teórico e a autoridade deve ser baseado em três pilares: hierarquia, título e posição.
O cargo de liderança é momentâneo, por isso que a personalidade INTJ respeita essa posição, mas quer ver se a pessoa dá o exemplo de ser líder.
Vale ressaltar um fato: se uma ideia ou um plano for útil e ter lógica para você, será implementada logo.
No entanto, caso não faça sentido, independente daquele que teve o insight, a adoção não será realizada. Uma pessoa com a personalidade INTJ tem total condição de estar aberta a novos conceitos e aprendizado.
Inclusive, a busca é agressiva por aprender e o pragmatismo está presente, pois o foco é sempre em resolver problemas.
Resolução de problemas: A relação de causa e efeito
Em primeiro lugar, alguém com esse tipo de personalidade se pauta sempre por dois recursos: causa e efeito. Sendo assim, é preciso entender o que pode acontecer e a seguir confira um exemplo sobre como acontece:
- Imagine que alguém com a personalidade INTJ está uma situação de trabalho e deve demonstrar os motivos para o baixo índice de vendas;
- Primeiramente, o profissional faz uma análise sobre a qualidade e os preços dos itens que são vendidos;
- Tudo está de acordo com o planejado e os clientes não reclamam da qualidade, tampouco dos preços;
- Ao analisar tudo, é possível observar que a equipe de vendas tem poucos colaboradores e falta de treinamento;
- O efeito já havia sido dado e tratava-se do fato das vendas caírem, porém, faltava a causa;
- A causa é justamente o fato de a equipe de vendas ter poucos colaboradores e não ter o treinamento correto;
- O profissional com a personalidade INTJ sugere logicamente a contratação de novos colaboradores;|
- Do mesmo modo, é fundamental investir em um treinamento de vendas e que demonstre o que deve ser feito.
Certamente que a relação de causa e efeito é essencial para entender os motivos para o cenário estar daquele jeito. Ou seja, basta demonstrar os fatos e trazer racionalidade para a hora de decidir o que deve ser feito.
Pensamento com base na lógica
Lembra quando citei que o pensamento é consciente e extrovertido?
Então, vale lembrar que também é empírico e se dá bem em algumas medidas. Por exemplo: resumos, generalizações e classificações, trazendo as evidências, provando e demonstrando, como no exemplo acima. A realidade é a personalidade INTJ fica mais à vontade quando tudo é falado de uma maneira clara.
Do mesmo modo, impulsiona a finalização de um plano lógico e sempre trazendo as consequências nos períodos de tempo. Cada ideia tida deve passar por um teste de utilidade e as dificuldades não são vistas como algo negativo.
Afinal, a personalidade faz com que a pessoa busque aprender e resolver problemas de um modo lógico. A maioria das pessoas com a personalidade INTJ optam por realizar atividades que transformem a teoria em prática. A utilidade, como falei anteriormente, deve estar presente em todas as decisões realizadas.
Coerência: A palavra da vez
O INTJ se pauta pela coerência e leva esse fato para os projetos, trazendo mais consistência interna e também a externa. Da mesma forma, “soluções mágicas” são descartadas e o foco é sempre em trazer utilidade para as decisões.
Ser coerente é pregar uma coisa e viver aquilo, na prática, ou seja, a “palavra deve ser a mesma”. A personalidade INTJ faz com que os outros admirem pelo exemplo e pela autoridade moral que tem em cima disso.
Qualidades e pontos de atenção personalidade INTJ
Agora que você já conhece como é a resolução de problemas e o pensamento do INTJ, concorda ser preciso conhecer as qualidades desse perfil.
Definitivamente que sim e a seguir confira seis pontos positivos que trazem vantagens para as pessoas desse perfil:
- Entendimento do todo;
- Maior poder de decisão;
- Mais determinação;
- Senso de independência;
- Uso constante da autoconfiança;
- Visão de curto, médio e longo prazo.
Acredito que você se identificou com algumas dessas características ou conhece alguém que se identifica. Contudo, é primordial citar os pontos de atenção e veja abaixo do que se tratam:
- Baixa atenção aos sentimentos dos demais;
- Dificuldade para se expor;
- Nível elevado de exigência;
- Para os outros pode parecer “duro” demais;
- Tendência a fazer, aos demais, poucos elogios.
É fundamental entender, antes de mais nada, que esses recursos podem variar de acordo com a pessoa. Fica claro que há uma tendência de ser mais racional do que emocional, não é mesmo!?
Como é a personalidade INTJ no casamento?
O dialogo está presente em tudo e as brigas raramente acontecem, porque o INTJ gosta da coerência. Nesse cenário, existe apenas o risco de existir pouca empatia e um nível de frieza, já que essa personalidade é racional.
Por fim, você já viu as características e como o comportamento acontece em todos os cenários, certo!? A personalidade INTJ é voltada para resultados e se pauta por sempre ver a utilidade em cima de qualquer medida tomada.