Personalidade ISFJ: Como é ser o tipo de Personalidade Defensor

Personalidade ISFJ: Como é ser o tipo de Personalidade Defensor

A pessoa com personalidade ISFJ é única e pode, facilmente, acabar não descobrindo o potencial que tem.

Por ficar sempre na defensiva, muitas características individuais podem ficar “adormecidas” na introversão.

Sempre que os Defensores se tornarem ferozes e precisarem proteger a família, saiba que a empatia será esquecida. Ao mesmo tempo, a quietude e o fato de ser reservado, faz com que esses momentos sejam bem raros.

As principais habilidades desse perfil são ligadas a ter relações maduras e desenvolvidas com base na estabilidade. Dessa forma, a personalidade ISFJ está aberta à mudança, mas precisa ser algo pensado e aos poucos.

Quais são as principais características da personalidade ISFJ?

Para essa personalidade, o desejo maior é sempre no sentido de auxiliar as pessoas e independente da situação. Entretanto, a memória de tudo o que aconteceu está presente e engloba também as relações já terminadas.

Tradições e origens são consideradas, trazendo um ar bem forte de um conservadorismo e é algo imutável. Em seguida, o trabalho é visto como algo que dá prazer e toda missão que for dada, automaticamente, será cumprida.

Pessoas assim não questionam os motivos para algo ser assim, pois a personalidade ISFJ segue normas e não se modifica perante a isso. Veja algumas nuances que esse perfil tem e que engloba todos os campos da vida.

Confiabilidade: Uma característica presente em todas as situações

A personalidade Defensor é bastante confiável e há uma necessidade de buscar profissões que exijam muito de si. Enfermagem, Pedagogia e Medicina são exemplos claros disso, mas outras podem vir a ser a opção principal.

A personalidade ISFJ se relaciona bem com os demais, principalmente se existir uma dependência. Do mesmo modo, fica claro de entender os motivos para serem bons professores, médicos e enfermeiros, por exemplo.

A satisfação é mais forte, desde que o perfil esteja cuidando dos outros e por isso que o destaque é atingido. No entanto, esse interesse é perdido e basta que a pessoa não precise mais dos cuidados que eram tomados.

O perfil Defensor adora assistir os oprimidos e procurar auxiliar naquilo que os demais ainda não enxergaram. Em resumo: processos e rotinas são sempre bem-vindos, especialmente se tornarem-se bem repetitivos.

As teorias da conspiração e as demais especulações não chamam atenção, porque a busca é sempre pela prática. A devoção ao trabalho é grande e o perfil é devotado ao chefe, podendo ser o “funcionário do mês” várias vezes.

Vale lembrar que uma característica está presente e não muda: é preciso que todos sigam as normas impostas anteriormente. Caso alguém não proceda assim, o interesse é perdido e o Defensor pode ficar sempre na defensiva.

Sempre preocupados com as normas e regulamentos internos

Primeiramente, os ISFJs são sempre preocupados por verificar se os demais estão cumprindo com as normas internas. Seria mais ou menos como entrar em um carro e verificar se todos estão usando o cinto de segurança.

O perfil faz com que o status seja reconhecido pelos títulos, ambiente e até pelos ofícios inerentes ao mesmo. O valor dos bens materiais está presente, porém não existe nenhum esbanjamento e nem mau uso dos mesmos.

Emergências são sempre planejadas por esse perfil, mas nada de mandar os olhos fazerem

Economizar ou mesmo fazer alguma reserva, como você sabe, é algo importante para evitar surpresas desagradáveis. É primordial se preparar e a melhor alternativa é que o Defensor se prepare para esses eventos.

Você já descobriu seu Ikigai?

Quando a personalidade ISFJ é colocada em posição de autoridade, saiba que pode poupar os olhos e querer fazer tudo. Entretanto, o tempo de solução dos problemas dos outros pode ser diferente do seu e te sobrecarregar.

Como é a personalidade ISFJ nos relacionamentos?

Para entender o Defensor nas relações, é primordial saber o significado da palavra devoção. Ou seja, seja como parceiro ou mesmo filho e pai, a realidade é que o perfil sempre procura criar um ambiente pacifico no lar.

É fundamental saber que a casa está arrumada e pode ser tanto por fora, como também pelo lado de dentro. Em outras palavras, a pessoa busca deixá-los sempre o mais tradicional possível e sem tantas inovações assim.

No papel de pai/mãe, a verdade é que espera que os filhos cumpram com as regras que a sociedade impôs como normal. O sentimento é de passar para os filhos aqueles valores tradicionais e que são praticados há muitos séculos.

Aquela vontade de assumir posições controversas não existe e por isso prefere manter-se no “lugar comum”. Do mesmo modo, prefere amigos e amizades mais quietas, sem que precise ser exposto o tempo todo.

Para a personalidade ISFJ, as pessoas devem se comportar de acordo com a posição que têm na vida. Portanto, o aborrecimento acontece quando alguém age sem respeitar essas premissas e pode vir a gerar brigas.

Em raras situações, pode ser que exista algum tipo de incoerência e, quando acontecer, será repreendida logo em seguida. As tradições devem ser o mais respeitadas possível e nunca a quebra de hierarquia é vista com bons olhos.

Pode ser pouco valorizado pelos demais

A introversão é perigosa, mas o Defensor corre grande risco de não ser entendido e nem valorizado pelos demais. Por nunca dizer “não”, a realidade é que existe sempre aquele senso de cumprir os deveres.

Certamente que o perfil não consegue se impor e realizar, mesmo que a contragosto, tudo o que for imposto. O acúmulo de ressentimentos está presente e pode vir a causar algum tipo de sofrimento, porém nada grande.

Características da personalidade ISFJ

Na hora de entender as características da personalidade ISFJ, é primordial saber quais são os pontos fortes. Nesse cenário, não se esqueça de utilizar cada um deles e usar todo o potencial que você tem, confira quais são:

  • Cooperativo;
  • Cumprimento de prazos;
  • Firmeza de opinião;
  • Harmonia;
  • Realista;
  • Sensível;
  • Seriedade.

Agora que você já sabe quais são os pontos fortes, eu preciso te falar algumas coisinhas que merecem atenção. Busque melhorar essas características e será possível usar todo o potencial que está dentro de você, são eles:

  • Ausência de assertividade;
  • Autodesvalorização;
  • Bem reservado;
  • Dificuldade de aplicar uma lógica impessoal;
  • Muita timidez;
  • Pessimismo.

Para finalizar o texto, lembre-se que a personalidade ISFJ é conhecida também como Defensor. Enfim, existe sempre aquele senso de defesa e o ideal é ter cuidado para que a introversão não prejudique a vida da pessoa.

Por: Nuno Cruz

Quer Agendar uma Sessão de Coaching? Está pronto para essa transformação?

Agende sua sessão de Coach! Preencha o formulário de contato, ou se preferir, envie uma mensagem via WhatsApp para +351 911 752 631.

Recomendo que também leia:

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contacto conosco.

Mandala Ikigai

Comentários

  1. Pingback: MBTI: Entenda o que é MBTI e faça o Teste de personalidade | Nuno Cruz

Adicione um comentário