Personalidade ESFP: Como é ser o tipo de personalidade Animador

Personalidade ESFP: Como é ser o tipo de personalidade Animador

A personalidade ESFP é impaciente e tem muito egoísmo, além de ser bastante insegura em tudo o que faz.

Sendo assim, um bom exemplo disso é a Marilyn Monroe e aquele perfil que é bastante controverso, não é mesmo!?

O perfil também é conhecido como Animador e a pessoa tem um estilo de vida bastante coeso, embora infantil. Ou seja, se a pessoa não te suporta nos piores dias, automaticamente não merece os seus melhores momentos.

Se uma pessoa é vista cantando, dançando e sempre com espontaneamente, o perfil é de Animador. É fundamental entender quais são as características que a personalidade ESFP tem e as principais diferenças inclusas.

Quais são as principais características que a personalidade ESFP tem?

O perfil Animador fica preso na excitação do momento e o desejo é que todos se sintam dessa mesma maneira. Por outro lado, existe sempre aquele pensamento infantil de desejar que os outros suportem os piores dias.

Nenhum tipo de personalidade é bem generoso com o tempo e incluí a energia que a personalidade ESFP tem. A ideia é encorajar os outros e motivar a equipe a crescer mais ainda, sendo esse o perfil que melhor se saí nisso.

É chegada a hora e o momento de entender quais são as principais características que o perfil Animador tem. Dessa forma, preste muita atenção em cada uma delas é a tendência natural é saber como identificar.

Otimismo e muito calor a todos

O ESFP é bastante caloroso e muito otimista, transmitindo às pessoas sensações bem diferenciadas. Desembaraço, espiritualidade, charme, esperteza e volatilidade são diferenças que esse perfil de artista tem. 

Estar sozinho não é bom e as companhias são encontradas com facilidade

A personalidade ESFP evita ao máximo ficar na solidão, pois a companhia é encontrada com total facilidade. A pessoa curte a excitação de criar e adora que as pessoas sintam que a sua presença faz diferença.

Todos gostam bastante da alegria e é como se contagiasse as pessoas, fazendo com que a pessoa queira se sentir assim. Ainda mais atualmente, algumas brincadeiras são ideais para quebrar o clima sério do século XXI.

A sofisticação está presente e faz com que a pessoa se vista conforme a moda, tentando usufruir de tudo o que a vida tem a oferecer. Portanto, o perfil Animador traz excelentes oportunidades para trazer divertimento.

Independente do que aconteça, o ESFP pode criar um clima de diversão e trazer uma atmosfera de festa. Fica muito claro que o perfil adora a companhia e auxilia as outras pessoas a ficarem cada vez mais animadas.

Excitação constante como companheiro (a)

É fundamental saber, antes de mais nada, que se trata de ser um companheiro excitante e traz um ar de imprevisibilidade. Por causar muita ansiedade e tensão, a verdade é que traz uma procura por viver em aventura.

Certamente que a casa vai estar lotada de pessoas e com a diversão inclusa, com o Animador sendo o centro das atenções. Os problemas não “apareceram” e as atitudes são positivas, fazendo superar as adversidades.

Compreensão para com as falhas dos demais

A compressão é uma característica usada ao extremo e acontece diante de uma falha, independente da que seja. É como se o problema pertencesse à pessoa e a assistência é prestada, sem pensar nada em troca.

A pessoa parece viver como se a vida se tornasse uma aventura, trazendo uma sensação constante de busca por prazeres. Nesse cenário, não exigem esforços para que as outras pessoas se sintam acolhidas por essa atitude.

A personalidade ESFP gosta de aproveitar o talento para outros os demais e dar conselhos assertivos. Entretanto, a impulsividade está inclusa e o perfil pode seduzir os demais psicologicamente, mesmo que inconscientemente.

Diversão garantida como pais

Seja como pais ou mães, a realidade é que o ESFP é alguém com muita diversão e amizade constante. A alegria é sentida a todo momento e traz muita excitação para o dia, mas o mesmo não acontece em todos os cenários.

No caso de uma doença ou qualquer adversidade, o perfil Animador faz com que a pessoa opte por fugir. A ansiedade não está presente, mas pode trazer mais tolerância e acabar se acostumando com aquilo que está acontecendo.

Como é a personalidade ESFP no trabalho?

O ESFP opta por empregos mais ativos e não tem nenhum interesse em trabalhar com a solidão. Seja nas relações públicas ou em vendas, a realidade é que o perfil ama trabalhos que lidem com o máximo de pessoas.

O máximo de decisões são tomadas nas principais referências pessoais e sempre considerando a organização. No entanto, a personalidade acaba se baseando nas experiências pessoais e pode trazer problemas no futuro.

Vale destacar outra questão: o perfil sabe usar a palavra certa e não liga para ser interrompido no telefone. Quando o perfil animador gosta do colega de trabalho, a realidade é que passa muito conhecimento para ele.

O ESFP não se interessa por pesquisas profundas acadêmicas e deseja conhecimentos para uso imediato. Do mesmo modo, disciplinas que lidem com ciência e engenharia devem ser evitadas ao máximo.

Negócios são um tema constante de estudo e o foco é resolver problemas logo, independente do que aconteça. O entretenimento das pessoas está totalmente incluso e as pessoas sabem que você gosta de ser visto.

Pontos fortes da personalidade ESFP

Como toda personalidade, o perfil Animador tem vários pontos fortes e é necessário aprender a utilizar cada um deles. A melhor alternativa é saber quais são eles e a tendência natural é que você consiga usá-los de acordo com o caso:

  • Compreensão;
  • Comunicação;
  • Cooperação;
  • Entusiasmo;
  • Persuasão;
  • Realista.

A personalidade ESFP faz com que a pessoa consiga se comunicar bem e tem condição de convencer cada um. No entanto, é preciso ir com calma e observar a situação, pois para ser convencido a pessoa deve ter interesse.

Pontos fracos do Perfil Animador

Por fim, tem alguns pontos fracos que estão inclusos nessa personalidade e podem se tornar muitas armadilhas. É possível citar pelo menos cinco e o ideal é entender o que pode ser melhorado o quanto antes:

  • Ausência total de planejamento;
  • Baixa atenção naquilo que for a longo prazo;
  • Muita ênfase naquilo é subjetivo e também pessoal;
  • Pouca atenção a importância da lógica;
  • Socialização em excesso.

Agora que você já domina como é ser da personalidade ESFP, o ideal é usar os pontos fortes e melhorar as armadilhas. Enfim, lembre-se de Marilyn Monroe e fica mais simples de entender as diferenças do perfil Animador.

Por: Nuno Cruz

Quer Agendar uma Sessão de Coaching? Está pronto para essa transformação?

Agende sua sessão de Coach! Preencha o formulário de contato, ou se preferir, envie uma mensagem via WhatsApp para +351 911 752 631.

Recomendo que também leia:

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contacto conosco.

Comentários

  1. Pingback: MBTI: Entenda o que é MBTI e faça o Teste de personalidade | Nuno Cruz

Adicione um comentário