Personalidade ESFJ: Como é ser o tipo de personalidade Cônsul

Personalidade ESFJ: Como é ser o tipo de personalidade Cônsul

A personalidade ESFJ é considerado como o perfil Cônsul e trata-se de pessoas que são bastante populares.

Nesse cenário, dá para citar uma pessoa famosa com esse perfil e trata-se do ídolo argentino Diego Maradona.

Acredita-se que 12% da população tem esse perfil, já que são chefes de torcidas e bons capitães. O tom é ajustado e faz com que as equipes sejam conduzidas para o local em que foi planejado desde o início.

Com o passar do tempo, os Cônsules seguem gostando de apoiar os amigos e também os parentes próximos. Dessa forma, muitas reuniões são organizadas e garantem que a personalidade ESFJ traga felicidades aos demais.

Como é ser do tipo de personalidade ESFJ?

Dentro de todos os perfis, um dos mais sociáveis é o perfil Cônsul e sempre carrega muita energia na interação com os demais. Em seguida, a tendência natural é de ter tudo idealizado e fazer com que todos possam admirar.

Uma palavra para entender a personalidade ESFJ, é a harmonia e acredite: tudo precisa estar harmonizado. A melhor alternativa é conhecer as principais características que existem e mostro algumas para você no decorrer do texto.

Nutre tudo aquilo que faz

Em primeiro lugar, a personalidade ESFJ é aquela que nutre tudo o que faz, independente do que seja. Portanto, no trabalho, escola ou mesmo lar, a realidade é que o perfil fará com que todos fiquem bem harmonizados.

O principal gosto é por estar entre pessoas e não há problemas em esquecer o nome de cada membro da família. Isso pode ser feito após uma única apresentação e esse fato auxilia a ganhar os outros participantes do time.

Em cada reunião social, a pessoa pode ser vista cuidando dos problemas dos outros e a procura é se certificar de que todos gostam de participar. Cada interação é ligada à nostalgia e as tradições são seguidas corretamente.

A indiferença é o pior dos sentimentos

A personalidade ESFJ pode sentir-se ferida com a indiferença e sempre é em relação aos outros, tendo a necessidade de ser apreciado pelos outros.

Ou seja, a cobrança é em cima de si mesmo e a aceitação deve ser plena.

As aparências são consideradas e a opinião dos demais também, fazendo com que os valores tenham muita importância. Ao mesmo tempo, a dicotomia entre o “pode/não pode” está presente e não se modifica por nada.

A consciência é uma das mais altas e pode existir aquela retração, sempre se voltando para dentro de si. Os serviços sociais possuem muita importância e uma das profissões mais adequadas é a de venda, por exemplo.

Tornar-se um líder é uma das melhores características que existem e está presente em todos os momentos da vida. Cada venda é vista como uma compra de valor, jamais apenas daquele produto que está sendo vendido.

Pouco irrita os superiores, pois reflete sobre tudo dentro de si

Na grande maioria das vezes, a personalidade ESFJ pouco irrita os seus superiores e existe o respeito pelas normas. Do mesmo modo, é preciso seguir normas e regras, estando orientado para cada dever do dia a dia.

O perfil Cônsul é sempre leal à chefia e inclina para as discussões internas sobre a causa para dentro de si. As respostas são tomadas com facilidade, sem qualquer tipo de análise profunda e tudo é decidido em pouco tempo.

Você já descobriu seu Ikigai?

Detalhes são divididos de acordo com a urgência, especialmente nas relações familiares

O ESFJ tem uma das mais completas escalas de valores e que demonstra claramente o que é urgente. No entanto, o mesmo vale para atividades que não demandam urgência, levando isso até para a família.

Dentro de um relacionamento, o Cônsul é extremamente devotado e espera que a outra parte faça o mesmo. Nas coisas de casa, a apreciação se dá de várias maneiras e sempre há o pensamento de que os outros o sigam.

As decisões em família devem ser rápidas e não podem demorar muito, mas tudo é feito com eficiência. Em outras palavras, o perfil é devotado para a casa e para o coração, respeitando as premissas familiares.

Rituais são sempre bem-vindos

O gosto pelos rituais está presente e é sempre ligado à bebida e uma comida de boa qualidade. As ocasiões festivas são desabrochadas e o status é visto como uma autoridade perante os demais.

Opiniões são bem-vindas, mas as atitudes possuem mais valor e sempre terão relação com o status. Entretanto, as realizações emocionais possuem relevância e o coração é sempre considerado na hora de uma escolha.

A personalidade ESFJ pode tornar-se melancólica e deprimida, desde que algum compromisso não funcione corretamente. Afinal, o perfil gosta que tudo caminhe do modo certo e não liga bem quando algo dá errado.

Embora seja racional, o perfil é sentimental

Por ser gentil e sentimental, a verdade é que tudo é observado com gosto, porém as confraternizações e festas possuem um belo significado. O acontecimento é visto como um evento agradável e importante, exigindo que exista cuidado.

As tensões acontecem e são naturais, mas a atenção deve ser para com o pessimismo e que pode acontecer com frequência. Em suma, o gosto por tomar decisões é útil para que a utilidade das coisas seja colocada em prática.

Pontos fortes da personalidade ESFJ

Descobrir quais são os pontos fortes da personalidade ESFJ é primordial e auxilia bastante no processo. É possível citar pelo menos seis e o cenário ideal é que você usufrua de cada uma delas, não é mesmo:

  • Determinação;
  • Entusiasmo;
  • Fácil comunicação;
  • Organização;
  • Relacionamento;
  • Senso de Realismo;
  • Trabalho em equipe.

Agora que você já sabe que o perfil Cônsul tem muitos pontos fortes e tem total condição de seguir em frente. Por outro lado, as armadilhas devem ser consideradas e te conto algumas delas para que você possa melhorá-las.

Pontos fracos da personalidade ESFJ

A personalidade Cônsul tem alguns pontos fracos e é bem complicado de deixarem com que “falem mais alto”. É essencial procurar melhorar cada uma delas e vou te mostrar quais são essas armadilhas que exigem atenção:

  • Bastante “auto-sensibilidade”;
  • Camuflagem de problemas;
  • Deixar de ver possibilidades;
  • Falta de visão ampla;
  • Gerenciamento de conflitos;
  • Precipitação.

Por fim, os pontos fracos da personalidade ESFJ demandam que você tenha muito cuidado e use as qualidades. Essa é a chave para que os objetivos sejam conquistados e a melhor hora para começar, como você sabe, é agora. 

Por: Nuno Cruz

Quer Agendar uma Sessão de Coaching? Está pronto para essa transformação?

Agende sua sessão de Coach! Preencha o formulário de contato, ou se preferir, envie uma mensagem via WhatsApp para +351 911 752 631.

Recomendo que também leia:

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contacto conosco.

Mandala Ikigai

Comentários

  1. Pingback: MBTI: Entenda o que é MBTI e faça o Teste de personalidade | Nuno Cruz

Adicione um comentário