Personalidade ENTP: Como é ser o tipo de personalidade Inovador

A personalidade ENTP ou Personalidade Inovador, pode ser considerada como alguém que muda de opinião apenas por ser divertido.

Se alguém defender o indefensável, acredite: esse perfil se tornará o advogado do diabo.

O motivo não é por convicção, porque a razão é apenas se divertir e testar mentalmente as outras pessoas. Afinal, esse perfil adora exercer a inteligência, que é farta, e por isso adoram o processo de discussão mental.

Seria mais ou menos como defender Calígula, porém no fim concordar que era um ditador sanguinário e não mais discutir. Entretanto, o teste mental já foi feito e a personalidade ENTP traz sempre inovações para a discussão.

Como é ser o tipo de personalidade ENTP?

Por ser inovador, a realidade é que a personalidade ENTP faz com que a imaginação seja usada para todos os relacionamentos.

Seja no trabalho, em casa ou até no amor, a realidade é que esse perfil sempre irá inovar.

As relações são construídas com essa base e podem englobar alguns aspectos, como também físicos e mecânicos. Cada acontecimento é visto como uma nova possibilidade, ou seja, o trabalho de probabilidade é feito.

Certamente que na hora de conhecer a personalidade ENTP, é muito importante prestar atenção em alguns pilares. Dessa forma, confira quais são eles e tenha o panorama completo desse perfil em várias áreas.

Multifuncionais em tudo o que forem fazer

A Personalidade Inovador, adora atividades multifuncionais e por isso podem não ser pessoas fáceis de serem agradadas. Ao mesmo tempo, não gostam muito de coisas padronizadas e preferem que cada dia seja algo diferente.

Esse tipo de sentimento é bem-vindo, pois faz com que a inovação seja utilizada para resolver todos os problemas. Juntamente com isso, seja para um novo projeto e uma nova atividade, os processos são sempre revistos.

Excelentes em atividades complexas

Primeiramente, a personalidade ENTP é ideal para fazer análises funcionais e sempre tem o perfil para se divertir com o complexo. Por exemplo: alguém dessa personalidade pode ficar horas tentando entender a complexidade.

O entusiasmo e a confiança são outras características importantes e fazem com que a busca seja por “pensar fora da caixa”. A vida e o trabalho são vistos com vigor, fazendo com que nunca possam ficar na zona de conforto.

Tudo na vida é apenas um meio

O fim toda atividade ou mesmo relação, segundo esse perfil, é visto como um fim, mas o meio são as atitudes inclusas para fazer funcionar.

As ideias devem ser aplicáveis, e o “não pode ser feito” é visto como um incentivo.

O impossível é um belo combustível e se torna uma motivação, já que esse perfil tem muita autoconfiança em si mesmo. O senso de improvisação é grande e faz com que o talento seja utilizado para resolver as situações.

A adaptabilidade é uma das mais altas e a discussão é realizada, como citado acima, segundo táticas pré-definidas. Os altos e baixos dos demais é visto como uma forma de vencer no argumento, mas fica restrito às discussões.

São a vida dos projetos

Por gostar de falar e motivar, a personalidade ENTP é como se fosse a “vida” de uma empresa. Um exemplo desse perfil é o inventor Nikola Tesla, sendo dono da patente de mais de 100 itens que são usados atualmente.

Cada problema é visto como uma maneira de solucionar problemas e isso é feito com prazer, como se fosse deixar mais inteligente. Se a questão exige um plano, ele é feito, mas pode ser usado o talento para improvisar algo.

Você já descobriu seu Ikigai?

Cada fracasso é enxergado como um “aprendizado sobre o que não deve ser visto” e não é visto como o “fim do mundo”. Entretanto, o interesse é perdido apenas quando a solução é encontrada e não tem como melhorá-la.

Conformidade não é a palavra da vez

Um dia falaram para Santos Dumont que era impossível voar, porém a atitude dele foi criar invenções para que conseguisse voar. O resultado foi o 14 Bis e o título de pai da aviação, embora isso seja apenas para o Brasil e a França.

O exemplo acima demonstra que o perfil de Inovador faz com que a pessoa não se conforme com nada. No entanto, isso não significa que as normas e a segurança não sejam respeitadas, apenas que a situação será resolvida.

Manipulação nunca é bem-vinda

Para a personalidade ENTP, é fundamental não ser enganado e tampouco acabar por ser manipulado. Caso as outras pessoas façam isso com você, como já sabe, a realidade é ofender a sua alegria e é a pior coisa da vida.

Por gostar bastante de planejar os acontecimentos e também valorizar as relações humanas, ser enganado e manipulado é terrível. Portanto, o bom humor tende a ser contagioso e por isso esse perfil detesta esses sentimentos.

Amam uma boa aventura

Em primeiro lugar, esse perfil tem uma tendência muito grande para prover as necessidades econômicas, mas pode partir para uma “aventura”. Isso vale para o trabalho e pode fazer com que o risco de dar errado aconteça.

Quando esse fato acontecer, a pessoa pode vir a querer improvisar uma solução e usar como combustível para a busca pelo sucesso. Da mesma forma, a motivação faz com que a isso não seja visto de forma negativa.

Nos relacionamentos são inconstantes

Dentro dos relacionamentos, a busca por novas soluções e sensações diferentes é muito grande, trazendo inconstâncias às relações. Se a outra pessoa gostar disso, os relacionamentos tendem a durar por muito tempo.

Possíveis qualidades e armadilhas do ENTP

Quando alguém pensa na personalidade ENTP, logo vem à cabeça quais seriam as qualidades, certo!? Nesse cenário, dá para citar algumas e conhecê-las é muito importante, confira quais são elas:

  • Analítico
  • Assertivo
  • Corajoso
  • Criativo
  • Inovador
  • Proativo
  • Versátil

Como toda personalidade, o ENTP também tem algumas armadilhas e demandam atenção no dia a dia. Todavia, dá para resumir em algumas e é necessário descobrir do que trata-se, veja:

  • Deixar de valorizar as contribuições dos demais;
  • Devido ao perfil multitarefas, podem sofrer com a sobrecarga de atividades;
  • Não valorizar a importância dos fatores realistas e que são imediatos;
  • Pode apresentar alguma dificuldade para se concentrarem;
  • Por ser muito inovador, pode ignorar a realidade.

Por fim, a personalidade ENTP é conhecida como o Inovador e sempre trará esses aspectos para tudo o que fizer. Assim, não tenha medo do que foi falado na introdução e saiba que não é nada pessoal, é apenas por diversão.

Por: Nuno Cruz

Quer Agendar uma Sessão de Coaching? Está pronto para essa transformação?

Agende sua sessão de Coach! Preencha o formulário de contato, ou se preferir, envie uma mensagem via WhatsApp para +351 911 752 631.

Recomendo que também leia:

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contacto conosco.

Mandala Ikigai

Comentários

  1. Pingback: MBTI: Entenda o que é MBTI e faça o Teste de personalidade | Nuno Cruz

Adicione um comentário