Personalidade ENFP: Como é ser o tipo de Personalidade Ativista

Personalidade ENFP: Como é ser o tipo de Personalidade Ativista

A personalidade ENFP pode ser entendida como um espírito livre e adoram festas, porque amam sentir emoção.

Se alguém com esse perfil está em um velório, pode acreditar que alguma brincadeira vai surgir e alegrar o lugar.

O prazer do momento é sempre mais importante do que qualquer outra coisa, mas deve estar alinhado com a conexão social. Sendo assim, a personalidade Ativista, como também é conhecida, tem um perfil bem encantador.

Acredita-se que 7% da população seja da personalidade ENFP e possuem muita independência, além da energia. Dessa forma, em qualquer multidão sempre terá alguém com esse perfil e que consegue animar a situação.

Como é ser do tipo da personalidade ENFP?

Como é ser do tipo da personalidade ENFP?

Em primeiro lugar, a personalidade ENFP faz com que a percepção sobre as motivações das outras pessoas seja grande.

No entanto, ainda há outro ponto: a vida é vista como uma forma de ter desafios que tragam emoção.

O perfil tem um radar para encontrar pessoas que queiram ser influenciadas por essas qualidades já citadas acima. A autenticidade é usada ao máximo e a busca é por emoções intensas, que motivem a continuar nesse caminho.

O ENFP luta por conviver melhor, mas sempre tem o medo de perder os seus próprios sentimentos e nem sempre por um motivo claro. Além disso, o perfil observa muito a situação e especialmente as pessoas que estão ao seu redor.

Poder duplo de interpretação

A atenção nunca é passiva e tampouco casual, porque o foco é interpretar os acontecimentos de maneira dupla. A proposta é simples: ver aquilo que está sendo falado, mas também prestar atenção no que não é dito.

Em algumas situações, a interpretação tende a ser negativa e trazer julgamentos que não são adequados. Em resumo, a pessoa pode perceber as coisas corretamente e interpretar incorretamente, prejudicando o processo.

Os erros derivam de um ponto: as suas premissas precisam ser confirmadas a todo custo. A personalidade ENFP faz com que a pessoa interprete tudo e comece a fazer ilações para confirmar a sua vontade.

Pronto para emergências, mesmo sendo sensível

A personalidade Ativista pode vir a sofrer com as tensões musculares, mas não é algo que seja do gosto. Juntamente com essa questão, o perfil faz com que a pessoa esteja sempre pronta para as emergências.

Quando acontecerem, a realidade é que o perfil tem empatia pelos outros e pensa em como melhorar a situação. Contudo, as situações ruins não podem ser repetidas e a personalidade ENFP não curte passar por esses eventos.

O entusiasmo é contagioso e faz com que as pessoas se sintam impactadas, sempre de maneira positiva. As outras pessoas cercam a personalidade Ativista e querem usar a sabedoria, além do carisma natural desse perfil.

Poder de escolha: Uma característica desse perfil

A personalidade ENFP tem total condição de escolher bem a carreira a ser seguida, além de possibilitar que seja bem sucedido. Em outras palavras, independente do campo e das condições, o perfil auxilia a conseguir as metas.

No trabalho, o entusiasmo é usado ao máximo e traz um espírito alto, sempre empenhado a trazer criatividade para o dia a dia. Por consequência disso, qualquer problema pode ser resolvido, exceto os de relacionamento pessoal.

A gentileza é usada a todo momento e serve em reuniões, conferências ou mesmo na hora de tomar um café. Infelizmente há um pequeno problema: o detalhamento das atividades não é dos melhores e requer atenção.

Cada projeto é uma causa

Certamente que a personalidade ENFP adora inventar novas formas de realizar todas as coisas da vida. Ao mesmo tempo, os projetos precisam se transformar em causas e podem sofrer com a personalização em dia.

A imaginação é usada, porém existe uma certa dificuldade em captar as principais ideias e os projetos que foram iniciados pelos demais. Há a necessidade de transformá-los em seus, trazendo energia e disposição.

As pessoas e os projetos podem se transformar em rotinas, já que faz com que o interesse seja perdido. A realidade é que a personalidade Ativista pode fazer deixar de fazer “o que é possível” para pensar no “impossível”.

Como é o ENFP no campo profissional?

Trata-se de um perfil que se dá bem trabalhando com vendas, publicidades e com a política. Um bom exemplo desse perfil é do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, já que sempre teve muito carisma.

O trabalho é primordial para esse perfil e há apenas um ponto de atenção: os feedbacks são constantes. Nesse cenário, o ideal é que possa trabalhar sem limites e sem tantas rotinas, porque pode tolher a criatividade.

A personalidade ENFP faz com que as mudanças repentinas sejam vistas como uma excelente oportunidade de usar a inovação. Entretanto, os demais podem não entender o perfil e até repreender esse tipo de gosto.

Como é a personalidade ativista nas relações?

Como é a personalidade ativista nas relações?

Dentro de um relacionamento amoroso, a gentileza é usada e sempre visando eliminar qualquer rotina do dia a dia.

Raramente esse perfil vai a um bar e pede a mesma comida ou bebida, pois a ideia é inovar em tudo.

Embora goste de coisas novas, a verdade é que tende a ser devotado nas relações e se dedica à família. O único ponto de atenção é a parte financeira, uma vez que esse perfil tende a gostar de gastar com coisas extravagantes.

Extroversão em todas as situações

O ENFP traz sempre muito calor ao ambiente e a alegria sempre está presente, tendo um perfil extrovertido. Assim, o gosto pela inovação está presente, mas também tem um senso de dramaticidade um pouco elevado.

Quais são as características que da personalidade ENFP?

Independente do que aconteceu, saiba que a personalidade Ativista fará com que o mundo seja mudado com uma ideia. Para entender o perfil, vou citar alguns pontos fortes, e que devem ser usados ao máximo, a seguir:

  • Apoio;
  • Cooperação;
  • Criatividade
  • Curiosidade;
  • Entusiasmo;
  • Espontaneidade;
  • Inovação;
  • Persuasão;
  • Versatilidade.

Fica claro que a personalidade Ativista é uma das que têm maior facilidade para trabalhar com a criatividade. Todavia, existem algumas armadilhas e preciso te trazer a lista, confira quais são elas:

  • Baixa concentração;
  • Dispersão;
  • Ignorar procedimentos e prazos definidos previamente;
  • Inconstância;
  • Raramente dizem “Não”;
  • Usam bastante a intuição.

Por fim, as armadilhas devem ser evitadas e a dica é simples: preste muita atenção dentro desses pontos. A personalidade ENFP, como as demais, tem seus pontos fracos e fortes, o segredo é saber o momento de usá-los.

Por: Nuno Cruz

Quer Agendar uma Sessão de Coaching? Está pronto para essa transformação?

Agende sua sessão de Coach! Preencha o formulário de contato, ou se preferir, envie uma mensagem via WhatsApp para +351 911 752 631.

Recomendo que também leia:

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contacto conosco.

Comentários

  1. Pingback: MBTI: Entenda o que é MBTI e faça o Teste de personalidade | Nuno Cruz

Adicione um comentário