Personalidade ENFJ: Como é ser o tipo de Personalidade Protagonista

A personalidade ENFJ faz com que o perfil seja de protagonista e trata-se de um líder natural.

Ao mesmo tempo, são apaixonados pelo que fazem e possuem um carisma muito grande, sendo facilmente reconhecidos.

Vários políticos possuem esse perfil, mas dá para listar facilmente um: Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos da América. O perfil líder e protagonista leva essas pessoas a política naturalmente, sendo bons nomes.

Outro exemplo claro disso é o treinador Luiz Felipe Scolari, outro que arrastava pela liderança e paixão pelo futebol. Dessa forma, a personalidade ENFJ é de protagonistas e procurar melhorar a si mesmo.

Como é ser o tipo de personalidade ENFJ?

Se você quiser entender essa personalidade, use duas palavras: melhor líder. Portanto, o perfil tem a liderança em si e compartilha com os demais, porém sendo um extraordinário gestor de pessoas e vale muito aproveitar isso.

Para entender como é ser o tipo de personalidade ENFJ, é preciso dividir as características do perfil “protagonista” em vários aspectos. Confira quais são as informações pertinentes sobre cada um deles.

Liderança nata

Em primeiro lugar, por ser um líder extraordinário, podendo ser em grupo ou mesmo em casa, esse perfil tem a qualidade de saber desenvolver projetos. Sendo assim, existe a certeza de que os outros vão “comprar a sua ideia”.

O carisma é outra característica e faz com que as outras pessoas acabem por seguir as suas ideias. O senso de cooperação é grande e o perfil valoriza quando as outras fazem o mesmo, sem que exista qualquer tipo de problema.

Esse perfil faz com que cada pessoa se sinta importante e como a prioridade para a empresa, sem distinguir cargos ou tempo de serviço. Em outras palavras, o envolvimento emocional é grande e é o que permeia as relações.

Envolvem as pessoas pelo lado emocional

O lado emocional é sempre usado pela personalidade ENFJ e os demais se envolvem justamente por serem estimulados emocionalmente. É como se todos estivessem dispostos e fazer tudo o que o “Protagonista” pediu.

Altamente tolerante com os demais

Quando o ENFJ se sente vulnerável, a realidade é que o motivo é sempre os planos que foram “sonhadores demais”. No entanto, a tolerância com os demais e incluindo o tempo das pessoas, é grande e traz vantagens.

Um dos benefícios é o fato de não sufocar os outros e ser bastante tolerante no dia a dia. As criticas quase nunca são realizadas e sempre existe um sentimento de confiança, especialmente que o outro também pode melhorar.

Alta fluência nas informações passadas

Por mais que a personalidade ENFJ tenha muita fluência nas informações passadas, a realidade é que o perfil pode ficar magoado. Bem como, como você sabe, isso acontece quando uma posição não entendida pelos demais.

A verdade é que não acontece com frequência e a realidade é que o perfil passa informações com muito facilidade. Esse perfil agora que a comunicação seja direta, evitando se comunicar por escrito e preferindo a pessoal.

Segue constantemente a intuição

Certamente que esse tipo de perfil usa a intuição, já que é bem desenvolvida e pode trazer presságios sobre o porvir.

Entretanto, as decisões devem ser lógicas e por isso é que o ENFJ não liga muito quando “quebra a cara”.

É importante que as percepções tenham uma base lógica, sendo necessário sempre contar com auxílio para tomar decisões. Na maioria das vezes, quando a decisão é coletiva há uma chance maior de se tornar a correta.

Extremamente devotados no relacionamento

A personalidade ENFJ faz com que a pessoa seja uma excelente companhia para as relações humanadas. A devoção para a família é grande, embora no casamento não fique atrás disso, mas isso não traz a dominação junto.

Você já descobriu seu Ikigai?

Por tentar agradar o cônjuge a todo momento, a realidade é que pode vir a ser tímida de algum tipo de manipulação. Da mesma forma, existe sempre um sentimento de culpa quando as relações não estão caminhando bem.

Trabalham fortemente para que tudo funcione

Os esforços são medidos e utilizados incansavelmente em prol dos objetivos, contribuindo para a disponibilidade financeira.

Seja com o tempo ou mesmo com a energia, fato é que a dedicação faz com que tudo funcione melhor.

Dentro de uma relação, a busca é sempre pela perfeição e não há problemas em precisar fazer certos sacrifícios para que aconteça. Por outro lado, o risco é apenas de idealizar demais e acabar não valorizando as conquistas.

São muito bem organizados

Esse tipo de perfil é bastante organizado e valoriza muito o contato com pessoas, mesmo que seja diferente.

O ENFJ ama as atividades que já tenham organizadas e criadas antes, do que as surgidas no improviso.

O planejamento é feito com antecedência e a busca é por conseguir realiza-las, independente do que aconteça. Do mesmo modo, vale para o lado pessoal e também profissionalmente, sem existir qualquer tipo de distinção.

As situações complexas, desde que tragam dados para serem interpretados, não são vistas com maus olhos. Ou seja, as situações são resolvidas com muito interesse, por parte desse perfil, e sempre trazendo um charme a mais.

Bastante populares entre todos

Na maioria das vezes, a personalidade ENFJ faz com que a pessoa seja popular em todas as situações possíveis.

A habilidade faz com que a pessoa se sinta confortável e pessoa liderar ou seguir os outros com facilidade.

Se algo der errado, a famosa “volta por cima” acontece naturalmente e o perfil é realmente protagonista no que faz. Caso esteja em um cargo de líder, as atividades são voltadas para que o time de trabalhe fique mais entrosado.

Pontos fortes personalidade ENFJ

Primeiramente, é importante saber que a personalidade ENFJ traz alguns pontos fortes e que podem se tornar diferenciais. Todavia, é necessário saber quais são eles e confira a lista com aqueles que merecem mais atenção:

  • Bastante leais e com muita autoconfiança;
  • Bem tolerantes;
  • Empáticos e cooperam em equipe;
  • Possuem atração por novos desafios;
  • São muitos persuasivos;
  • Socializam facilmente.

Os pontos positivos da personalista “Protagonista” demonstram um fato: o perfil é um líder nato. Juntamente com essas questões, também existem algumas armadilhas e que devem ser explicadas, veja algumas delas:

  • Autocrítica em excesso;
  • Excesso de idealização;
  • Ignorar alguns detalhes;
  • Perdoar demais as pessoas;
  • Supervalorizam demais os relacionamentos.

Você já teve um panorama geral sobre a personalidade ENFJ e está preparado para analisar se pode ser encaixada no seu perfil. Enfim, a liderança é marcante e alguns pontos de atenção merecem que você análise.

Por: Nuno Cruz

Quer Agendar uma Sessão de Coaching? Está pronto para essa transformação?

Agende sua sessão de Coach! Preencha o formulário de contato, ou se preferir, envie uma mensagem via WhatsApp para +351 911 752 631.

Recomendo que também leia:

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contacto conosco.

Mandala Ikigai

Comentários

  1. Pingback: MBTI: Entenda o que é MBTI e faça o Teste de personalidade | Nuno Cruz

Adicione um comentário