Skip to content Skip to footer

Os Desafios de um Relacionamento Desgastado e como Superá-los

Um relacionamento desgastado é uma parte das fases que toda relação amorosa entre pessoas tem, então é importante se adaptar a essa situação. No começo de namoro, as emoções eram mais fortes, mas com o passar do tempo isso mudou.

verdade é que quanto mais estável a relação se torna, o casal se sente mais confortável fica e as brigas tendem a diminuir. Nesse cenário, pode ficar monótono e é frequente que o casal sinta um pouco de desgaste pelo que está acontecendo.

Um relacionamento desgastado pode ser tóxico para ambos e por isso é preciso entender como tudo acontece. Dessa forma, veja abaixo alguns pontos para identificar se a sua relação está assim e o que pode ser feito.

Quais São os Sinais de Tédio na Relação e Por Que Isso Acontece?

Alguns pontos podem mostrar que você está em um relacionamento entediante, porém tenha cuidado e não ache que significa o fim da relação. 

Assim, é necessário prestar atenção em alguns desses pontos:

  • Perda de interesse na vida, nos sentimentos e no seu parceiro;
  • Falta de empatia de um com o outro;
  • Pensar no futuro da relação de deixa inquieto;
  • Falta de interesse em ficar com o parceiro;
  • Vontade de se envolver com outras pessoas;
  • Dificuldade de conversar com a outra pessoa;
  • Falta de atração;
  • Perda da admiração.

Se você estiver passando por isso, entenda uma coisa: o tédio é parte da vida e cabe a você não senti-lo. Em outras palavras, um relacionamento desgastado é marcado por isso e dá para resolver com atitudes simples.

É provável que você esteja pensando nas causas pelas quais isso acontece, né? O segredo para entender não é complicado e passa diretamente por alguns cenários, a seguir confira quais são:

Falta de Maturidade na Relação

Sabe quando você encontra o seu parceiro e ele usa um perfume que você não gosta, mas dentro de você a sensação de amar aquele cheiro? Então, é uma descoberta e foi mágica no começo, com o tempo isso pode ser mudado.

As descobertas acabam e você descobre que o seu parceiro tem manias, defeitos e isso te incomoda. Ao mesmo tempo, o medo de perdê-lo não existe mais e vocês passam segurança um para o outro, o próximo passo é começar a implicar com ele.

Interesses Diferentes

No começo do namoro, ambos abrem mão de tudo para ficar com o outro, no entanto isso acaba ficando de lado no futuro. 

monotonia da relação exige que ambos tenham um tempo para si, os interesses próprios começam a falar mais alto.

Falta de Conversas Profundas

Se o casal não tem planos para a vida, a realidade é que os assuntos são banais e não tem nenhum propósito para prosseguir. 

Um dos segredos para ter uma relação longeva é possuir interesses em comum.

Você Deixou de Ser Quem Era Para Continuar Com o Outro

Esse cenário é perigoso demais, porque indica que a pessoa deixou o outro tomar conta e não é mais alguém original. 

Tenha seus próprios interesses, sonhos e esperanças, não suprima os seus sentimentos por ninguém.

Falta de Hobbies e Interesses Próprios

Mesmo sendo lindo ter um parceiro na vida, você precisa ter um hobbie só seu e o seu próprio interesse fora do relacionamento. Isso ajudará a ter mais animação e valorizar o tempo com o parceiro.

Excesso de Força Para Fazer o Relacionamento Dar Certo

Lembra quando te falaram que quando um não quer, dois não brigam? 

Trata-se de algo real e vale para a relação, então não faça força sozinho e conte com o apoio da outra parte, pois uma pessoa sozinha não tem esse poder.

Falta de Esforço Para Combater o Tédio

Manter um relacionamento interessante significa que vocês precisam mostrar interesse e não apenas um. 

Desse modo, afeto, tesão e sentimento devem ser mútuos, quando uma parte faz isso e a outra não, a situação não funciona.

Para entender bem essa primeira parte, lembre-se: ter um relacionamento estável é positivo, mas de vez em quando é preciso que se movimente. 

Portanto, façam valer a pena a relação e o cenário melhorará para ambos.

Como Superar Um Relacionamento Desgastado?

Imagina duas peças que trabalham em sintonia e no meio delas existe um tipo de lubrificante. Em seguida, responda: se esse lubrificante acabar, o que acontece com o funcionamento desse sistema?

A resposta é mais simples do que você: ficará desgastado. Ou seja, é o mesmo que acontece com a sua relação e por isso a dica é voltar a usar aquilo que fazia deixar gostoso, tranquilo e com o sentimento lá em cima.

tédio chegou a sua relação, é necessário prestar muita atenção se isso não é apenas um conforto a mais, para isso pense antes de tudo. Logo após, não se esqueça de analisar o que está fazendo a relação ficar dessa forma.

O objetivo é fazer o relacionamento desgastado ficar melhor e para isso existem alguns pontos importantes. Dessa maneira, dá dividir em 5 tarefas de casa, abaixo veja o que cada uma delas significa:

  • Mude a sua forma de pensar e as rotinas: Reflita sobre como capta as emoções e veja se o tédio não vem da sua vida, não da relação.

  • Façam coisas juntos: Malhem ao mesmo tempo, procurem filmes para ver juntos, saiam para um show e mudem os passeios do casal.

  • Voltem ao início do namoro: Tentem voltar a fazer coisas que faziam no início do namoro para reativar aquela memória afetiva.

  • Trabalhem em algo juntos: Peguem algo para fazer no fim de semana juntos e realizem a missão, por exemplo: montar um aeromodelo ou algo que vocês gostem.

  • Se aconselhem: Não tenha medo de fazer terapia ou mesmo levar o parceiro para fazer uma sessão do casal.

Lembre-se: estar em um relacionamento desgastado não significa o fim, pois na maioria das vezes pode indicar um recomeço daquela relação.

Conclusão

A vida é feita de fases, antes de toda tempestade parece que o mundo vai acabar e a chuva apenas dá água ao planeta, por isso dá melhores condições para tudo florescer. 

Por fim, a decisão sobre se um relacionamento desgastado deve terminar ou não é sua, mas lembre-se que depois de toda tempestade vem a bonança. 

Deixe um comentário