Skip to content Skip to footer

ENFJ vs ESFJ: Como Distingui-los

Se realizou o teste dos 16 tipos de personalidade e se encontra dividido entre duas preferências, não se preocupe – não está sozinho.

É bastante comum reconhecer partes de si mesmo em dois ou mais perfis de tipo, e é aí que analisar as principais diferenças e semelhanças pode ajudar a trazer a clareza necessária sobre qual tipo se adapta melhor a si.

Hoje, estamos a explorar seis grandes diferenças entre o ENFJ e o ESFJ. Estas personalidades podem facilmente ser confundidas uma com a outra, mas é fácil distingui-las quando sabe o que as diferencia.

Os ENFJs olham para o futuro, os ESFJs prosperam com a certeza do agora

Como tipos intuitivos, os ENFJs preferem pensar em ideias, conceitos e no futuro, em vez de pensar no que está a acontecer ao seu redor agora.

Por exemplo, um professor ENFJ pode olhar para uma criança que se está a comportar mal na sala de aula e pensar sobre como será o futuro para essa criança se não fizer a coisa certa por ela. Estes tipos com visão de futuro veem potencial em todo o lado e em todos. Gostam de ajudar as pessoas a desenvolver o que têm de melhor.

Por outro lado, os ESFJs concentram-se em coisas práticas, como o que está a acontecer no mundo externo. Um professor ESFJ verá uma criança a ser desrespeitosa ou a danificar a propriedade da escola e concentrar-se-á em como isso está a afetar a sua sala de aula e as crianças que a observam.

Em seguida, seguirão o procedimento da escola para lidar com o incidente. Não serão indiferentes a isso – os ESFJs são tão calorosos e encorajadores quanto parecem. Mas o seu foco inicial é lidar com a situação do momento, e não onde a criança estará daqui a 10 anos.

ESFJs gostam de estabilidade, os NFJs procuram mudança

Os ESFJs gostam de defender as tradições e aderir a um conjunto de valores arraigados, por isso muitas vezes não estão abertos a mudanças. Por exemplo, um ESFJ pode ter dificuldade em compreender mudanças mais progressivas no trabalho ou sentir-se desconfortável quando os seus papéis no casamento são invertidos.

Os ESFJs eventualmente apoiam mudanças positivas, mas não confiam em nada fora do mainstream e precisam ser empurrados para fora de suas zonas de conforto.

ENFJs são o oposto – gostam de novas ideias e defendem mudanças positivas. Como seus olhos estão sempre abertos para o potencial das pessoas, é uma grande vitória quando eles veem a diferença nos resultados e no comportamento de alguém.

Além disso, esses tipos não têm medo de abraçar as mudanças necessárias para uma sociedade melhor para seus amigos, familiares e semelhantes – mesmo que isso não seja tradicional.

ENFJs são fascinados pelo desconhecido, os ESFJs preferem fatos concretos

ENFJs gostam de conceitos e abstrações. Eles são fascinados pelo desconhecido, por isso novas ideias e teorias os energizam. Em vez de perceber o óbvio, como fatos e dados comprovados, eles olham além deles para encontrar algo mais profundo.

ENFJs adoram apontar teorias ou falhas não comprovadas e são hábeis em detectar pistas falsas.

Os ESFJs encontram conforto em estatísticas, dados e ideias comprovados. Eles não se esforçam para encontrar coisas não comprovadas; eles querem informações práticas e lógica sólida que possam comprovar.

O “desconhecido” faz com que esses tipos se sintam instáveis, então eles também procurarão certas coisas na vida, como suas próprias memórias e experiências passadas.

ENFJs falam em metáfora e analogia, os ESFJs dizem como é

Lembra que os ENFJs gostam de ideias abstratas? Bem, uma das suas classes gramaticais favoritas é a linguagem figurativa. Pense no seu professor de português favorito e em como ele era apaixonado por metáforas inteligentes, comparações e símbolos de leitura obrigatória. Isso resume muito bem como um ENFJ fala.

Embora possa ouvir um ENFJ falando em enigmas, o ESFJ tem um discurso claro e prefere uma linguagem concisa e direta. Se você é um ESFJ, você não faz rodeios nem torna algo difícil de entender; você usa uma linguagem simples e explica as coisas sequencialmente com começo, meio e fim claros.

Os ENFJs pressionam pelo autoaperfeiçoamento, os ESFJs pressionam pelo que é socialmente aceitável

Os ENFJs pressionam pelo autoaperfeiçoamento, os ESFJs pressionam pelo que é socialmente aceitável

Nos relacionamentos, os ENFJs não deixam de encorajar outras pessoas importantes, amigos, familiares e até eles próprios a serem pessoas melhores amanhã do que são hoje. Querem que todos cresçam e não têm medo de dizer às pessoas áreas nas quais poderiam melhorar.

Não são irritantes ou negativos sobre isso; em vez disso, mostram às pessoas o seu potencial e dão-lhes palavras positivas de afirmação, oferecendo apoio e um ombro para se apoiarem ao longo do caminho.

Os ESFJs abordam os relacionamentos num sentido mais tradicional. Estão mais determinados a manter a tradição nos seus relacionamentos, especialmente em relação aos seus entes queridos. Os ESFJs esperam que os seus entes queridos mantenham os mesmos valores e sistemas de crenças e ficam desconfortáveis quando alguém desafia essas crenças.

Querem ser uma esposa ou marido “perfeito” com base nos seus ideais tradicionais e acabar com os conflitos o mais rápido possível. Embora não sejam contra o autoaperfeiçoamento, olham para o crescimento através das lentes do mainstream e farão tudo ao seu alcance para se adaptarem.

ESFJs olham antes de saltar, os ENFJs mergulham de cabeça

ESFJs são a definição de cautelosos. Apesar destes tipos serem sensíveis, tentam não permitir que as emoções dominem a sua visão prática da vida. Não gostam de saltar para algo sem planear.

Estes não são os tipos de personalidade que vão jogar tudo ao vento para começar um novo negócio sem um plano de jogo – ou até mesmo fazer um novo corte de cabelo radical. Isso não quer dizer que não correrão riscos ocasionais, mas é sempre um risco considerado que ocorre após um debate interno agonizante e de vários dias.

O ENFJ, por outro lado, pode ser impulsivo. Se é do tipo que mergulha direto em algo pelo qual é apaixonado, provavelmente é um ENFJ, não um ESFJ.

Os ENFJs sentem-se energizados ao aprender novas ideias e iniciar uma nova atividade, e nem sempre consideram as implicações antes de fazê-lo. Os ENFJs podem às vezes ser irrealistas e, definitivamente, podem espalhar-se muito, mas o seu desejo de servir a um propósito maior pode levar a experiências incríveis e transformadoras.

ENFJ vs ESFJ: Lembre-se das diferenças

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a compreender melhor os tipos de personalidade ENFJ e ESFJ e tenha trazido alguma clareza sobre como a sua mente funciona. Lembre-se, estas são apenas diretrizes – cada pessoa é única e não existe uma abordagem única para a personalidade.

Se ainda não tiver certeza de qual tipo é, tente fazer o teste novamente quando estiver com um humor diferente, ainda pode encontrar elementos seus em ambos os tipos, mas eventualmente deve descobrir aquele que ressoa mais consigo.

Quer ficar por dentro de nossos conteúdos e novidades?

Deixe seu melhor e-mail, logo enviaremos coisas legais para você 🙂

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.