Skip to content Skip to footer

Como Construir sua Autoestima: Dicas Práticas para se Amar Mais

Aprender a como ter autoestima te faz mudar de vida para melhor, pois indica que você tem autocuidado. A junção de “auto” com “estima” já indica que se trata de você se gosta, não é mesmo?

Quando ouvimos alguém dizer “acredite em você mesmo, você pode fazer o que quiser”, acreditamos? 

Certamente que em alguns casos não e isso já demonstra que há um problema, a solução é melhorar esse cenário.

O meu objetivo ao escrever este artigo é mostrar para você como ter autoestima e também ressaltar a importância de manter a sua lá em cima. Então, é nesse clima leve e descontraído que iremos entender melhor esse assunto.

Como Ter Autoestima Alta?

É preciso entender que autoestima nada mais é do que se respeitar e admirar a si mesmo. Trata-se de enxergar as suas características como positivas e benéficas para a sua vida, mas sem ter exageros.

Saber como ter autoestima não significa que você se acha o máximo, porém indica que você se ama e tem respeito por si mesmo. Além disso, indica que você pode aprender, conquistar e contribuir com o mundo.

Autoestima também é a forma como você se enxerga por dentro e por fora. 

Em outras palavras, como você se veste quando está sozinho? Quais sentimentos cultua no seu interior quando ninguém vê o que você faz?

Para ficar com a autoestima alta, a melhor opção é prestar atenção em cinco questões que podem mudar a sua vida. 

Desse modo, confira a seguir como dá para mantê-la em alta e da forma que você sempre sonhou:

1 – Cultue o Autocuidado

Comece da forma certa: cuidando de você e tendo a capacidade de cultuar isso por muito tempo, a situação melhora. Ter a autoestima alta, antes de mais nada, significa entender que você está em primeiro lugar.

E quando pensamos em ser a prioridade, não estamos sendo egoístas e nem nada nesse sentido, pois se trata de saber que você merece o melhor. 

No entanto, dá para se doar aos outros e ser alguém com autoestima, sem deixar de lado a empatia. 

2 – Permita-se Dar Uma Pauta

Pressões demais prejudicam e talvez você não tenha parado para pensar em como isso te faz mal. Se permita pausar as coisas e ficar um tempo sem fazer nada, mas só não pode ser demais, porque é algo bem perigoso.

Um dos erros mais frequentes que as pessoas cometem é achar que podem se acostumar com a sobrecarga. Portanto, ter a autoestima alta é saber dizer “não” e reconhecer o próprio limite, que nem sempre pode ser ultrapassado.

3 – Pense em Você Como Um Bom Amigo

Não adianta achar que você pode mais e querer sempre dar mais do que aquilo que você pode. Essa situação é terrível para você, porque até mesmo para fazer o bem, não esqueça: é preciso estar bem primeiro.

Você tem se dado presentes? Quantas vezes você fez um jantar especial para si mesmo? Se a resposta for negativa, mude e comece a se presentear, já que isso é parte de desenvolver uma autoestima mais alta.

4 – Pense Por Conta Própria

Esqueça os pensamentos dos que os outros vão pensar e por isso não se comporte mais como os outros querem seja. Afinal, você é alguém com pensamentos e características próprias, então nunca deixei de pensar nelas.

Se você acha que precisa ser mais econômico nas palavras, uma vez alguém te magoou, apenas seja. Uma das melhores coisas de ter a autoestima é não fazer os que os outros querem, porque a sua opinião vale mais.

5 – Crie Um Diário de Gratidão

Desenvolver uma autoestima alta é a meta e um dos caminhos é criar um diário para agradecer tudo o que te acontece. Por isso, ao entender que as coisas boas e as ruins tem um porquê na sua vida, entenda que os dias bons passam e os maus também.

Ao sair do papel de grato só pelo lado bom, e da vítima quando algo dá errado, você entende o que é a gratidão. Lembre-se: para você poder viajar de avião, muitas pessoas morreram desenvolvendo a aeronave.

Por Que é Importante Ter a Autoestima Alta?

Se você tem baixa estima, a chance de ser reativo e se sentir para baixo é grande, porém ainda tem maior suscetibilidade à depressão. Seja honesto: você já conheceu algum depressivo que tenha autoestima alta?

A autoestima, quando não regulada, leva ao narcisismo, que nada mais é do que se achar demais. Por outro lado, você não precisa chegar a tanto e para saber se é narcisista ou não, preste atenção se você quer controlar tudo ou não, a autoestima é natural e não exige que você tenha sempre o controle.

Você viu como ter autoestima alta e percebeu que a importância dela é simples: traz segurança para a sua vida. Por fim, entenda que as pessoas vão te amar e te odiar pelo que você é, então simplesmente seja você mesmo.

Conclusão

Viva para você e também para os outros, mas nunca deixe de entender uma coisa: a sua vida pertence a ti. 

Ame os demais, mas nunca deixe de se cuidar e saber que você merece o melhor, independentemente do que aconteça. Entender como ter autoestima alta é se colocar onde merece: o primeiro lugar. 

Deixe um comentário