Personalidade ISTJ: Como é ser o tipo de personalidade Logístico

A personalidade ISTJ é correspondente a 13% da população mundial e traz um senso grande de integridade, lógica prática e determinação.

Pessoas assim são incansáveis e por isso partem para cima dos objetivos traçados.

Acredita-se que a personalidade Logístico tem um núcleo perfeito para famílias, porque se pautam por ter muita traição. Sendo assim, esse perfil gosta de seguir padrões e regras que tenham sido estabelecidas no começo.

Um exemplo desse perfil é o ex-piloto e tricampeão de F1 Nikki Lauda, pois adorava seguir padrões estabelecidos. Dessa forma, confira a seguir como é ser o tipo de personalidade ISTJ e quais as características que ela tem.

Como é ser o tipo de personalidade ISTJ?

Em primeiro lugar, a personalidade ISTJ é caracterizada por ter muita firmeza em assuntos práticos e pelo interesse em assuntos institucionais.

Por ser alguém confiável, esse perfil tem destaque no ramo que for escolhido.

O compromisso é visto como algo essencial e não varia, ou seja, seja no trabalho, no relacionamento ou em outro aspecto, a pessoa é confiável.  Isso faz com que exista um plano prático por trás de cada tarefa a ser realizada.

O trabalho é feito sem chamar atenção e sempre visando que objetivo final seja alcançado, mas sempre com atenção. Em suma, o perfil tem algumas nuances e é preciso saber quais são, eu te conto tudo ao longo do texto.

Perfil profissional voltado para rotina

Primeiramente, é necessário entender que esse perfil é sólido e gosta de atividades que sejam detalhadas. Da mesma forma, se dão bem em procedimentos práticos e um excelente exemplo disso é a própria justiça.

Por ter um perfil bem tranquilo, a área da Contabilidade pode ter bons profissionais com esse perfil. Engenharia e Arquitetura também, porém a personalidade Logístico não gosta de fazer nada que seja arriscado.

A facilidade para atuar em profissões com cálculos difíceis está presente, já que o ISTJ gosta bastante disso. Existe pré-disposição para realizar várias atividades repetitivas e não há problemas em fazer o mesmo todo dia.

Frieza por fora, mas não por dentro

A personalidade ISTJ faz com que os colegas de trabalho ou pessoas à volta, o vejam como alguém frio demais.

As pessoas não conseguem ver a sua sensibilidade, afinal trata-se de alguém que é bastante introvertido.

Organização, organização e organização

É primordial entender, antes de mais nada, que esse perfil é muito paciente com o trabalho a ser realizado.

Ao mesmo tempo, é referente aos procedimentos e há um ponto de atenção: a falta de paciência com os demais.

O ISTJ gosta de trazer providências para que os recursos tenham condição de estar disponíveis na hora que a pessoa preferir. Na relação com os outros, a verdade é que o perfil prefere ser assim também e se pauta pela lógica.

Como é ser da personalidade ISTJ nas relações?

Como é ser da personalidade ISTJ nas relações?

Primeiramente, esse perfil traz características bem parecidas em todos os campos da vida e com as relações não é diferente.

Em outras palavras, a relação é vista como um contrato e será cumprido sempre à risca.

Por ser “uma cara metade” confiável e leal, a verdade é que assume a responsabilidade em todo o relacionamento. Seja como pai, mãe, irmão, irmã ou filho, a seriedade sempre estará presente em tudo o que for feito.

O dever é uma palavra de ordem e o perfil se vê como o “escudo” da família, mas sempre pelo lado positivo. Do mesmo modo, não há problemas em deixar outras pessoas trabalharem e aumentarem a renda da casa.

Você já descobriu seu Ikigai?

Como pai e mãe, o ISTJ é bastante consistente na educação dos filhos e, como você imagina, a realidade é as regras são colocadas claramente. Se a criança for rebelde, a relação demandará que a lógica seja usada ao máximo.

A personalidade ISTJ confirma aquele ditado: os opostos se atraem.

Embora seja prático e sensato, a relação pode ser com uma pessoa diferente e que seja irresponsável, desenvolvendo uma relação diferenciada.

É fundamental entender, que na situação citada acima, a relação se torna de “pai/filho” jamais de “adulto/adulto”. Então, o casamento virará para a vida toda e a sensatez é usada para não quebrar esse “contrato”.

Sem ostentações

A personalidade Logístico vê com certa desconfiança a comunicação, podendo trazer muito desconforto nessa hora.

Contudo, a ostentação não é bem-vinda e por isso a opção é por algo mais discreto, sem tantos excessos assim.

Por gostar de limpeza, ordem e no funcionamento do lar, o perfil prefere sempre pelo que já foi estabelecido. As preferências são por coisas naturais e a ostentação é uma característica que passa muito distante disso.

Procura sempre ter a melhor relação de custo-benefício

Certamente que uma das principais características é o fato de buscar encontrar a melhor relação custo-benefício em tudo. Portanto, se comparem um notebook, a principal preocupação será que dure o máximo de tempo.

Se alguém com o perfil Logístico tiver um produto bom e pouco durável, acredite: a busca será por outro que dure mais, mesmo que seja feito. Fica claro que essa personalidade gosta da “bola de segurança” e sem surpresas.

Por exemplo: a comida do bar é a mesma, a bebida não muda e o local é o que já foi conhecido. Esse perfil não se atrai pelo novo, mas há uma exceção: se for uma causa que passe moralidade aos jovens, a história é outra.

As festas são vistas como uma forma de trazer rituais pelo local, ou seja, independente do que aconteça, nada muda. Por mais que o perfil goste de ter regras estabelecidas, isso muda se existir uma necessidade profissional.

Principais características da personalidade ISTJ

A fim de finalizar o texto, é necessário prestar muita atenção nos pontos fortes que a personalidade Logístico tem. Nesse cenário, vou falar dos principais e você poderá entender como é ser desse perfil:

  • Análise;
  • Detalhismo;
  • Lealdade;
  • Lógica;
  • Praticidade;
  • Racionalidade;
  • Realismo;
  • Sensatez;
  • Sistematização.

Deu para perceber que a personalidade ISTJ é voltada para o lado racional e não se pauta pelas emoções. Vale lembrar que tem também alguns pontos que são perigosos e veja quais são eles:

  • Gosto pelo julgamento dos demais;
  • Insensibilidade;
  • Preso às regras;
  • Teimosia.

Agora que você já sabe como é ser da personalidade ISTJ, quais das informações citadas aqui você tem? Definitivamente que várias e eu acredito que se identificou, restando apenas usar cada uma delas a seu favor.

Por: Nuno Cruz

Quer Agendar uma Sessão de Coaching? Está pronto para essa transformação?

Agende sua sessão de Coach! Preencha o formulário de contato, ou se preferir, envie uma mensagem via WhatsApp para +351 911 752 631.

Recomendo que também leia:

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contacto conosco.

Mandala Ikigai

Comentários

  1. Pingback: MBTI: Entenda o que é MBTI e faça o Teste de personalidade | Nuno Cruz

Adicione um comentário