Personalidade ESTJ: Como é ser o tipo de personalidade Executivo

Personalidade ESTJ: Como é ser o tipo de personalidade Executivo

A personalidade ESTJ é considerada como a Executiva e o perfil é muito grande nas sociedades democráticas.

11% da população são assim e dá para perceber alguns empresários famosos, mas especialmente os políticos.

Um bom exemplo de pessoa com esse perfil é o político inglês Tony Blair, um dos maiores primeiro-ministro do Reino Unido. Nesse cenário, outra pessoa com essa característica é o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes.

O perfil faz com que o Estado Democrático de Direito seja pensado e a honestidade é usada a todo momento. Dessa forma, a personalidade ESTJ tem características e te conto algumas delas nesse texto de hoje.

Como é ser da personalidade ESTJ?

Em primeiro lugar, o pensamento do perfil Executivo é que os méritos devem ser conquistados e não ganhos de outra maneira. Da mesma forma, a pessoa gosta de liderar pelo exemplo e se dedica para melhorar a vida dos demais.

O senso de sempre propor caminhos, soluções e ideias é outra característica que esse perfil tem. Há muita rejeição ao ócio e a desonestidade presentes no trabalho, porém sempre existe aquela disposição para ajudar os outros.

Para entender a personalidade ESTJ, procure pensar que para as pessoas com esse perfil, o trabalho manual é a única forma de construir o futuro. Trabalhar arduamente é importante e faz com que o perfil saiba liderar.

É chegada a hora e o momento de entender alguns traços que o ESTJ tem, pois seguir em frente depende disso. Sendo assim, a seguir te mostro como é ser desse perfil e as características mais marcantes que as pessoas têm.

Contato frequente com o mundo exterior

A personalidade ESTJ precisa estar em contato com o mundo exterior, pois conhece bem o seu meio e se torna o pilar da energia, além da força. Para descrever esse perfil, é fundamental entender a responsabilidade que há.

O mais importante é procurar ter o destaque correto e pode ser na organização dos procedimentos ou mesmo na hora de definir os regulamentos internos, já que impactam bastante a rotina interna de qualquer sistema.

A impaciência existe e é sempre o sentido de conseguir deixar tudo no devido lugar, além de ser primordial seguir as normas corretamente. Em seguida, esse perfil permite que todos terminem aquilo que começaram anteriormente.

Certamente que quando alguém não seguir as regras, eventualmente a personalidade ESTJ pode se tornar rude. Contudo, é bastante prático, realista e legal, prestando muita atenção naquilo que está acontecendo.

Leal em tudo o que faz

Eu preciso te falar sobre como o senso de lealmente é apurado e isso é referente aos principais campos da vida. Por exemplo: família, amigos, trabalho, comunidade e até mesmo na hora de jogar água em uma planta.

As responsabilidades são logo reconhecidas e não existe qualquer tipo de fuga delas, não é mesmo!? Quando exigirem muito sacrifício e esforço das partes, a realidade é que a personalidade ESTJ sabe reconhecer isso.

Seja no emprego ou na vida pessoal, a realidade é que as posições são ascendidas sempre dessa maneira. Do mesmo modo, o pensamento é sempre o social e nas pessoas, desejando que todos possam melhorar logo.

Repetitivo em tudo, metódico e busca por rapidez

Na grande maioria das vezes, a personalidade ESTJ faz com que tudo seja repetido e se torne uma rotina. No entanto, com as emoções é diferente e o perfil pode tirar conclusões precipitadas, prejudicando o resultado.

A vontade de ser rápido é algo perigoso e gera um esforço anormal para manter-se aberto às contribuições dos demais. Afinal, filhos e a família podem depender de você, sendo necessário ir com calma e sem tanta pressa.

Você já descobriu seu Ikigai?

A prática é seguida da objetividade, já que a pessoa só se sente bem quando alguma tarefa for finalizada. Ou seja, a vontade de passar o quanto antes para outra atividade e por isso é que podem existir alguns erros.

A rapidez é seguida do bom senso e acredite: essa mistura tem chance de dar certo, porém não é uma certeza. Na hora de tomar atitudes, vale a pena respirar, pensar e decidir apenas depois de ter refletido muitas vezes.

Se dá bem no ambiente de trabalho

A procura é por sintonizar com aquilo que foi estabelecido anteriormente, já que as instituições e as normas de comportamento já foram estabelecidas.

Esse perfil faz com que os outros precisem entender e seguir as regras.

A rotina é seguida à risca e serve em casa, como também no trabalho, porém sempre tentando organizar as coisas. Sendo assim, cada coisa deve estar no seu devido lugar e os outros também são incentivados a segui-lo.

Tradicional no trato familiar

Dentro das relações familiares, a pessoa é bastante correta e ordeira, isso é algo que não muda. Portanto, seja no trabalho, em casa e até no bar, os copos devem estar em ordem e não podem ficar de qualquer jeito.

A aproximação com o marido/esposa é sempre por meio de conceitos ligados às tradições e rituais já estabelecidos. Em outras palavras, o casamento é feito com base em premissas tradicionais e deve ser bem metódico possível.

Por gostar da traição familiar, a família merece toda a devoção e tudo é feito com muita boa vontade. A personalidade ESTJ gosta de festas, jantares, passeios no parque e rolês, mas sempre sem ter muita aglomeração.

Transparência em todos os momentos

Uma das principais características que o perfil Executivo tem é de ser confiável e bastante consistente em tudo o que faz. Na maioria das vezes, prefere ser transparente e magoar os outros, do que esconder a sua opinião.

Pontos fortes da personalidade ESTJ

É fundamental saber, à primeira vista, que existem alguns pontos fortes na personalidade do Executivo. Ou seja, dá para citar facilmente pelo menos sete e é importante conhecer cada uma delas:

  • Assertividade;
  • Determinação;
  • Objetividade;
  • Organização;
  • Poder de decisão;
  • Pragmatismo;
  • Termina tudo que começa.

Proatividade e racionalidade são traços marcantes que o perfil tem, porém é preciso aproveitar as características. Muitos executivos e líderes mundiais de sucesso, como você sabe, possuem alguns dos pontos citados acima.

Pontos fracos da personalidade ESTJ

Se os pontos fortes trazem diferenciais, as armadilhas merecem atenção e podem prejudicar bastante a atuação. É preciso conhecer algumas dessas e dá para citar pelo menos cinco, veja quais são elas:

  • Conservadorismo;
  • Impaciência;
  • Inflexibilidade;
  • Pouca atenção aos detalhes;
  • Precipitação.

Por fim, não se esqueça de melhorar cada um desses pontos e procurar ao máximo estar aberto ao novo. O nível de detalhismo precisa ser melhorado, pois pode ser um diferencial para melhorar a personalidade ESTJ.

Por: Nuno Cruz

Quer Agendar uma Sessão de Coaching? Está pronto para essa transformação?

Agende sua sessão de Coach! Preencha o formulário de contato, ou se preferir, envie uma mensagem via WhatsApp para +351 911 752 631.

Recomendo que também leia:

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contacto conosco.

Mandala Ikigai

Comentários

  1. Pingback: MBTI: Entenda o que é MBTI e faça o Teste de personalidade | Nuno Cruz

Adicione um comentário