A autocompaixão é uma grande aliada para melhorar o seu desenvolvimento pessoal, a sociedade privilegia quem tem autoconfiança.
Se você não tiver compaixão por si mesmo, acredite: nunca atingirá a sua meta.
Um bom exemplo é alguém com a autoconfiança te faz se sentir melhor sobre as suas habilidades. Por outro lado, ter compaixão por si mesmo te auxilia a reconhecer as suas limitações e também as falhas.
Reconheça as suas falhas e as qualidades, isso trará para você um senso maior de realismo. Dessa forma, a autocompaixão traz mais mudanças positivas para a sua vida, por isso você aprenderá como fazer isso.
O Que é a Autocompaixão?
A autocompaixão foi retirada da filosofia budista, mas é preciso entender que não se trata da autoestima ou da autoconfiança. Afinal, a compaixão por si mesmo é uma maneira de ser ou mesmo de se tratar.
Para entender o que é a autocompaixão, comece a se tratar igual você trata os seus amigos e familiares. Nesse cenário, inclui também as falhas e os dias ruins, ou seja, é necessário ter consigo mesmo esses sentimentos.
A autocompaixão faz com que você pense que é um ser humano e que acerta, erra e sempre pode recomeçar. Alguém com esse sentimento, como você terá um dia, não pune os próprios erros que possui.
Para tratar a autocompaixão, saiba que há muitos componentes primários que são cruciais para o sucesso. Seja gentil e cuidadoso contigo, assim como você é com os seus amigos e familiares, essa é a meta. Veja como fazer abaixo:
Seja Benevolente
Ao praticar a bondade consigo mesmo, saiba que você consegue reconhecer que as pessoas são imperfeitas e erram. Em outras palavras, não se critique e nem fique nervoso quando as coisas dão errado, pois isso é parte da vida.
Procurar um culpado e pensar que nada dará certo é uma atitude infantil, então evite esse tipo de coisa. Apenas resolva o problema, aprenda com o seu erro e tente não errar outra vez, não fique se martirizando.
Desenvolva a autocompaixão e não se vitimize, simplesmente entenda que erros acontecem e podem te fazer crescer. E tudo o que você precisa fazer é aceitar os desafios da vida, sem reclamar e agradecendo por essa oportunidade.
Tenha Atenção Consigo Mesmo
Tenha atenção por você mesmo e não fuja mais das dores, sofrimentos e coisas ruins, porque fazem parte da vida. A tristeza existe para que as pessoas aprendam a valorizar a alegria e entendam a importância de ser feliz.
Enfrente a sua dor e o sofrimento, mesmo que demande de você muita luta e atenção. Em seguida, a sua capacidade terá sido testada e você saberá que a sua resiliência te fez superar, por isso não temas.
Use a sua autocrítica de uma forma positiva e não, como algo que sempre te coloca para baixo. Portanto, a autocompaixão te faz reconhecer os erros e aprender com eles, já que você sabe que errar faz parte da vida.
Aceite a Sua Imperfeição
Ninguém é perfeito e nem adianta esperar de você algo diferente do que alguns erros, porém devem ser pequenos. Nada de ficar se cobrando e colocando um peso alto sobre os seus ombros, simplesmente relaxe.
Entenda as suas imperfeições e procure corrigi-las, no entanto, isso precisa ser algo natural e sem pressa. Um dos maiores erros que existem é vivenciar as suas falhas como se fossem algo que não faz bem.
Ter autocompaixão nada mais é que ser gentil consigo mesmo e entender que os seres humanos são imperfeitos. Assim, conheça a si mesmo e entenda que as suas falhas são parte de ti, por isso corrija pouco a pouco ao longo da sua vida.
Quais São os Benefícios da Autocompaixão?
A diferença entre a autocompaixão e a autoconfiança é simples: a primeira te faz tratar você como os outros são tratados. Em seguida, a oportunidade de melhorar e se colocar em primeiro lugar é maior, então pense em tudo isso.
Para entender os benefícios que a autocompaixão traz, é muito fácil, acredite: podem mudar a sua vida. Chegou a hora de conhecer uma por uma e saber como dá para ser mais saudável através do desenvolvimento delas:
- Menos ansiedade;
- Menor chance de desenvolver a depressão;
- Maior inteligência emocional;
- Mais motivação para seguir o seu dia a dia;
- Aceitação das suas qualidades;
- Correção dos pontos que você pensa que é fraco.
Desenvolver a autocompaixão requer que você tome uma decisão, detalhe: não dá para deixar para amanhã, aquilo que pode ser feito hoje.
Entretanto, a melhor opção é pesar as suas possibilidades e ver se é o momento ou não.
A partir de agora, você está preparado para usar a sua autocompaixão no seu dia a dia.
Logo após, é só colocar em prática e ter uma vida mais saudável, pois os erros fazem parte da vida e podem ser melhorados, basta se tratar como você trata os outros.