A personalidade ENTJ é conhecida pelo ato de comandar e trata-se de líderes naturais, como o nome já indica.
Uma pessoa que tem esse perfil era Steve Jobs e é um dos maiores empresários que o mundo já teve.
Os comandantes são considerados líderes naturais e possuem muito carisma, além da própria confiança em si. Ao mesmo tempo, por encarnarem tais dons e saberem utilizar, conseguem mover multidões em prol de uma meta.
As pessoas com a Personalidade Comandante são racionais e pragmáticos, usando o senso de unidade para elevar a determinação das equipes. Dessa forma, as mentes são afiliadas e por isso que Bill Gates é outro exemplo da personalidade ENTJ.
Personalidade ENTJ: Comandar é a palavra da vez
Trata-se da principal característica da personalidade ENTJ e é a parte de comandar pessoas.
Do mesmo modo, a força e a necessidade são básicas e podem ser feitas para liderar, desde que exista cuidado em algumas armadilhas.
É durante o processo de escola que o “Comandante” começa a influenciar pessoas a realizar tais tarefas. Ou seja, as pessoas se envolvem nos objetivos e irão executar as atividades, porém com a supervisão do ENTJ.
Para alguém com esse perfil, a realidade é que a estruturação é praticamente natural e envolvida nos objetivos. O pensamento é empírico e um tanto objetivo, embora também seja extrovertido e facilmente sociável.
Classificar, generalizar e sumarizar as atividades são características de quem tem esse tipo de perfil. Em seguida, a busca se dá por adotar evidências e demonstrar na prática que aquela alternativa é a melhor opção.
Cada tarefa deve ter um plano e passar por organização, além do próprio engajamento que os demais têm. A realidade é que a personalidade ENTJ faz com que a orientação seja para resolver problemas pela liderança.
Tolerância com os processos estabelecidos: Cuidado apenas com a repetição
O ENTJ é bastante tolerante com os procedimentos que foram estabelecidos logo no início, mas nem sempre segue em frente. Os abandonos podem rolar, desde que o procedimento aparente não cumprir com o que estabelecido pela pessoa.
Caso esteja distante da meta, a realidade é que a personalidade ENTJ faz com que exista a rejeição pelo trabalho. Afinal, a repetição de erros não é algo muito comum e causa impaciência naquele que tiver esse perfil.
Construção nata: Há um motivo oculto por trás de tudo
Em primeiro lugar, é fundamental entender que sempre exista uma razão para que qualquer coisa possa ser feita. Sendo assim, o sentimento das pessoas nem sempre é a razão principal e sempre há o pensamento racional.
Se o ENTJ for o responsável pela organização, saiba que acaba visualizando o caminho que está sendo tomado. Entretanto, vale lembrar que exista a habilidade para fazer com que as pessoas tenham esse sentimento.
A personalidade ENTJ traz um senso de construtor nato, impactando bastante as organizações em questão. Lembre-se que não dá para deixar de liderar e a liderança está presente em todo esse processo.
Na ampla maioria das vezes, a surpresa por comandar algo não está presente, embora aconteça às vezes. Quando essa situação acontecer, a surpresa pode vir a causar uma sensação nova para essa pessoa.
Se a personalidade ENTJ for usada para se tornar um administrador, a realidade é organizar as unidades em sistemas. Vale lembrar que é possível planejar tudo previamente e sempre mantendo o foco nos objetivos traçados.
O perfil de “Comandante” faz com que a busca pela eficiência esteja sempre presente, independente do que aconteça. No entanto, é preciso tomar cuidado para não prejudicar os liderados, com a pressa por resultados.
Apoio às políticas da organização: Devoção total ao trabalho
As políticas internas são apoiadas pelo ENTJ e essa mesma expectativa é em relação aos liderados.
A busca por posições, que sejam pautadas pela responsabilidade, também é uma característica do perfil de “Comandante”.
Por gostar de ser o executivo, a realidade é que a devoção ao trabalho é máxima e incondicional. Da mesma forma, é muito frequente que você veja alguém com a personalidade ENTJ trabalhando até no horário de folga.
A redução da ineficiência é uma busca constante e pode trazer um certo nível de pressão para os liderados. Esse perfil tem muita relação com o trabalho militar, educação e negócios, desde que precisem de alguém com rigidez.
A arte de comandar: Arrasta apenas pelo exemplo
Quando o “Comandante” está presente, a realidade é que a equipe não possui qualquer dúvida sobre quem comanda.
Entretanto, sempre há uma ressalva e trata-se de focar demais no trabalho, deixando o lar em segundo plano.
Os liderados se identificam com o perfil e gostam de ser liderados pelo exemplo, acima de qualquer outra atitude. Por consequência disso, quase sempre o líder é visto por todos como uma referência do trabalho a ser feito.
Comportamento do perfil nos relacionamentos pessoais
Dentro de um casamento, a ausência é uma característica da personalidade ENTJ e pode ser prejudicial. Além disso, o perfil de “Comandante” pode fazer com que a “cara metade” se sinta sempre inferiorizada em relação ao outro.
Quando o assunto for os filhos, os pequenos sabem a quem devem obedecer e pode gerar alguns desentendimentos. Em caso de teima, o tom de voz sobe e a criança logo percebe que não deveria ter tido aquele comportamento.
Por mais que sempre exista o risco de ficar ausente, a verdade é que o casamento tem importância para o ENTJ. Assim, é bem comum que ele tire um tempo e fique na companhia da família, embora não sejam muitas horas.
A realidade é que os relacionamentos para essa personalidade ficam em segundo plano, pois o foco principal é sempre o trabalho. Todavia, quando decidirem estar presentes em casa, podem esperar por excelentes momentos.
Pontos fortes e ameaças da personalidade ENTJ
Por fim, é necessário entender quais são os pontos fortes e as armadilhas, já que são questões que devem ser trabalhadas.
Nesse contexto, o ideal é conhecer cada um deles e ter as principais características:
Pontos fortes
– Estruturação;
– Liderança;
– Organização;
– Poder de Análise e Visão Ampla.
Armadilhas
– Autoritarismo;
– Deixar de perceber quais são as necessidades dos demais;
– Dissimulação; Impaciência e Negligenciamento dos principais fatores realistas.
O mais importante é trabalhar os pontos fortes e buscar melhorar as armadilhas que podem acontecer. As informações sobre a personalidade ENTJ foram citadas e agora você já domina esse assunto, não é mesmo!?