O ciúme é natural e se trata de um sentimento complexo, pois acontece em muitas situações e nem sempre tem um motivo real. De uma forma clássica, alguém só deveria ficar enciumado se existisse alguma ameaça.
A situação clássica é alguém se interessar pela sua namorada e você se ressentir dessa pessoa, pois se sente ameaçado por ela. Nesse cenário, uma pessoa enciumada sentirá ressentimento, raiva, amargura e hostilidade.
Você sente ciúme por algo e eu também, já que a maioria dos seres humanos são sucessíveis às emoções. Dessa forma, abaixo confira um guia sobre esse sentimento e entenda quando pode ser o momento de ter atenção com ele.
O que é o ciúme?
O ciúme é visto como um tipo de emoção ruim, mas a realidade é que se trata de algo normal. Existe o ciúme suspeito, que você uma insegurança, e há o ciúme reativo, quando algo ameaça a sua relação.
Alguém com ciúmes, antes de mais nada, sentirá diversas outras emoções e por isso é necessário entender algumas delas, como por exemplo:
- Crítica à ameaça;
- Culpa;
- Desconfiança;
- Superproteção;
- Obsessão por aquilo;
- Explosão de emoções;
- Acusar a outra pessoa.
Se o ciúme for na dose certa, ou seja, tanto suspeito como reativo, a tendência é de não oferecer tantos problemas. Ao mesmo tempo, valoriza a relação e dá aquela “pimenta” a mais, pois traz uma ameaça a ambos.
Quando uma pessoa sente ciúme demais, é normal que o corpo dê sinais que aquilo não está fazendo bem. Por exemplo: aumento de pressão, dor no peito e de estômago, elevação da ansiedade, falta de apetite, insônia, etc.
Como identificar o ciúme?
O ciúme não tem uma identificação simples de ser feita, porém acontece sempre mediante a uma situação. Em outras palavras, existem pessoas que se sentem envergonhadas e ameaçadas, enquanto outras tem só a insegurança.
Dependendo da pessoa e do caso, é comum que exista a incidência de comportamentos extremos. Se for alguém inseguro, a tendência é xingar, discutir e pressionar o outro, por isso é importante ter atenção nisso.
Quais são as causas?
O ciúme depende bastante de alguns fatores, como os psicológicos e os socioeconômicos. Portanto, depende muito do seu estilo de vida, apego e altos níveis de interdependência em uma relação. Assim, existem situações que podem aumentar os ciúmes:
- A outra pessoa passa muito tempo conversando com alguém que você acha que se trata de uma ameaça;
- Um novo bebê se junta à família e você começa a sentir ciúmes do que está acontecendo;
- No seu trabalho, um concorrente está à frente de você e a sua sensação é de sentir ciúme.
O ciúme é muito perigoso e pode fazer da sua vida um verdadeiro inferno. No entanto, quando você aprende a corrigir esse problema e entende que pode ser um sentimento do dia a dia, a chance de controlar aumenta mais.
Tipos
Existem muitas maneiras de sentir ciúmes e algumas exigem que você tenha atenção no dia a dia. Desse modo, existem seis tipos principais de ciúme e que exigem muito cuidado, abaixo confira quais são eles:
- Racional: Caso exista uma dúvida genuína e razoável, desde que o parceiro esteja incluído, esse tipo de ciúme aparece.
- Familiar: Como o próprio nome indica, demonstra que há a incidência de membros de família em situações inerentes aos seus entes queridos.
- Patológico: Por ser um tipo de ciúme irracional, pode ocasionar problemas de saúde, como a TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), esquizofrenia e transtorno obsessivo-compulsivo.
- Sexual: A relação está relacionada quando há alguma infidelidade cometida ou que está prestes a acontecer.
- Romântico: Pode resultar de uma ameaça real ou mesmo imaginária, mas é preciso que tenha relação com o seu relacionamento.
- Poder: Provém da insegurança pessoal e pode gerar um tipo de ciúme na pessoa que você deseja.
Os homens tendem a sentir muito ciúme sexual das mulheres, já que têm medo delas estarem com os outros. Entretanto, o público feminino já sente mais ciúme romântico e sente muito receio de perder o par romântico.
Tratamento
O ciúme é uma emoção humana, no entanto, se for anormal coloca você em perigo. Se você estiver sentindo isso, saiba que existem alternativas para tratar e ficar bem, a seguir confira algumas opções:
- TCC (Terapia Cognitivo Comportamental);
- CAT (Terapia cognitivo-analítica);
- Antipsicóticos;
- SSRIs (Inibidores seletivos da recaptação da serotonina).
Para ter o tratamento correto, a melhor opção para você é buscar um terapeuta e tratar ao máximo. Assim, o ciúme tem dois lados e, certamente, é algo que precisa ser trabalhado no seu dia a dia.
Como lidar com o ciúme?
Para lidar com os ciúmes, é importante aprender a enfrentar os seus medos e entender que ninguém pertence a ninguém. Além disso, mantenha a sua autoestima lá em cima e tenha diálogo com o seu parceiro sobre a relação.
Controle as suas expectativas e seja realista, pois nem sempre o que parece uma ameaça, é, de fato, algo ameaçador. Aproveite a chance de praticar a sua gratidão e se lembre de tudo de bom que você fez.
Outra dica é ser aberto e honesto, porque ajuda a criar relacionamentos bem mais saudáveis. Por fim, pratique a atenção plena e afaste de você a negatividade, entenda que o ciúme é parte.
Conclusão
O ciúme é algo normal e acontece todo dia, contudo o seu desafio é aprender a identificar a causa. Se você tiver essa capacidade, a superação acontece com rapidez e se for necessário, já que nem sempre é, você conversa com o parceiro e mantém uma relação saudável.