Skip to content Skip to footer

10 Dicas para Cultivar um Relacionamento Saudável e Duradouro

Ter um relacionamento saudável é a meta, é o caminho, acredite: passa por entender a relação como uma bandeira de três cores: 1) Branca; 2) Amarela; 3) Vermelha. Você é que irá definir se continuará na relação ou não.

Agora, responda: você acha que vale a pena consertar ou simplesmente abortar a relação? A resposta depende de vários fatores, mas por agora é preciso prestar atenção nesse artigo e aprender a ter um relacionamento saudável.

Relacionamento saudável: Quais são as atitudes perigosas?

Um relacionamento funciona como uma vida à parte, ou seja, duas pessoas podem fazer a relação dar certo ou errado. Nesse cenário, é crucial prestar atenção em um ponto: ambos estão na mesma sintonia.

Se a resposta for positiva, qualquer dificuldade pode ser superada e não há problemas em agir assim. Por outro lado, é preciso prestar atenção em como o relacionamento saudável pode ser atingido pelo casal.

Agora que você entendeu que a missão é ter uma relação cheia de sintonia, é preciso prestar atenção nas atitudes perigosas. Desse modo, dá para citar pelo menos 10 atitudes, a seguir confira do que se trata:

Possessão

Se a relação tem qualquer sentimento de posse, a chance de isso piorar com o tempo é muito grande. Ao mesmo tempo, é um dos sentimentos mais primitivos que existem e não vale a pena seguir em uma relação assim.

Uso de drogas e alcoolismo

Essa combinação ou apenas um desses componentes, pode ser terrível para a vida de qualquer relação. Afinal, alguém embriagado ou drogado tem mais chance de cometer crimes e prejudicar muito a vida de ambos.

Ainda tem o dia seguinte, que costuma ser terrível e a pessoa se torna bipolar, carente e isso prejudica o dia a dia no trabalho. Em outras palavras, se o seu par estiver passando por isso, o ajude a sair disso e, se ele não quiser, termine a relação.

Mentira

A mentira é parte da vida, infelizmente as pessoas mentem e é por isso que é preciso pensar no nível de mentira. Assim, se você perceber que o outro lado mente toda hora, o melhor caminho é não acreditar e terminar a relação.

Demonstrações de violência

Algum dia você já sentiu que o seu par romântico tem algum tipo de gatilho para a violência? Se a resposta for positiva, converse com ele (a) sobre a consulta em uma psicóloga e o ajude a sair dessa situação.

Caso não seja possível e não exista interesse da outra parte, não siga na relação. Lembre-se: pessoas você encontra outras, porém a sua vida é apenas uma e por isso é preciso valorizar a sua integridade física. 

Falta de amigos

Quando o seu companheiro não tem amigos, talvez signifique que falta nele um pouco de socialização. Análise a condição e veja se algum tipo de frieza acontece com você ou não, nem sempre é preciso terminar e pode ser só uma característica dele.

Incompatibilidade no relacionamento

Há relacionamentos que não dão certo e a razão para isso acontecer, quase sempre é a incompatibilidade na relação. Portanto, você deseja poupar dinheiro e construir uma casa, mas a outra parte prefere apenas viajar.

Embora pareça algo que pode ser contornado, perceba: um quer construir o futuro e outro pensa em viver o presente. Para esse tipo de situação, o ideal é ter uma conversa séria e ver o que rola, até o término não está descartado.

Comodismo

Um acomodado nada mais é do que alguém que se acostuma com as coisas e não procura melhorar. No relacionamento e durante o dia a dia, esse tipo de pessoa pode te ancorar na mesma e não trará crescimento para a sua vida.

Falta de confiança e competividade

Certamente que são pontos que exigem atenção, detalhe: existem casos em que a desconfiança é terrível para a relação. Nesse sentido, a pessoa começa a achar que sempre tem algo atrapalhando a relação e isso é terrível.

Quando a relação caminha para essa direção, a melhor opção disponível é simplesmente terminar a relação. Além disso, também tem a competividade e é algo prejudicial, que não ajuda a ter um relacionamento saudável.

Falta de intimidade

Por mais que pareça algo banal, alguém que não se abre totalmente e nem deixa que você se abra, é uma pessoa que não confia e nem te deixará confiar nele, então é preciso analisar e ver se isso pode ser mudado ou não.

Infidelidade

Sem qualquer tipo de julgamento, mas uma coisa precisa ser dita: o gatilho da infelicidade é complicado para a relação. No entanto, a escolha sobre continuar ou não é sua e não se esqueça: sempre pode acontecer outra vez.

O melhor caminho disponível é entender cada um dos cuidados citados neste texto e refletir. Por fim, se quiser passar pelo risco e julgar que é melhor seguir, continue, caso queira mudar, antes só do que mal acompanhado.

Conclusão

Um relacionamento saudável é como uma estrada e a pavimentação é de ambos, por isso é preciso que caminhem na mesma direção e que a relação seja uma prioridade. 

Quando isso acontece, qualquer coisa pode ser superada e, caso não aconteça, não tenha medo de reconstruir a sua vida. Pessoas vêm e vão, mas o que você fica é com o sentimento mais puro do seu coração.