Um dia no parque estavam um jovem e seu avô.
Enquanto os dois conversavam sobre a vida, o jovem disse que queria tocar os céus. O sábio avô apenas respondeu – “Então, antes, planeje a escada”.
O que avô queria dizer é simples: precisamos de metas. Sem metas não passamos de loucos correndo sem direção em um campo minado. Uma pessoa sem metas é como um trem sem trilhos.
Um novo ano está aí em nossa porta e para que ele seja melhor que 2019 devemos planejar.
Para ajudá-los a planejar melhor suas metas, vamos apresentar aqui uma ferramenta originalmente criada pelo pai da administração moderna, Peter Drucker, o chamado método SMART – que traduzido do inglês, significa INTELIGENTE.
O nome do método é um anagrama das palavras (em inglês) que definem os cinco conceitos que o formam: Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Tempo.
Veja como utilizar cada um dos conceitos para alcançar suas metas:
Específica
A meta deve conter os detalhes.
Por exemplo, se sua meta é reformar sua casa, coloque no papel como você quer que ela fique. Se desejar trocar de carro, imagine de qual marca será o próximo.
Com ar-condicionado ou sem?
Freios ABS?
Airbags?
Que ano?
Seja específico.
Mensurável
Metas devem ser mensuráveis.
Quanto você gastará para a reforma da casa ou para trocar de carro?
Lembre-se: o que não é mensurado, não pode ser administrado.
Atingível
Defina metas alcançáveis para que você possa planejá-las.
Não quero dizer que você não deve ser audacioso e arriscar. Mas você precisa fazer uma avaliação: como está seu nível de confiança? Quanto mais metas conquistadas, maior será sua motivação para realizar outras.
Relevante
As metas inteligentes são relevantes.
Elas causam mudanças positivas na sua vida e podem fazer parte de algo mais audacioso. Portanto, gaste seu tempo, força e dinheiro naquilo que realmente seja importante para você. Invista naquilo que tenha valor para sua vida.
Tempo
Defina dia, mês, ano e prazo para a realização da suas metas.
Você tem que ter em mente que todos esses conceitos estão intimamente ligados. Não adianta apenas especificar a meta e definir o tempo, por exemplo. É necessário que todos eles sejam aplicados.