Skip to content Skip to footer

Como a Prática da Gratidão pode Transformar sua Vida

Ter gratidão pela vida é muito mais fácil do que viver infeliz e reclamar de tudo o que acontece. É possível aumentar a felicidade, mas você sabe o que significa ser alguém feliz?

Se você acha que é estar feliz o tempo inteiro e com bem-estar, saiba que se trata de estar bem e se sentir satisfeito com a vida. Nesse cenário, é preciso ter um significado para a vida, valores e um propósito para estar vivo.

Quando você tem gratidão pela vida e entende que ser feliz é uma construção, ou seja, uma escolha, o cenário melhora. Desse modo, confira abaixo mais informações sobre isso e veja como se tornar alguém mais feliz.

O que acontece com o nosso corpo quando temos gratidão pela vida?

A satisfação leva à felicidade e isso proporciona coisas para a sua saúde. 

Portanto, a saúde física melhora e a pessoa tem mais ânimo para fazer um esporte, se alimentar melhor e cuidar mais de si mesmo.

A gratidão diminui a sua dor, pois você sabe que no dia seguinte poderá realizar aquilo que não fez hoje. Além disso, o sistema imunológico melhora e a razão é que você tem uma alimentação e um estilo de vida equilibrado.

Quando você tem gratidão pela vida e se sente grato, automaticamente o seu corpo tem respostas químicas melhores. Dessa forma, veja como o seu corpo se comporta quando você é grato por tudo o que acontece:

  • A gratidão ativa os seus neurotransmissores e um bom exemplo disso é a dopamina, que está associada ao prazer;
  • A serotonina também é beneficiada, por isso o seu humor também é regulado;
  • O cérebro também libera a ocitocina, que é um hormônio ideal para induzir sentimentos de confiança e generosidade;
  • A junção desses três componentes proporciona ao seu corpo a união social e o seu sentimento de conexão.

Agora que você entendeu como as respostas químicas acontecem, a melhor opção é descobrir como aumentar os seus níveis de gratidão pela vida.

Assim, dá para fazer através de três dicas simples, são as seguintes.

1 – Comece a mudança pelo seu interior

Não tem outra maneira de começar, que não seja mudando a si mesmo e não tentando mudar o mundo. Afinal, quando você muda o seu interior e tem uma mudança verdadeira, o seu entorno passa a ser diferente daquilo que era.

As condições não são as ideais e infelizmente, a sociedade não é justa, porque as injustiças existem e algumas pessoas tiram vantagens dela. E isso não vai mudar, pelo menos por enquanto a realidade está nisso e poderá continuar.

O seu desafio é contigo mesmo, e a mudança precisa começar pela gratidão a tudo o que acontece. Em outras palavras, se são injustos contigo e você sente vontade de ser injusto com os outros, não seja assim.

Agradeça pelo que fazem com você, porque o sentimento de ser mal e prejudicar os outros é muito grande. Por outro lado, mude o seu interior e saia de uma situação quando não te servir, pois, você será grato por poder mudar de opinião. 

2 – Agradeça por tudo o que te acontece

Agradeça a xícara de café cedo, seja grato pelo café da manhã e por ter pessoas maravilhosas ao seu lado.

A gratidão pela vida começa na sua vida e nem sempre é preciso externar, apenas seja grato por tudo o que acontece.

Quantas pessoas começam o dia e não sabem se terão comida para alimentar a sua família? Certamente que várias. Quantos jovens passam o dia todo e não conseguem um emprego! Muitos, por isso agradeça por ter um trabalho.

No fim da noite, independentemente da sua religião e da fé que tem, agradeça por aquele dia. No entanto, queira mais e use a gratidão como uma motivação para seguir em frente, rumo a conquista do seu objetivo.

3 – Faça exercícios para aumentar a gratidão pela vida

Escreva em um papel como a sua vida era há 10 anos e como está hoje. 

Enumere as conquistas que você possui e use fotos para lembrar, por isso faça um mural para olhar aquilo e ser grato pela pessoa que você se tornou.

Olhe ao seu redor e contemple os pássaros, árvores e realize uma colagem de tudo o que te aconteceu. Além disso, crie uma caixa de gratidão e coloque as suas conquistas, mas não se esqueça do que deseja conquistar.

Marque uma visita ou um encontro com as pessoas que mudaram a sua para melhor. Afinal, através disso é possível saber onde você está e aonde deseja chegar, porém, sem se esquecer de tudo o que te formou.

Conclusão

A gratidão pela vida é uma forma de viver no presente com as experiências do passado para construir o futuro. 

Olhar para toda a sua trajetória e ser grato pelas experiências boas é fácil, entretanto nem só de vitórias é a vida e muitas coisas foram aprendidas nas derrotas, então agradeça por tudo o que te aconteceu.