Personalidade ISFP: Como é ser o tipo de Personalidade Aventureiro

Personalidade ISFP: Como é ser o tipo de Personalidade Aventureiro

A personalidade ISFP traz um senso constante de aventura e adoram as artes, embora não se sintam pessoas incríveis.

O gosto por aventura está presente e faz com que eles se destaquem nos ramos que escolherem.

Alguém com o perfil aventureiro pode se sentir muito bem de estar pintando um quadro em uma mata. Nesse cenário, a utilização da estética é positiva e auxilia a ter escolhas que se pautem por aquilo que é mais bonito.

A maioria das ações empurram para os limites da convenção social e detalhe: há um gosto especial por mudar as expectativas tradicionais. As experiências de beleza estão presentes e é um traço da personalidade ISFP.

Como é ser da personalidade ISFP?

A alegria está em ser quem é, sendo essa visão a principal característica que o ISFP possui. Sendo assim, o mundo é sempre cheio de cor e deve ter uma quantidade de sensualidade, mas sempre varia de acordo com a hora da vida.

A reinterpretação das conexões é uma necessidade e, na maioria dos casos, deve vir acompanhada de uma reinvenção do que já foi feito. A procura é por experimentar algo novo e descobrir várias formas de fazer a mesma coisa.

Acredita-se que apenas a personalidade ISFP é que consegue ter um nível tão elevado de releituras do que foi feito. Ainda mais por todos os movimentos, a realidade é que o perfil é dos mais espontâneos que existem.

Para entender o perfil aventureiro, imagine alguém imprevisível e multiplique por dois, o resultado já indica. Entretanto, algumas características auxiliam a saber melhor e vou te contar algumas delas no decorrer desse texto.

Difícil expressão em palavras, facilidade em ações

Compreender o perfil aventureiro não é tarefa simples, porque o perfil não se expressa bem falando e nem escrevendo. Por outro lado, basta prestar atenção nas ações ou artes e você entende facilmente qual é a intenção.

O agora é a única coisa que vale

O ISFP vive o momento e sempre com elegância, mas sem qualquer tipo de planejamento e tampouco preparação. É como se a pessoa tivesse uma imersão na arte e não trata-se de planejar aquilo que será feito.

O “agora” é vivido intensamente e a proposta é aproveitar o impulso, agindo sempre dessa maneira. Do mesmo modo, a ideia não é deixar à vontade morrer e o ideal é ser arrebatado por tudo aquilo que está sendo feito.

A personalidade ISFP não planeja viver o momento, pois é algo natural e que não tem relação com isso. No entanto, a entrega se dá para aquela ação e o ideal é saber que o perfil tem capacidade para realizar as ações.

O talento é um dos mais elevados entre todos os perfis e faz com que exista uma espécie de “concretização artesanal”. A afinação entre todas as peças que estiverem presentes, como você imagina, é algo bem forte nesse perfil.

Sempre amável, independente da condição

É primordial saber que o ISFP é amável e acredite: pouquíssimas pessoas podem competir com o amor nesse momento. Da mesma forma, a simpatia faz com que exista a capacidade de motivar os outros a sua volta.

O sofrimento e as dores dos demais são sentidas, pois traz muita empatia para ser usada em todas as situações. Contudo, o maior problema é falar e nisso há um problema: o perfil Aventureiro não sabe se expressar muito bem.

A personalidade ISFP é aventureira e pode causar um sentimento de introversão, fazendo os outros pensarem que você é reservado. Falar não é algo gostoso para esse perfil e muitos preferem expressar de outra maneira.

Você já descobriu seu Ikigai?

Tudo que tiver relação com as artes conta com pessoas da personalidade ISFP

A quantidade de artistas que tem esse perfil é grande e pode ser em vários segmentos possíveis da arte. Portanto, a dança e a música estão inclusas nisso, fazendo com que a própria o “mundo” se resume às criações.

Vale destacar um detalhe: nem todos são assim e lembre-se que podem existir alguns perfis diferentes. A ocupação pode ser escolhida e existe um ponto perigoso: muitos perfis aventureiros decidem abandonar a escola.

Por exemplo: se a ideia for tocar em uma banda de Rock, o adolescente não tem qualquer medo de deixar de ir para escola. Max e Igor Cavalera fizeram isso, fundando a maior banda de Metal do Brasil: Sepultura.

O principal interesse da personalidade ISFP é referente a natureza e pode ser pelo pastoril ou mesmo bucólico. Outra profissão importante e que muitos escolhem, é a de animais e precisa ser aqueles selvagens: cobras e onças.

Liberdade ao extremo

O ISFP é visto como alguém bastante otimista e que possui uma animação na própria vida, certo!? A liberdade é usada ao extremo e o perfil aventureiro é voltado para soluções, jamais se prendendo ao problema.

Exemplos famosos desse perfil

Rembrandt, um dos maiores pintores da história, é um exemplo desse perfil é só para você ver o nível elevado. O holandês é para muitos o maior da história e conseguia pintar rostos com um nível alto de qualidade.

Toscanini é outro e traz muitas características que já foram citadas ao longo deste texto. Em resumo, é como se a pessoa vivesse em um mundo só dela e escolhesse algo para reproduzir essa visão tão diferenciada do mundo.

Quais são os pontos fortes da personalidade ISFP?

Como todas as personalidades, o perfil Aventureiro é conhecido por possuir qualidades e não são poucas. É necessário conhecer algumas delas e o recado que fica é sempre no sentido de procurar utilizar, veja a lista:

  • Alegria
  • Confiança
  • Flexibilidade
  • Observação
  • Realismo
  • Sensibilidade

Seja na vida pessoal ou profissional, ser alegre, confiante e adaptar-se às mudanças é sempre uma característica positiva. Existem outros pontos fortes e a melhor alternativa é não deixá-los guardados, concorda comigo!?

Pontos fracos do perfil aventureiro

Para finalizar o texto, é primordial mostrar algumas armadilhas que o perfil aventureiro tem e pelo cinco se destacam. Em outras palavras, é chegada a hora e o momento de conferir os pontos considerados como fracos:

  • Autocrítica ao extremo
  • Baixa assertividade
  • Dificuldade para se expressar verbalmente
  • Ingenuidade
  • Perfil pouco crítico

O mais importante é prestar muita atenção nas questões citadas acima e melhorar cada um desses pontos fracos. Afinal, a personalidade ISFP tem as qualidades e o ideal é procurar aproveitar cada uma delas, não é mesmo!?

Por: Nuno Cruz

Quer Agendar uma Sessão de Coaching? Está pronto para essa transformação?

Agende sua sessão de Coach! Preencha o formulário de contato, ou se preferir, envie uma mensagem via WhatsApp para +351 911 752 631.

Recomendo que também leia:

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contacto conosco.

Mandala Ikigai

Comentários

  1. Pingback: MBTI: Entenda o que é MBTI e faça o Teste de personalidade | Nuno Cruz

Adicione um comentário