Personalidade INFP: Como é ser o tipo de personalidade INFP

Personalidade INFP: Como é ser o tipo de Personalidade Mediador

A personalidade INFP, também conhecida como personalidades de Mediador, traz um senso grande de idealismo em cada atitude. Ao mesmo tempo, a pessoa pode ser a pior e sempre encontra bondade do INFP.

A procura por melhorar a vida de todos está presente e esse perfil também é bastante calmo, reservado e tímido. Portanto, os mediadores possuem uma chama interior e oferecem uma paixão que pode fazer brilhar.

Acredita-se que apenas 4% da população possui a personalidade INFP e disso é que surge o sentimento de incompreensão. A meta do texto é trazer um panorama geral sobre esse perfil, porque muitas pessoas são assim.

Personalidade INFP: A Calma é o caminho

Em primeiro lugar, a personalidade INFP traz sempre um pensamento sobre a calma e deve ser agradável para os outros. Entretanto, a timidez está presente e é disso que surge a busca por ser bem mais reservado.

O perfil de Mediador faz com que exista muita capacidade para querer bem e não é encontrada em outros tipos de personalidade. O aprofundamento em cada atitude, como você sabe, é crucial para usufruir dessa característica.

A personalidade INFP trata de um perfil “idealista” e é o que orienta todos os demais passos. Vale muito a pena pensar nisso e conhecer outras questões sobre o “Mediador” e abaixo separei cinco pontos inclusos nisso.

Senso de Honra: O comprometimento é sempre com o que é correto

Primeiramente, o “senso de honra” está presente e é um dos principais valores internos do perfil de “Mediador”. Por outro lado, se preocupa com as outras pessoas e só decide algo se for ser benéfico para todos os envolvidos.

O entendimento das causas, à primeira vista, está presente e é o que direciona os sacrifícios em prol de alcançar os objetivos. A busca pela unidade em sua vida, seja de corpo ou alma, é o que permeia o andamento da vida.

Uma das características é sempre se pautar por um motivo sutil, mas quase ninguém percebe tal fato. A personalidade INFP busca o lado “certo”, e a preocupação com o “nega” também deve estar presente.

Quando chegar a hora de buscar por processos, a realidade é que lógica é utilizada ao máximo. Se a pergunta for má, a resposta desse perfil será boa e o mesmo vale para todos os outros campos da própria vida.

A procura pela liberdade é uma prerrogativa desse tipo de personalidade, a diferença é que deve vir pautada pela lógica. Na hora de aplicar cada uma dessas estratégias, a personalidade impõe sempre o pensamento no próximo.

Personalidade INFP no trabalho: agradável demais

Personalidade INFP: Como é ser o tipo de personalidade INFP

Na parte profissional, a personalidade de “Mediador” aprecia bastante as ideias novas e sempre com informações modernas. Em seguida, a consciência faz com que ele pense, antes de tomar decisões, nas pessoas envolvidas.

Por se dar bem com a maioria, a realidade é que esse perfil consegue separar a parte profissional do lado pessoal. Em resumo, o profissional se doa ao máximo no trabalho, porém tem pessoas que não são amigas, certo!?

Esse profissional gosta de trabalhar sozinho, porque não curte as interrupções constantes. Vale destacar que tem paciência para trabalhar com outras pessoas e até erra com fatos, jamais com os valores que preza.

Escolha da carreira depende de vários fatores

É importante entender, antes de mais nada, que a escolha da carreira não é feita com base no “achismo”. Nesse cenário, os valores são considerados e algumas áreas são mais indicadas para esse perfil.

Você já descobriu seu Ikigai?

Um trabalho de Missionário, por exemplo, voltado para a religião, é sempre um perfil que contempla a personalidade INFP. Da mesma forma, o ensino e a psiquiatria são excelentes caminhos para que o potencial seja utilizado.

Profissionais que exijam concentração, como por exemplo, a psicologia e a arquitetura são caminhos adequados. O INFP também sabe fazer alguns “sacrifícios” e tem condição de ascender profissional ou até academicamente.

Profissões ligadas a arte, seja na atuação ou na composição de músicas, também são belas alternativas para esse perfil. Por mediar, o INFP pode emular sensações e sentimentos, afinal está entre os dois lados.

Pontos fortes e armadilhas da personalidade INFP

Certamente que a personalidade INFP traz alguns pontos fortes e tem algumas armadilhas, não é mesmo!? Ou seja, é necessário conhecer algumas dessas características e confira que trata-se desses dois pontos:

  • Pontos fortes
    – Atenção;
    – Busca pela união das pessoas;
    – Criatividade;
    – Curiosidade;
    – Flexibilidade;
    – Idealismo;
    – Persuasão;
    – Sensibilidade e Visão.

  • Armadilhas
    – Basta reflexão e quase nenhuma ação;
    – Dificuldade para dizer não;
    – Facilidade para perder um senso de lógica dos fatos;
    – Implantação de planos;
    – Perfeccionismo ao excesso e Tendência a isolamento.

Agora que você já sabe os pontos fortes, tem condição de mantê-los e buscar evoluir cada um deles. Entretanto, considere as armadilhas e procure melhorar, porque é disso que pode sair o diferencial que você já tem.

Relações: Compromisso com as obrigações

Por fim, a personalidade INFP tem muito compromisso com as obrigações que já foram assumidas. Do mesmo modo, a harmonia está presente e os esforços são orientados para a resolução dos conflitos sempre pela conversa.

O INFP é sensível aos que os demais sentem e a busca é por agradar, mesmo que custe a renúncia de algo. Dentro de um relacionamento amoroso, existe a dificuldade para conciliar a vida conjugal com as obrigações do trabalho.

Outra característica desse perfil é a mediação entre o lado bom e o medo disso acabar um dia. O uso de um sacrifício pode trazer sensações negativas e aquele sentimento de “precisar pagar no futuro”.

Aquelas demonstrações de sentimentos públicas, nem sempre é uma bela alternativa e o sentimento é demonstrado indiretamente. Quem ama cuida e o mediador sempre vai mediar os lados, mas nunca para de cuidar do outro.

Nos casos das relações com familiares e amigos, a realidade é que o lar se torna praticamente um castelo. Todavia, a proteção no lar acontece e é praticamente um “devoto” da família, independente do que possa acontecer.

A dedicação aos amigos acontece e nunca “vem sozinha”, já que engloba também a simpatia e a adaptabilidade. Em outras palavras, é muito simples de conviver com essa personalidade e por isso que o nome é de mediador.

Dentre todos os relacionamentos, as decisões são tomadas sempre pensando nas demais pessoas. A mudança acontece apenas quando esse “sistema de valores” for quebrado, e, nesse caso, a racionalidade falará mais alto.

A personalidade INFP é bem tranquila e só muda se existir algum tipo de violação, porém nada que não possa ser resolvido. Por ser um mediador, a ideia é sempre resolver conflitos com conversa e evitando brigas.

Por: Nuno Cruz

Quer Agendar uma Sessão de Coaching? Está pronto para essa transformação?

Agende sua sessão de Coach! Preencha o formulário de contato, ou se preferir, envie uma mensagem via WhatsApp para +351 911 752 631.

Recomendo que também leia:
Mandala Ikigai

Comentários

  1. Pingback: MBTI: Entenda o que é MBTI e faça o Teste de personalidade | Nuno Cruz

Adicione um comentário