Personalidade ESTP: Como é ser o tipo de Personalidade Empresário

Personalidade ESTP: Como é ser o tipo de Personalidade Empresário

A personalidade ESTP é considerada o perfil do Empresário e tem um impacto quase imediato nos demais a volta.

A melhor maneira de saber quem tem esse perfil é em uma festa e a pessoa tente se enquadrar.

Durante o evento, pouco importa os grupos e o perfil vai se encaixar independente daquilo que possa acontecer. No entanto, o perfil procura rir e entreter com um humor mais direto, não deixando de ser terroso.

Por gostar de ser o centro das atenções, a personalidade ESTP gosta muito de aparecer e encorajar os outros a serem assim também. Dessa forma, confira abaixo como é ser desse modo e as características principais do grupo.

Como é ser o tipo de personalidade ESTP?

Certamente que o perfil empresário é visto por todos como alguém que parte para a prática e não mede esforços para conquistar os objetivos. Um bom exemplo de pessoa com esse perfil é o americano Thomas Edison.

A conversa é bem enérgica e possui uma excelente dose de inteligência, porque decide apenas sair e realizar os projetos. Desse modo, veja as principais características que a personalidade ESTP tem.

Perfil voltado para a ação

O ESTP é alguém voltado totalmente para ação e gosta de fazer as coisas acontecerem, sem maiores problemas. Portanto, a “bola rola” e a “equipe faz o gol”, evitando aquelas reflexões que não levam a soluções praticáveis.

O perfil Empresário é alguém realizador e tem a sua excepcionalidade voltada para solucionar adversidades. Uma palavra que descreve essa personalidade é a seguinte: “desbravador de sonhos e exímio realizador de cada um deles”.

Monotonia nunca é bem-vinda

Ao redor dessa personalidade, a vida não é parada e alguns pontos são essenciais: atração, amizade e teatro. Da mesma forma, a rotina comum nem sempre é excitante e precisa ser usada algo teatral para que melhore.

A sofisticação é artística e traz uma suavidade para realizar as tarefas, tornando-se a pessoa alguém hábil para manejar o ambiente externo. As motivações são percebidas e podem trazer um senso de hipersensibilidade.

Às sutilezas são percebidas por esse perfil e a pessoa é perito em usar a capacidade para observar o que o cliente deseja. Embora a pessoa não preste atenção nos demais, a realidade é que a pessoa pensa nas ações.

Por gostar de ter bom humor e possuir esperteza, a personalidade ESTP percebe bem os sinais das outras pessoas. Basicamente, é como se esse perfil estivesse à frente dos demais e consiga antecipar o que pode ser adequado.

Cada informação é obtida para um fim e trata-se de usar para conquistar os objetivos traçados desde o começo. Acredita-se que seja uma das personalidades com “nervos de aço” e envolve as outras pessoas.

Algumas pessoas acham isso perigoso, já que o perfil gosta de viver no limite, e não veem com bons olhos. A realidade é que o ESTP também é conhecido como alguém pragmático e que busca realizar as ações quanto antes.

Bom iniciador de projetos, mas não presta muita atenção nos detalhes

Em primeiro lugar, essa personalidade é voltada para iniciar empreendimentos e é um administrador bastante itinerante. Do mesmo modo, você consegue trazer empresas para sair do vermelho quanto antes.

É possível “vender uma ideia” ou mesmo um projeto de uma maneira em outro não consiga entender do que se trata. Entretanto, pode ser que os outros não gostem disso e nem consigam entender qual é a proposta.

Você já descobriu seu Ikigai?

Pouco compreendido por outras empresas

Vale lembrar que poucas empresas conseguem entender a ideia que o ESTP deseja e nem como aproveitar esse potencial. Quando for realizar essas tarefas, algumas pessoas podem não entender bem as qualidades do perfil.

Pela falta de incapacidade de acompanhar os detalhes, a realidade é que pode trazer muita redundância para os projetos. A realidade é que a personalidade ESTP precisa de alguém do lado que acompanhe os detalhes.

Entusiasmo é uma característica da personalidade ESTP

A capacidade empreendedora precisa ser estudada e uma empresa pode aproveitar isso. Contudo, caso não seja usada para um fim construtivo, a verdade é que as energias precisam ser canalizadas para trazer entusiasmo.

Viva o presente, viva a outra parte da relação e viva a família

A proposta do perfil é viver o presente e isso vale para todas as relações possíveis de se ter na vida. Ou seja, traz muita excitação e muitas surpresas para os relacionamentos, sendo risonho, alegre e muitas histórias para a vida.

O charme é irradiado e nada deve ser entendido como algo suficiente para os amigos, porque a família fica, quase sempre, em segundo plano. A outra parte é vista como um objeto e que não tem um comprometimento profundo.

As relações são bem condicionais e a proposta é simples: entender o benefício que o relacionamento traz. Todavia, tudo aquilo que for ganho, automaticamente, será repartido entre as partes que compõem o namoro.

O mistério está presente na realidade e o perfil Empresário pode não se abrir facilmente para as outras pessoas. As pessoas até conseguem saber que a personalidade é diferente, mas nem sempre conseguem entender isso.

A personalidade ESTP não consegue ficar sozinha por muito tempo e sempre busca algo que a excite para a vida. Tudo o que traz felicidade é bem-visto e traz um ar diferenciado para esse perfil, não é mesmo!?

Os relacionamentos, inclusive para a família, devem trazer um ar diferente para a relação e a busca por emoção é grande. Alguém com esse perfil pode surpreender a namorada, porém a intenção é trazer emoção para ele mesmo. 

Quais são as principais características que a personalidade ESTP tem?

Por fim, é necessário entender quais são aquelas diferenças que o perfil Empresário tem e dá para citar ao menos sete. Nesse cenário, é crucial saber um pouco mais sobre cada um deles e as características que estão inclusas:

  • Busca por resultados;
  • Espontaneidade;
  • Pragmatismo;
  • Praticidade;
  • Racionalidade:
  • Realismo;
  • Senso de observação.

Os pontos fortes devem ser utilizados ao máximo e a proposta é simples: tirar vantagens por meio disso. Por outro lado, existem aquelas armadilhas e que devem ser evitadas, já que é algo perigoso, dá para citar

  • Baixa atenção as desambiguações que os problemas têm;
  • Baixa conclusão das tarefas;
  • Falta de cumprimento dos prazos;
  • Impaciência;
  • Uso constante da improvisação.

Na hora de entender a personalidade ESTP, não se esqueça de melhorar cada um desses pontos negativos. Enfim, pensar nisso é fundamental a auxiliar a obter melhores resultados melhores do que os traçados desde o início.

Por: Nuno Cruz

Quer Agendar uma Sessão de Coaching? Está pronto para essa transformação?

Agende sua sessão de Coach! Preencha o formulário de contato, ou se preferir, envie uma mensagem via WhatsApp para +351 911 752 631.

Recomendo que também leia:

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contacto conosco.

Mandala Ikigai

Comentários

  1. Pingback: MBTI: Entenda o que é MBTI e faça o Teste de personalidade | Nuno Cruz

Adicione um comentário