INTJ – O Arquiteto, introvertido, intuitivo, pensante e julgador

Uma Visão Geral da Personalidade Tipo INTJ

INTJ (introvertido, intuitivo, pensante e julgador) é um dos 16 tipos de personalidade identificados por uma avaliação de personalidade chamada  Myers-Briggs Type Indicator (MBTI)

Às vezes chamadas de “Arquiteto” ou “Estrategista”, as pessoas com personalidades INTJ são altamente analíticas, criativas e lógicas.  

De acordo com o psicólogo David Keirsey, desenvolvedor do Keirsey Temperament Sorter, cerca de um a quatro por cento da população tem um tipo de personalidade INTJ.

Pessoas com o tipo de personalidade INTJ são imaginativas e decisivas, ambiciosas, ainda que privadas, curiosamente curiosas, mas estes não desperdiçam sua energia.

Com uma sede natural de conhecimento que se mostra no início da vida, os INTJ são muitas vezes dadas o título de “bibliófilo” como crianças.

Embora isso possa ser intencionado como um insulto pelos seus colegas, eles mais do que provável se identificam com ele e se orgulham dele, desfrutando muito do seu amplo e profundo conhecimento.

Os INTJ gostam também de compartilhar o que eles sabem, confiantes em seu domínio sobre os temas escolhidos, essas personalidades preferem projetar e executar um plano brilhante dentro de seu campo, em vez de compartilhar opiniões sobre distrações “desinteressantes” como fofocas.

Os INTJ são capazes de viver com óbvias contradições que, no entanto, fazem completo sentido – pelo menos a partir de uma perspectiva puramente racional.

Mas isso é porque as pessoas com o tipo de personalidade do Arquiteto tendem a acreditar que com esforço, inteligência e consideração, nada é impossível, enquanto, em simultâneo, eles acreditam que as pessoas são muito preguiçosas, míope ou egoístas para realmente alcançar aqueles resultados fantásticos.

No entanto, essa visão cínica da realidade provavelmente não parará o Arquiteto que está interessado em alcançar um resultado que eles acreditam ser relevante.

Os INTJ irradiam autoconfiança e uma aura de mistério, e suas observações perspicazes, ideias originais e formidável lógica lhes permitem fazer mudanças com pura vontade e força de personalidade.

Às vezes, parece que os INTJ estão empenhados em desconstruir e reconstruir todas as ideias e sistemas com os quais entram em contato, empregando um senso de perfeccionismo e até moralidade nesse trabalho.

Portanto qualquer pessoa que não tenha o talento para acompanhar os processos dos INTJ, ou pior ainda, não conseguem ver o seu ponto de vista, é provável que perderão imediatamente e permanente o seu respeito.

Regras, limitações e tradições são um anátema para pessoas com o tipo de personalidade do INTJ – tudo deve estar aberto para questionamentos e reavaliações, e se os INTJ verem uma maneira, eles irão agir unilateralmente para promulgar seus métodos e ideias tecnicamente superiores, às vezes insensíveis e quase sempre heterodoxas.

Uma Pessoa Consegue Refletir Mais Quando Está Viajando Sozinha

Surpreendentemente os INTJ são brilhantes e confiantes com grande conhecimento, que tomaram o tempo para entender, mas, infelizmente, o contrato social provavelmente não será um desses assuntos.

Funções cognitivas

O MBTI identifica preferências em quatro dimensões principais:

  1. Extrovertidos (E) vs Introvertidos (I)
  2. Racionais (T) vs Sentimentais (F)
  3. Intuitivos (N) vs Sensores (S)
  4. Julgadores (J) vs Percebedores (P)

Com base na teoria da personalidade do psicanalista Carl Jung, o MBTI também utiliza o que é conhecido como uma pilha funcional para compreender cada personalidade. 

Cada uma das quatro funções principais está voltada para dentro (introvertida) ou voltada para fora (extrovertida). Para cada tipo de personalidade, essas diferentes funções cognitivas se combinam e interagem de várias maneiras.

Cada tipo possui uma função dominante que define o tom para aquele tipo específico de personalidade. 

Além dessa função dominante, as funções auxiliar, terciária e inferior desempenham papéis de apoio na formação das características da personalidade de um indivíduo.

Assim sendo, as mentiras piedosas e as pequenas conversas são difíceis o bastante para este tipo de personalidade que almeja verdade e profundidade, mas os INTJ podem ir tão longe até o ponto de achar que muitas convenções sociais são completamente estúpidas.

Ironicamente, muitas vezes é melhor para eles permanecerem onde se sentem confortáveis – fora do centro das atenções – onde a confiança natural predominante nos INTJ.

Quando estes trabalham com algo familiar, pode servir como seu próprio farol, atraindo as pessoas, romanticamente ou de outras formas, com os mesmo temperamento e Interesses.

INTJs contam com quatro funções cognitivas principais: 

Ni – Intuição Introvertida

Ni é como um processador de segundo plano que pode calcular e processar informações sem precisar trabalhar conscientemente em cada parte do pensamento. 

É facilmente capaz de ver dez passos à frente e prever o que pode acontecer no futuro. 

Os tipos Ni-dominantes são capazes de acessar muitas partes do cérebro de uma vez para encontrar uma solução ideal para novos problemas. 

Como Ni é a principal função do NiTe, todo o resto é dito para servi-lo.

Sensação Extrovertida

Se é a última função do NiTe. Como última função, inerentemente não é tão forte quanto as outras funções. 

Se é o lado mais concreto do NiTe que permite que eles se conectem ao mundo ao seu redor. 

Ter ela por último significa que o NiTe pode ser facilmente drenado se tiver que se envolver ativamente com as pessoas ou com o mundo ao seu redor por longos períodos de tempo.

Te – Pensamento Extrovertido

Te permite que o NiTe atue eficientemente em todas as áreas da vida. 

É o principal processo de tomada de decisão do NiTe, o que significa que, se uma decisão for necessária no momento, eles vão confiar no que faz mais sentido objetivamente. 

Como Te é a principal função externa, geralmente é a primeira coisa que outras pessoas notarão sobre o NiTe.

Fi – Sentimento Introvetido

Fi é a terceira função do NiTe. É o processo secundário de tomada de decisões do NiTe e pode levar mais tempo para chegar a uma conclusão do que Te faz. 

Por ser um processo interno, ele gosta de refletir sobre todos os detalhes antes de decidir. 

Fi é o que diz ao NiTe como eles se sentem ou como os outros podem se sentir em relação a uma coisa em particular. 

Pode funcionar como um sistema de alerta quando Te acha que uma decisão faz sentido, mas Fi sabe que é uma má ideia.

Os Pontos fortes do INTJ

Mente rápida, imaginativa e estratégica – os INTJ se orgulham de suas mentes e aproveitam todas as oportunidades que podem para aprimorar seus conhecimentos. 

Isso mostra a força e a flexibilidade de seu pensamento estratégico. 

Altamente curiosos e sempre prontos para um desafio intelectual, os INTJ veem as coisas de muitos ângulos diferentes. Personalidades do arquiteto usam sua criatividade para planejar possibilidades imprevistas.

Alta autoconfiança

Desse modo os INTJ confiam em seu racionalismo acima de tudo, então, quando decidem algo, não têm razão para duvidar de suas decisões ou percepções. 

Isso cria um estilo de comunicação honesto e direto que não é prejudicado pelo que os outros esperam deles. Quando os INTJ estão certos, eles estão certos e nada mudará esse fato. 

Seja uma pessoa, um processo ou eles próprios cujo curso precisa ser corrigido, eles se manterão firmes e não o terão de outra maneira.

Você já descobriu seu Ikigai?

Independente e Decisivo 

Essa criatividade, lógica e confiança formam indivíduos que se posicionam por conta própria e assumem a responsabilidade por suas ações. As figuras de autoridade não impressionam os INTJ, nem as convenções sociais. 

E não importa o quão popular algo seja, se eles tiverem uma ideia melhor, os arquitetos se opõem a qualquer um que eles precisem para promover seu plano. 

Afinal, uma ideia é racional ou está errada – e eles ficam felizes em aplicar esse padrão a si mesmos.

Trabalho árduo e determinado 

Se algo despertar o interesse deles, as personalidades do arquiteto podem ser muito dedicadas ao trabalho. 

Freqüentemente, dedicam longas horas e um esforço intenso. Os arquitetos são orientados para objetivos e, se as tarefas levam a algo claro e relevante, eles se esforçam para realizá-las.

Mente aberta

Sendo assim, os INTJ estão abertos a novas ideias, desde que sejam bem discutidas. 

Pessoas com esse tipo de personalidade estão até (talvez especialmente) abertas a idéias que vão contra as suas próprias, se o pensamento for sólido. 

Freqüentemente, eles aplicam sua abertura e independência ao pensar em questões como estilos de vida alternativos. 

Misture isso com sua antipatia por regras e tradições, e é fácil ver como os INTJ podem se inclinar para visões sociais mais tolerantes.

As Fraquezas do INTJ

Arrogante 

As personalidades do INTJ podem levar sua confiança longe demais. 

Já que eles podem acreditar erroneamente que consertaram todos os problemas de um problema e, em seguida, encerrar o dia, rejeitando as opiniões opostas daqueles que acreditam ser intelectualmente inferiores. 

Com seu desrespeito pelos padrões sociais, os INTJ podem ser insensíveis ao dar suas opiniões se não estiverem atentos à sua atitude e habilidades sociais menos desenvolvidas.

Julgamento 

Sem dúvida, os INTJ têm total confiança em seus processos de pensamento porque os argumentos racionais são quase por definição corretos – pelo menos em teoria. Na prática, as considerações emocionais e a história são extremamente influentes. 

Um ponto fraco para pessoas com o tipo de personalidade do INTJ é que eles classificam esses fatores e aqueles que os adotam como ilógicos. 

Freqüentemente, os descartam como pessoas que pensam de maneira inferior. Isso pode tornar quase impossível que outras pessoas sejam ouvidas.

São Excessivamente Analítico

Um tema repetido ao discutir os pontos fortes dos INTJ é suas habilidades analíticas. 

Mas essa força pode falhar quando a lógica não é o fator mais importante. 

Os relacionamentos, em todas as suas complexidades, freqüentemente resistem a explicações simples. 

Os INTJ podem ser altamente críticos e, às vezes, atingir um alto nível de meticulosidade ao lidar com outras pessoas. 

Por isso, nesse ponto, muitas pessoas – com exceção de amigos extremamente leais e compreensivos – provavelmente fugirão, às vezes para não serem vistas novamente.

Odeiam Ambientes Altamente Estruturados

Os INTJ odeiam seguir cegamente … qualquer coisa … sem entender por quê. Eles têm uma aversão maior por figuras de autoridade que andam forçando outras pessoas a obedecer a leis e regras sem entender o propósito dos próprios padrões. 

Os arquitetos provavelmente não se darão bem com quem prefere como as coisas “sempre foram”. 

Entretanto, por não seguir os padrões – mesmo quando isso pode não ser um grande problema – os INTJ podem tornar suas vidas mais difíceis do que deveriam.

Inconsciente nos Relacionamentos

Esse ressentimento em relação às regras e sua tendência de analisar e julgar demais, até o ponto da arrogância, resulta em um tipo de personalidade frequentemente sem noção no namoro. 

Mesmo que tenha um novo relacionamento, dura o suficiente para que os INTJ entendam o que está acontecendo e como se comportar é difícil. Esforçar-se com as maneiras a que os INTJ estão acostumados só pode piorar as coisas e, infelizmente, é comum que eles simplesmente desistam da busca pelo amor. 

Sobretudo ironicamente, esse estado mais relaxado é quando eles estão no seu melhor e só então têm maior probabilidade de atrair aquela pessoa especial sem esforço.

Amigos como almas gêmeas intelectuais

Na amizade, as pessoas com personalidade do tipo INTJ procuram uma alma gêmea intelectual mais do que qualquer outra coisa.

Pessoas que não estão preparadas para esse tipo de relacionamento são vistas como chatas. Os INTJ precisam compartilhar suas ideias expansivas; fazer conversa fiada crônica é algo que eles geralmente evitam.

Com apoio emocional, os INTJ estão longe de ser bons em oferecer conforto. Eles esperam que seus amigos façam o mesmo. Quando as situações emocionais acontecem, os INTJ podem não ter ideia de como lidar com elas. 

Eles podem não ter ideia do que fazer. Essa repentina falta de noção vai contra sua habilidade usual de tomar decisões com calma e racionalidade e pode deixá-los seriamente desequilibrados.

Nem sempre é fácil fazer amizade com INTJ. Em vez das regras e comportamentos sociais usuais, os INTJ procuram amigos que valorizem o intelecto, a honestidade e o desejo de crescer e aprender. 

Os INTJ são brilhantes e sempre querem se aprimorar, e esperam que seus amigos compartilhem dessa atitude. Qualquer um que falhe nisso é rotulado de chato. 

Entretanto qualquer pessoa com essas qualidades provavelmente também aprecia os INTJ, formando amizades fortes e emocionantes que resistem ao teste do tempo.

Como cônjuge, o INTJ tende a gerar harmonia e ordem em seu lar e em seus relacionamentos. É o tipo mais independente que existe.

Confia em sua intuição a respeito dos outros, quando faz escolha de amigos e parceiros conjugais, mesmo diante das evidências contraditórias e da pressão das outras pessoas.

Portanto pode parecer frio(a), reservado(a), sem reação, quando de fato você é sensível aos sinais de rejeição daqueles a quem quer bem.

Em situações sociais, o INTJ pode negligenciar a observação de rituais destinados a colocar os outros à vontade. Nos seus relacionamentos interpessoais, tende a se sair melhor em situações de trabalho do que na recreação.

Sendo bastante independente, tem uma grande necessidade de autonomia. A indiferença ou mesmo as críticas alheias, de uma maneira geral, não o(a) preocupam se acredita que está com a razão. Também tem necessidade de privacidade.

Quer Agendar uma Sessão de Coaching? Está pronto para essa transformação?

Agende sua sessão de Coach! Preencha o formulário de contato, ou se preferir, envie uma mensagem via WhatsApp para +351 911 752 631.

Recomendo que também leia:
Mandala Ikigai

Comentários

  1. Pingback: Personalidade ISTJ: Como é ser o tipo de personalidade Logístico

  2. Pingback: Personalidade ENTJ: Como é ser o tipo de personalidade Comandante

Adicione um comentário