11 Dicas Essenciais de Gestão de tempo para empreendedores Digitais

11 Dicas Essenciais de Gestão de tempo para empreendedores Digitais

A gestão de tempo para empreendedores é um assunto fundamental para qualquer empreendedor, concorda comigo!? O ponto principal é o seguinte: sem organizar a sua vida, gerir o rendimento será algo impossível.

A palavra da vez é “organização” e detalhe: não dá para achar que é algo que pode ficar para depois. Nesse cenário, o ideal é que você comece a entender a partir de agora que a hora de mudar a sua vida é esta.

A proposta de melhorar a gestão de tempo para empreendedores digitais consiste em seguir as próximas 11 dicas. Dessa forma, como o Brasil é o país do futebol e esse esporte é usado para tudo, veja como montar um time campeão.

Qual a escalação do time campeão para otimizar a gestão de tempo para empreendedores?

São 24 horas para trabalhar, alimentar-se, praticar atividade física, dormir, sorrir, surtar e achar que poderia ter feito mais. A vida de um empreendedor é cheia de atividades e o ideal é privilegiar as mais importantes.

Por exemplo: se você folga de domingo e vê que esse dia as suas vendas aumentam, trabalhe e folgue em outra data. Sendo assim, o principal é fazer opções que sejam boas e arcar com as consequências com essa escolha.

Feito toda essa introdução, é importante aprender a gestão de tempo para empreendedores digitais com dicas úteis. Então, confira a escalação campeã para começar hoje mesmo a mudar a sua realidade para a melhor possível. 

1- Organize um espaço para trabalhar

Em primeiro lugar, não teria como começar de outra maneira e lembre-se: sem um ambiente organizado nada acontece. Portanto, é primordial que você deixe o local propício para o trabalho e abaixo veja duas dicas:

  • Separe uma mesa para trabalhar que caiba o seu computador pessoal, caderno, garrafa de água e outras coisas;
  • Deixe tudo no raio de ação dos seus olhos, porque possibilita que você pegue e não precisa procurar onde está.

Estar atento a essa situação é primordial para otimizar a sua gestão de tempo para empreendedores digitais. Vale lembrar uma coisa: no começo pode até não ser fácil, mas persista e faça tornar-se um hábito.

2 – Não confunda tempo de trabalho com produtividade

Uma das piores coisas que existem é confundir tempo de trabalho com produtividade e acredite: é terrível. Ou seja, estar sentado na frente do computador com o seu negócio aberto não é o mesmo que trabalhar.

É crucial que a visão seja modificada e você entenda que estar trabalhando é ter produtividade, nem sempre é tempo. Assim, alguém que trabalha 4 horas pode trabalhar mais produtividade do que outro que trabalha 8 horas. 

Quando você entender esse ponto, produzir mais se descola do pensamento referente a quantidade de horas. A produção deve ser pensada sob o panorama das atividades e jamais com um cronômetro ao lado.

3 – Fique confortável para melhorar a gestão de tempo para empreendedores digitais

Um dos maiores erros que existem é achar que você pode sentar em um banco, ligar o computador e ficar ali por várias horas. Além disso, ainda tem aqueles que acham que não precisa investir em conforto para trabalhar.

Invista em uma mesa de trabalho que permita a sua digitação sem as mãos ficarem do lado de fora da mesa. Ao mesmo tempo, tenha uma cadeira de escritório confortável e que permita as mais variadas regulagens.

Na hora de sentar-se na cadeira, fique com os joelhos flexionados a 90% graus e com as coxas apoiadas. Lembre-se de levantar-se a cada 90 minutos para esticar as pernas e evite ficar muitas horas na mesma posição.

4 – Anote uma lista do que deve ser feito

Rompido a barreira sobre conforto e produtividade, é importante chegar à parte do trabalho feito. Uma das maiores queixas é entender o que deve ser feito primeiro e a resposta leva em conta o grau de importância.

Se você precisa enviar um e-mail para um fornecedor, responda: qual é o sentido de deixar isso para o fim do dia? Nenhum, pois apenas procrastinará algo que poderia ter sido feito logo nas primeiras horas do seu dia de trabalho.

Para melhorar a sua gestão de tempo para empreendedores, anote o que deve ser feito no dia. Da mesma forma, você anotar em um caderno, celular e até no computador, desde que você olhe e se lembre do que fazer. 

5 – Estipule um tempo para executar cada ação

O mais importante, antes de mais nada, é entender uma coisa: o tempo estipulado precisa ser condizente com a realidade. Então, de nada adianta achar que você vai fazer mil coisas em duas horas, porque não tem como.

Meça o seu tempo e preze sempre pela qualidade, por isso deixe de lado a pressa e seja melhor. Nem sempre superar-se significa diminuir o tempo gasto com a atividade, pois um caminho é cobrar mais pelo trabalho executado.

Um bom exemplo é quando você gasta dois dias para entregar um produto e ganha R$ 1.000,00, se você gastasse três dias e passasse a ganhar R$ 2.000,00, a verdade é estaria no lucro, mesmo gastando mais um dia para terminá-lo.

6 – Comece pelas atividades mais trabalhosas para otimizar a gestão de tempo para empreendedores digitais

E do nada você se pergunta: já tentei fazer as tarefas fáceis e o meu rendimento com as mais trabalhosas não foi bom, o que aconteceu? Certamente a resposta é apenas única: você estava cansado para fazê-las.

A solução mais viável é subverter a ordem natural e gastar toda a sua energia com a parte mais complicada. Da mesma forma, o processo consiste em usar a criatividade para fazê-las e deixar o mais fácil para depois.

Esse tipo de visão é bastante útil para o século XXI, uma vez que é preciso ser multitarefas e há apenas um caminho: aprender coisas novas. Quando você prioriza as mais complicadas, as fáceis te fazem sorrir no fim do dia.

7 – Pare de arrumar desculpas

Essa é provavelmente a parte mais complicada do texto, porque muitas pessoas arrumam desculpas todos os dias. Sobretudo, na hora de mudar velhos hábitos e não perceber que é uma chance de aprender mais.

Ter uma gestão de tempo para empreendedores digitais é apenas um reflexo de saber o que precisa ser feito. Por mais que, à primeira vista, não pareça, o segredo para dominar as ações está em saber também como fazer.

Imagine que você precisa concluir um trabalho e decide não começar, porque dará muito trabalho. Porém, no dia em que olhar e afirmar que terminará dentro do prazo estabelecido, acredite: você consegue terminá-lo.

8 – Preze pela excelência, evite a pressa

A pressa é uma das principais inimigas, afinal como citado acima: nem sempre mais tempo é sinal de maior produtividade. Olhe para o tempo em que um carro viaja de São Paulo ao Rio de Janeiro e compre com os aviões.

Esse exemplo, embora seja simplório, demonstra que o principal é evitar a pressa e sim usar a ferramenta certa. Em resumo, use táticas que facilitem o seu trabalho e siga o conselho de Bill Gates:

“Eu escolho uma pessoa preguiçosa para fazer um trabalho duro. Porque uma pessoa preguiçosa irá encontrar uma forma fácil de o fazer.”

9 – Use a tecnologia para te auxiliar na gestão de tempo para empreendedores digitais

A tecnologia é outra excelente aliada e o uso de ferramentas para facilitar o seu é sempre bem-vindo. Contudo, a escolha depende de considerar a sua realidade e analisar o que está disponível para você.

Um bom exemplo são os ERPS, que nada mais são do que sistemas de informação que interligam os dados e processos de uma organização. O diferencial é que tudo está disponível em uma única ferramenta.

A gestão de tempo para empreendedores digitais tende a ser e dois bons exemplos são os seguintes: Blings (para vendas) e Trello (tarefas em geral). Daí para frente, é apenas usar tudo o que a internet tem a lhe oferecer.

10 – Afaste de perto de si o celular

Ainda tem mais uma questão muito importante: afastar o celular de perto do seu alcance. A realidade é que prejudica o rendimento e pode fazê-lo acessar as informações, perdendo rendimento e facilitando as distrações.

Isso, todavia, não impede o uso e uma situação comum para utilizar é essa: quando você precisa dele para trabalhar. Por exemplo: tirar fotos, responder clientes e até mesmo acessar informações mais rapidamente.

Muitos se perdem definitivamente em achar que o celular pode ser aberto, e por isso não conseguem ter produtividade. Lembre-se: você trabalhará por algumas horas e depois ficará livre para acessá-lo o quanto quiser.

11 – Cobre-se mais e não aceite menos do que o melhor de si

Por fim, mas não menos importante, é primordial que você tenha autocrítica e aumente o seu desempenho. Embora você pense que a autocobrança vai contra o conselho de Bill Gates, citado acima, a verdade não é bem essa.

Uma pessoa preguiçosa confia tanto em si que descobre um modo fácil e rápido de terminar uma tarefa. A cobrança foi justamente um combustível para auxiliá-lo a concluir as atividades em menor tempo e com facilidade.
A gestão de tempo para empreendedores digitais é uma conquista e demanda tempo, porém o primeiro passo você deu. Enfim, está preparado para começar e tem todas as ferramentas para conquistar os seus objetivos.

Por: Nuno Cruz

Quer Agendar uma Sessão de Coaching? Está pronto para essa transformação?

Agende sua sessão de Coach! Preencha o formulário de contato, ou se preferir, envie uma mensagem via WhatsApp para +351 911 752 631.

Recomendo que também leia:

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contacto conosco.

Adicione um comentário