propósito de vida

Propósito de vida: O que é? Qual o sentido da vida para ti?

Se você quer “dar um branco” em uma pessoa, pergunte-a qual é o seu propósito de vida. Ah! Essa é uma pergunta complicada e que as pessoas pouco sabem responder, uma vez que é incentivada a olhar para fora.

Um bom exemplo é quando você questiona uma pessoa sobre qual a marca de tênis favorita dela. Em seguida, a resposta virá em poucos segundos, porém o sentido da vida que ela tem pode demorar mais para ser respondido.

O ideal é olhar para dentro de si e descobrir qual é o propósito de vida, mesmo que pareça complicado em um primeiro momento. Portanto, a ideia de hoje é te fazer descobrir qual o sentido da sua vida.

MBTI: Entenda o que é MBTI e faça o Teste de personalidade

Qual é o seu propósito de vida?

Quando alguém te pergunta isso, é muito comum responder aquilo que surge na ponta da língua. Mas, será que essa resposta deve ser feita assim ou é uma construção de anos?

Ainda tem outro ponto: a sociedade do século XXI é incentivada a todo momento a consumir, jamais a pensar em si mesmo. Qual foi a última propaganda que você viu que propunha uma reflexão sobre a sua vida?

Essas perguntas escancaram o óbvio: o propósito de vida não pode ser comprado ou inserido dentro de um padrão de consumo. Afinal, trata-se da vida da pessoa e da vivência, permeando aquilo por toda a eternidade.

É impossível escolher um propósito para a vida e decidir trocá-lo, porque saiu de moda e agora muitos desejam outros. Essa é uma construção diária e contempla aquela força que vem de dentro de você e afasta o desânimo.

Descobrir o seu propósito de vida é olhar para dentro de você e responder: o que me move se o dinheiro acabar? Eu faria o que se amanhã eu acordasse e não tivesse ninguém à minha volta? 

Responder essas questões é o que traz o sentido da vida e o combustível para enfrentar esse mundo moderno. Desse modo, confira alguns pontos sobre como descobrir o seu e passar a ter uma vida com mais sentido.

Significado de propósito 

Existem muitos significados para propósito, mas sempre tem ligação com a vontade de fazer ou mesmo realizar algo. Seja no campo pessoal ou/e profissional, a pessoa precisa tê-lo para continuar vivendo, não apenas viva.

É comum que essa palavra sirva como apoio para o que vem depois dela, por exemplo: propósito de vida, propósito religioso, propósito pessoal, etc… Ou seja, o significado muda de acordo com a perspectiva, não é mesmo!?

Um cristão pode julgar como propósito para a vida servir a Jesus Cristo, enquanto que um cientista prefere encontrar a cura para o HIV. Fica claro que não tem uma definição básica e que sirva para todos os casos.

O que difere um propósito de um desejo é a disposição da pessoa em fazer sacrifícios em prol daquilo. Então, alguém que deseja passar em Oxford só fará disso um propósito se estudar todos os dias pelo menos 8 horas.

Se alguém ficar uma semana estudando e na outra preferir ir para o barzinho com os amigos, estudar em Oxford é um desejo. Assim, esse pensamento pode ser aplicado em várias situações e contempla o que é um propósito.

Você já descobriu seu Ikigai?

Qual o sentido da vida?

Responder objetivamente qual o sentido da vida vai depender de dois tipos de visões muito comuns: materialismo e imaterialismo. Em outras palavras, seria aquilo que você vê e toca com o que é imaterial.

Imagine que uma pessoa diz que o seu sentido de vida é tornar-se rico para viajar pelo mundo. Por outro lado, alguém deseja montar um orfanato e acolher crianças com deficiências físicas que foram abandonadas pelos pais.

No primeiro exemplo, fica claro que existe uma perspectiva materialista e voltada para o ganho próprio. Já o segundo exemplo é diferente e trata de um pessoal que tem um propósito de vida que é imaterial.

Uma visão maniqueísta faz a sociedade pensar que um exemplo é ruim e o outro é bom, mas será que é assim? Certamente que não, porque não há um sentido de vida certo ou errado, desde que não prejudique outra pessoa.

Agora você pode estar se perguntando como encontrar um sentido para a sua vida, não é mesmo!? Essa resposta deve contemplar os vários campos da sua vida e não é padronizada, veja alguns exemplos disso:

  • Profissional – Prover sustento é uma necessidade inerente à vida humana, e por isso é importante ter um propósito para esse campo. Na hora de pensar no seu propósito de vida, pense nisso também.
  • Pessoal – Relações familiares, amorosas e consigo mesmo são três pontos que estão incluídos no campo profissional. Aqui o propósito de vida deve ser pensado sob o ponto de vista do autoconhecimento.

Responder qual o sentido da vida é uma questão bastante pessoal e depende da visão de mundo que cada pessoa tem. Entretanto, se você refletir sobre o campo profissional e pessoal, a chance de achar a sua é cada vez maior.

O sentido da vida segundo a filosofia

Essa é uma resposta bastante complexa, porque o sentido da vida é um questionamento muito comum na filosofia. Desde o início do homo sapiens, há o questionamento sobre o que a pessoa faz após esta vida.

O que é interpretado nessas reflexões é a relação do ser humano com o seu incrível mundo, respeitando o materialismo e o imaterialismo. Por norma, o materialista vai permear o seu sentido de vida para o que é físico.

O que é ikigai? Como melhorar o seu propósito aplicando a mandala ikigai

Se a pessoa acreditar em coisas imateriais, o seu sentido de vida terá relação com as emoções ou mesmo o assistencialismo. Porém, ser materialista não significa ter sentimentos, tampouco ser materialista é sinal de utópico.

Essa é uma questão pessoal e depende da visão de mundo de cada um, bem como a idealização da própria vida. Ao mesmo tempo, é uma questão que traz muitos fatores à baila e a definição depende do que a pessoa deseja.

Se você quer ter ajuda para descobrir qual é o propósito de vida, a mandala Ikigai vai te auxiliar e você pode baixá-la aqui gratuitamente. Enfim, a partir de agora você está pronto para descobrir qual é o sentido da sua vida.

Por: Nuno Cruz

Quer Agendar uma Sessão de Coaching? Está pronto para essa transformação?

Recomendo que também leia:

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Mandala Ikigai

Adicione um comentário