Personalidade INFJ: Como é ser o tipo de personalidade INFJ

Personalidade INFJ: Como é ser o tipo de Personalidade Advogado

A personalidade INFJ, também conhecida como a personalidade de Advogado, é a mais rara e engloba apenas 1% da população. No entanto, a realidade é que deixa a marca no mundo e vale muito a pena conhecer esse perfil.

Por focar nas possibilidades, a verdade é que o INFJ sempre pensa nos valores e fica nesse paralelo. A vontade de contribuir com o bem-estar dos demais é grande e por isso que esse perfil é voltado para o auxílio ao próximo.

A personalidade INFJ é um tanto forte e os demais podem pensar que há alguém “genioso”. Dessa forma, o perfil faz com que a pessoa com a personalidade de Advogado consiga lidar com temas bem complexos.

Personalidade INFJ: Como é ter essa personalidade?

Em primeiro lugar, um bom exemplo da personalidade INFJ é o pastor e ativista antirracismo Martin Luther King Jr. Afinal, ele era altruísta e se orientava pela luta pelos semelhantes, acreditando no próprio ideal.

No caso dessa personalidade, a pessoa tem condição de olhar cada evento da vida e entender o que pode ocasionar para o futuro. Por ter uma melhor compreensão dos fenômenos psíquicos, esse perfil tende a acreditar no karma.

A empatia é usada ao máximo e o lado emocional é forte, assim como as intenções de outras pessoas. Do mesmo modo, o INFJ intui a saber se a outra pessoa é boa ou mesmo má, mesmo que seja imperceptível a olhos nus.

Orientado para ser um realizar (a): A liderança é conquista pelo exemplo, não pelas palavras

Primeiramente, essa personalidade trata da criatividade e de um modo não muito ostensivo. A personalidade INFJ trata com seriedade o trabalho e existe o gosto pelas atividades acadêmicas, tendo um perfil perfeccionista.

Alguém com essa personalidade é daqueles que se doa inteiro em uma atividade e se chateia por uma nota “9,5”. Ao mesmo tempo, não é um líder aparente e prefere atuar pelo exemplo, jamais impondo essa liderança.

A introversão das emoções é uma característica e dá para saber se está triste ou feliz, mas a personalidade o faz se ferir facilmente. Por ser constante e valorizar a integridade, os amigos valorizam bastante esse perfil 😉.

Conflitos não são bem vindos: A intuição muda a forma de ver o mundo

O Advogado gosta de agradar o cliente e o juiz, ou seja, essa é a relação entre o INFJ e essa profissão. Nesse cenário, não existe qualquer gosto por conflitos e o uso da diplomacia é feito sempre que necessário, até resolver tudo.

A imaginação é viva e é exercida de duas maneiras: 1) usando a memória; 2) intuição sobre o porvir. A imaginação, que não é nem um pouco fantasiosa, torna o perfil capaz de trabalhar com estética, música e até peças teatrais.

A percepção é ampliada e faz com que existam eventos de premonição, pré-conhecimento e até mesmo a sensibilidade auditiva. Ou seja, a pessoa consegue ter presságios sobre aquilo que pode vir a acontecer.

A predileção pelas ocupações que tragam interação com pessoas e vale destacar que exerce influência sobre os outros. Em outras palavras, a extroversão está presente e há sempre aquele sentimento de ser querido.

Gosto por atividades que usem a imaginação: O uso de Metáforas é bem-vindo

Seja para escrever ou realizar atividades que usem a imaginação, saiba que a personalidade INFJ é indicada. Sendo assim, o uso das expressões é sempre voltado para trazer uma dose muito elevada de criatividade.

Você já descobriu seu Ikigai?

Por tornar-se um mestre (a) em metáfora, a comunicação pode ser verbal e elegante, sempre com muita complexidade. Por outro lado, esse perfil, que é conhecido como Advogado, pode se dar bem em profissões diferentes.

Dois exemplos são os seguintes: 1) Psiquiatria; 2) Psicologia Clínica. Independentemente da profissão escolhida, a chance de destacar-se é muito grande e o talento é utilizado ao máximo, independente do que aconteça.

Sensível demais: A personalidade INFJ não gosta de machucar os outros

O perfil é um pouco sensível e especialmente no trato com outras pessoas, preferindo um trabalho que demanda atenção. Vale destacar que também gosta de ficar isolado e desenvolver as atividades com concentração.

Isso, contudo, não quer dizer que a personalidade INFJ não se dá bem com outras pessoas, porque não é o caso. É importante apenas que a relação não seja superficial e demande um nível elevado de foco para a execução.

Se esse perfil for um empregador ou empregado, a realidade é que sempre se preocupa com o que os outros pensam. Juntamente com essa característica, saiba que a cooperação está presente e deve ser utilizada.

Gosto por profissões públicos: Trabalhem em equipe e harmonia

As relações públicas são mais indicadas para a personalidade INFJ, já que valoriza a harmonia dessa equipe de trabalho. Portanto, o ambiente precisa ser bem amigável e leve, uma vez que esse perfil não gosta de conflitos.

Quando a situação demanda certo nível de crítica, pode ser que os sentimentos sejam feridos com certa facilidade. Os elogios são respondidos com gratidão e com aquele sentimento de que precisa sempre melhorar.

Caso as condições de trabalho não sejam as ideais, esse perfil perde a confiança logo e o rendimento cai. Até mesmo as doenças podem acontecer e por isso que o INFJ se baseia muito no que os outros pensam.

Pontos fortes e as armadilhas desse perfil?

Quando você pensa na personalidade INFJ, é primordial entender quais são as principais características desse perfil. Da mesma forma, dá para citar os pontos fortes e as armadilhas que podem estar inclusas:

  • Pontos fortes
    – Consistência;
    – Criatividade;
    – Empatia;
    – Idealismo e Visão;
    – Integridade;
    – Relacionamento e Sensibilidade.
  • Armadilhas
    – Arbitrário;
    – Individualismo;
    – Insistente;
    – Isolamento;
    – Perfeccionismo ao extremo e Excesso de foco em apenas uma tarefa.

É essencial entender, antes de mais nada, que os pontos fortes e as armadilhas não devem ser vistos como algo estático. Em suma, tudo varia de acordo com a pessoa e o ideal é descobrir se você tem algumas das citadas.

Como é a personalidade INFJ no relacionamento?

Personalidade INFJ:  Como é ser o tipo de personalidade INFJ

Por fim, a devoção é a principal característica da personalidade INFJ no casamento, mas tem opinião própria para fazer tudo. Isso causa uma certa confusão no relacionamento, pois faz com que o parceiro (a) não entenda.

As amizades tendem a ser bem restritas, por mais que seja extrovertido, esse perfil não confia em qualquer pessoa. No casamento, por exemplo, o ambiente deve ser harmonizado e as brigas tendem a ser cada vez menores.

Para finalizar sobre a personalidade INFJ, não se esqueça de um fator: o bem-estar das pessoas que ama está em primeiro lugar. Enfim, é protetor e, como todos os perfis, tem pontos positivos e também negativos.

Por: Nuno Cruz

Quer Agendar uma Sessão de Coaching? Está pronto para essa transformação?

Agende sua sessão de Coach! Preencha o formulário de contato, ou se preferir, envie uma mensagem via WhatsApp para +351 911 752 631.

Recomendo que também leia:
Mandala Ikigai

Comentários

  1. Pingback: MBTI: Entenda o que é MBTI e faça o Teste de personalidade | Nuno Cruz

Adicione um comentário