Ikigai: O Segredo Japonês para Viver uma Vida Longa e Feliz

O conceito de “Ikigai” ou “uma razão de ser” é um dos conceitos japonês que recentemente se tornou popular. 

É um conceito muito interessante sobre como cada pessoa tem uma crença pessoal no significado de suas próprias vidas.

Entretanto acabei de terminar o livro mais popular sobre Ikigai, “O Pequeno Livro do Ikigai”, escrito por Ken Mogi, o neurocientista que contou lindamente a história de Ikigai para os japoneses na vida diária. 

Depois de ler este livro, achei a ideia bastante impressionante e decidi, escrever este artigo na esperança de que o Ikigai desperte seus pensamentos.

O que é o Ikigai?

Tenho certeza de que a ideia de Ikigai não é nova ou inovadora de forma alguma. 

Mas é muito sólido e também difícil de realizar, por exemplo, haverá muito tempo quando encontraremos algo que amamos e em que é bom, mas ninguém esta disposto a pagar por isso.

O que “O Pequeno Livro do Ikigai” diz?

Como o nome indica, este é um pequeno livro que pode ser concluído em um dia. 

No entanto, demorei cerca de uma semana para encontrar tempo para ler e entender lentamente a ideia do Ikigai.

Ken Mogi descreveu os 5 pilares de Ikigai:

  • 1º Começando pequeno
  • Liberando-se
  • Harmonia e sustentabilidade
  • A alegria das pequenas coisas
  • Estar no aqui e agora

Amor é umas das maiores virtudes do ser humano

O livro falou sobre como cada pilar se aplica à vida diária dos japoneses. Aqui estão alguns exemplos dignos de nota de pessoas que têm seus Ikigai:

Jiro Ono, proprietário de um dos mais populares restaurantes de sushi com 3 estrelas Michelin, gostava de servir sua perfeição em sushi para clientes satisfeitos. Ele está atualmente com 91 anos e uma vez disse que poderia morrer fazendo o sushi que amava.

Um professor de Karate de 102 anos na ilha de Okinawa disse que seu Ikigai é para cultivar esta arte marcial.

Pescador de 100 anos disse que seu Ikigai é sair no mar e pescar 3 vezes por semana, para alimentar sua família.

Sembikiya, a loja de frutas japonesas premium que vende frutas perfeitas (como melão de qualidade e formato perfeito por US $ 200) há mais de 100 anos.

Nagae Sokichi, o 9º, um ceramista que conta com Ikigai para fazer a lendária tigela do passado que ninguém no mundo poderia replicar. Esta missão foi transmitida por seu pai, Nagae Sokichi 8º, que tentou centenas de materiais para fazer esta tigela.

Os monges do templo Eiheiji precisam se libertar do mundo moderno e agitado para viver no antigo e silencioso templo. 

Você já descobriu seu Ikigai?

Eles comem apenas comida vegetariana e têm que seguir estritamente a rotina do monge todos os dias. Eles são as pessoas que compreenderam o mundo e se separaram dele com sucesso.

Hayao Miyazaki, um animador japonês que co-fundou o Studio Ghibli, um dos mais populares estúdios de animação do mundo, retratou a importância de “estar aqui e agora” fazendo grandes animações para as crianças. 

Ele disse que a vida das crianças está indo rápido. Para eles, não há passado ou futuro. Eles devem desfrutar de felicidade no momento.

Walt Disney, um animador que recebeu 20 prêmios do Oscar, foi informado de que era tão popular que deveria concorrer a um presidente. Ele respondeu: “Por que eu deveria concorrer a um presidente quando já sou um rei da Disneylândia”. Este também é um ótimo exemplo de “estar aqui e agora”.

Sumô é um esporte popular no Japão, onde Ikigai pode ser facilmente visto nos lutadores. Por exemplo, Satonofuji é o pequeno lutador de sumô que já tem 39 anos. 

Uma vez que ele não chegou à liga principal, mas ficou popular por sua grandeza ao realizar a “Cerimônia de Giro do Arco”, a cerimônia importante após todas as ligas principais de Sumô.

Entretanto Satonofuji é um grande exemplo de como Ikigai não está prestes a ser o vencedor da competição, mas tem que ser algo que você ame e as pessoas também precisem.

Já que este livro deu muitos exemplos da vida real do Ikigai, que tornam o conceito Ikigai muito sólido.

Sendo assim, de acordo com o livro, Ikigai é mais sobre se fazer feliz do que derrotar outras pessoas. 

Também não se trata de encontrar uma ideia revolucionária, mas de encontrar uma ideia incremental que mantenha nossas vidas agradáveis.

Planeje suas metas de forma inteligente

Para quem está interessado em aprender mais sobre Ikigai, sinta-se à vontade para pegar O Pequeno Livro do Ikigai . 

É uma leitura curta e agradável, e acredito que pode estimular os teus pensamentos 🙂

Quer Agendar uma Sessão de Coaching? Está pronto para essa transformação?

Agende sua sessão de Coach! Preencha o formulário de contato, ou se preferir, envie uma mensagem via WhatsApp para +351 911 752 631.

Recomendo que também leia:

Mandala Ikigai