Crenças limitantes: O que são, exemplos e lista com as principais

Crenças limitantes: O que são, exemplos e como supera-las?

As crenças limitantes atrapalham muito a vida das pessoas e são reflexo do meio em que vivemos. Segundo Rousseau, um dos maiores filósofos, o homem é fruto do meio e desenvolve características por meio disso.

Quando uma pessoa nasce é como se fosse uma folha em branco, porém as relações com as outras pessoas é que desenvolvem as experiências. Portanto, uma crença limitante nada mais é do que um tipo de experiência vivida.

Entender o que são as crenças limitantes é fundamental, bem como os exemplos delas e a lista com as principais. A ideia do texto é criar um link entre isso e o efeito negativo que pode causar na vida de uma pessoa.

O que são crenças limitantes?

Em primeiro lugar, as crenças limitantes nada mais são do que opiniões e pensamentos que limitam. Sendo assim, são aceites como reais e confirmam um ditado popular: “uma mentira dita mil vezes se torna uma verdade”.

O efeito negativo na vida das pessoas é gigantesco e freiam o crescimento, seja profissional ou mesmo pessoal. Uma crença limitante pode fazer um gênio, pelo medo, não prosseguir na criação de algo que mudará a história.

Para o dia a dia, as crenças limitantes são prejudiciais para a rotina, pois se tornam verdades absolutas. O ato seguinte é simples: desistir de um sonho, continuar na zona de conforto e não atingir o potencial que você tem.

Toda crença limitante funciona como um ímã de negatividade, porque a vida precisa progredir. Para entender melhor o assunto, confira as razões para atrapalhar a vida e o que fazer para superar.

Por que as crenças limitantes atrapalham a vida?

Um exemplo interessante sobre as crenças limitantes é o mito que existia antes de Vasco da Gama chegar à Índia. Embora pareça irreal, as pessoas pensavam que à terra era plana e o fim do mundo era a borda dos oceanos.

Portugal, por meio da sua expansão marítima, conseguiu chegar ao Novo Mundo e até à Ásia. Em outras palavras, foi a grande responsável por inserir no mundo a globalização, isso nos séculos XV, XVI, XVII e XVII.

Imagine só não ter acesso aos bens que você tem hoje e fica simples de entender como as crenças limitantes prejudicam a vida. Pense agora na sua vida profissional e pessoal, responda: você tem alguma crença limitante?

Se a resposta for positiva, o cenário pode ser mudado e você pode evoluir, transcender as dificuldades e pensar de outra forma. Esse assunto, no entanto, é o tema do próximo tópico e será abordado com profundidade.

Psicologia Positiva: 7 técnicas para mudar sua vida

O que fazer para superar?

Para superar as crenças limitantes, é importante pensar em três pontos:
1) Identificação; 
2) Superação; 
3) Hábito. 

Desse modo, é provável que você tenha algumas dúvidas, veja como atingir ponto por ponto:

  • Identificação – É a parte em que você está, porque identificou que existe uma série de padrões negativos em você. Por exemplo: não consigo aprender tal coisa, porque não me considero preparado.
  • Superação – Superar uma dificuldade é primordial para mostrar a si mesmo que aquilo era uma crença limitante. Existe apenas uma forma de conseguir: encarar a adversidade de frente e transcendê-la.
  • Hábito – Quando você superar a dificuldade, aquilo deve tornar-se uma rotina, ou seja, um hábito. Por exemplo: Bill Gates se acostumou a lucrar, tirar o máximo dos funcionários e criou uma mente vencedora.

Agora você pode estar se perguntando quais são os exemplos de crenças limitantes e os tipos, não é mesmo!? 

Essas respostas ficam a cargo da segunda parte do texto, um spoiler: é mais fácil do que você imagina. 

Exemplos de crenças limitantes

Grande parte das crenças limitantes começam com algumas palavras, tipo: “nem”, “não”, “nunca” e “tudo”. Porém, para entendê-las com profundidade e não usá-las mais, vou exemplificar as 11 mais comuns:

  1. “Nunca consigo dinheiro”;
  2. “Só dá para ganhar dinheiro fazendo o que é errado”;
  3. “Meu Deus, por que não consigo ganhar mais”;
  4. “Não tenho capacidade”;
  5. “Nem vou tentar, não tenho inteligência”;
  6. “Nunca vou chegar ao meu objetivo”;
  7. “Não nasci em berço de ouro, sou fadado a continuar pobre”;
  8. “O mundo não me ajuda”;
  9. “Não consigo estudar, não tenho aptidão para isso”;
  10. “Deus está contra mim”;
  11. “Tudo é difícil para mim”;

Sabe quando você decide usar essas crenças limitantes e nem se dá conta de que está afirmando algo que não é real. Por outro lado, quando consegue superá-las, mesmo que sem querer, percebe que não era algo impossível.

Lista com as crenças limitantes principais

Por fim, é necessário entender que há divisões entre a origem das crenças e o principal é descobrir quais são. Nesse cenário, se torna crucial explicar às três principais e confira quais são elas:

Crenças hereditárias

Indica tudo o que a pessoa escuta dos pais e acaba observando no seu ambiente familiar, mesmo que sem querer. Por exemplo: “você não faz nada direito”; “não sinto orgulho de você”; “continue assim que você vai longe”.

Essas questões são perigosas, porque ficam registradas para a vida toda, inclusive tem um exemplo famoso. O cantor norte-americano Michael Jackson precisou operar várias vezes o nariz, pois ouvia do pai que era muito feio.

O mesmo princípio é levado em conta com as brigas, traições e tudo mais. Há pessoas que sofrem com tantas brigas familiares que decidem, por exemplo, não se casarem e perdem a chance de viver uma história linda.

Crenças sociais

Essas crenças são aquelas que a mídia impõe, um bom exemplo é dizer “que o mundo é perigoso demais” ou que “apenas os ricos são felizes”. Esse tipo de situação é terrível e pode fazê-lo crer naquilo que está sendo dito.

Crenças pessoais

Todo ser humano tem experiências pessoais e pode desenvolver certas crenças a partir delas, embora o início seja hereditário. Um exemplo é quando alguém sofre um término de namoro e pensa que nunca mais será feliz.

As crenças limitantes prejudicam a vida pessoal e profissional, pois limitam as ações ao que já é conhecido. Enfim, supere e diga para si mesmo “eu sou capaz, nada e nem ninguém vai me impedir de ser o que eu quiser”.

Por: Nuno Cruz

Quer Agendar uma Sessão de Coaching? Está pronto para essa transformação?

Agende sua sessão de Coach! Preencha o formulário de contato, ou se preferir, envie uma mensagem via WhatsApp para +351 911 752 631.

Recomendo que também leia:

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contacto conosco.

Adicione um comentário