Skip to content Skip to footer

Analistas

Personalidade INTJ “Arquiteto”

Pessoas com preferência pelo tipo de personalidade INTJ “Arquiteto” são conhecidas por serem altamente analíticas, criativas e lógicas, sempre com foco em competência e conhecimento.

Uma visão geral da personalidade analítica

O INTJ (Introvertido, Intuitivo, Pensador e Julgador) é um dos 16 tipos de personalidade identificados pelo Indicador de Tipos de Personalidades Myers-Bribgs® (MBTI®). São conhecidos como “Arquitetos” sendo caracterizados por serem analíticos, criativos e lógicos. Conforme o psicólogo David Keirsey, cerca de 1 a 4% da população possui esse tipo de personalidade.

Essas pessoas são visionárias e possuem grandes objetivos de longo alcance, mas preferem trabalhar de forma discreta. Eles passam muito tempo pensando em como atingir as suas metas, mas raramente compartilham os seus planos com outras pessoas. O INTJ nunca recua diante de um desafio e procura sempre soluções inovadoras e audaciosas. Para essas pessoas, a vida é vista como um sistema complexo, onde o trabalho, a família e os relacionamentos são desafios para serem examinados e resolvidos.

Forças e Fraquezas

Os INTJs compreendem que a eficácia de sua abordagem analítica e de resolução de problemas depende da informação.

Relações pessoais

Os INTJs são excelentes planejadores e possuem um perfil orientado para objetivos.

Relacionamentos

Os arquitetos nem sempre estão prontos para compartilhar seus sentimentos, os sentimentos não são profundos.

Parentalidade

Os pais arquitetos tratam seus filhos da maneira que eles próprios gostariam de ser tratados, com franqueza e respeito.

Amizades

Os arquitetos preferem ter apenas alguns bons amigos do que um grande círculo de conhecidos.

Carreira

Valorizam a desenvoltura, coragem, percepção e o comprometimento em si mesmas e nos outros.

Principais características INTJ

O tipo de personalidade INTJ tende a ser introvertido, preferendo trabalharem sozinhos e ter um mundo controlado e organizado. Eles são conhecidos por terem uma abordagem lógica e objetiva para a vida, enfatizando a análise de informações abstratas em vez de se preocupar com detalhes concretos.

Os INTJs possuem muitas qualidades positivas, como gostarem de conceitos teóricos, terem expectativas altas, serem bons ouvintes e aceitarem críticas bem. Além disso, são autoconfiantes e trabalhadores. No entanto, eles também podem ser excessivamente analíticos e críticos, são perfecionistas e não gostarem de falar sobre as suas emoções, o que às vezes pode fazê-los parecer indiferentes ou insensíveis.

Em resumo, o tipo INTJ é uma pessoa altamente analítica e focada em objetivos, mas às vezes são insensíveis devido a sua tendência de se concentrar em informações abstratas em vez de emoções.

Pontos fortes do INTJ

Possíveis Armadilhas do INTJ

Relacionamentos_1

Relações pessoais

As pessoas com o tipo de personalidade INTJ são introvertidas e gastam muito tempo nos seus próprios pensamentos. Eles atuam melhor sozinhos e preferem trabalhar individualmente em vez de em equipa. Embora sem grande interesse nos sentimentos e pensamentos dos outros, os INTJs se importam profundamente com as emoções de um pequeno grupo de pessoas próximas a eles. Nas relações pessoais, eles estão dispostos a investir tempo e energia para manter essas relações mais saudáveis.

No entanto, as pessoas às vezes podem perceber que os INTJs estão distantes, insensíveis e sem empatia, o que pode dificultar fazer novos amigos. Eles costumam não valorizar os aspetos sociais da vida, como pequenas conversas ou rituais sociais, o que os torna ainda mais difíceis de se conhecer. Os arquitetos preferem interagir com um pequeno grupo de familiares e amigos próximos, tendendo a ser reservados.

Relacionamentos

Se você está num relacionamento com um INTJ, é importante lembrar que eles tendem a ser introvertidos e reservados. Embora sejam dedicados e leais aos seus entes queridos, eles podem ser difíceis de conhecer e se abrir. Além disso, eles costumam valorizar a lógica e a objetividade em vez da expressão emocional.

Para construir e manter uma relação saudável com um INTJ, é importante enfatizar a lealdade e a compreensão. Mostre-lhes que você é dedicado e leal a eles, mas não os pressione para expressar os seus sentimentos se eles não se sentirem à vontade para isso. A comunicação clara é fundamental para o sucesso da relação. Evite esperar que o seu parceiro INTJ adivinhe o que você quer ou precisa, e em vez disso, seja objetivo e explícito a respeito das suas expectativas e necessidades.

Relativamente aos relacionamentos românticos, é importante lembrar que o INTJ pode precisar de mais tempo para se abrir e expressar os seus sentimentos. Eles tendem a ser analíticos e lógicos, o que pode afetar como eles se expressam emocionalmente. Portanto, é importante ser paciente e compreensivo com eles e não se sentir ofendido ou desanimado se eles não responderem aos gestos românticos ou demonstrações de afeto da mesma forma que você. Ao manter uma comunicação aberta e clara e mostrar dedicação e lealdade, você pode construir uma relação saudável e satisfatória com um INTJ.

Personalidade ENFJ

Parentalidade

Os Pais INTJ tendem a ser responsáveis e enérgicos na sua abordagem para criar os seus filhos, mas podem ser percebidos como faltando afeto ou carinho. Eles estabelecem metas elevadas para seus filhos e estão prontos a oferecer orientação e ajuda quando os seus filhos precisam tomar decisões. Esses pais enfatizam o pensamento crítico autónomo e fomentam a capacidade dos filhos de resolver problemas independentemente.

Se você é pai de um filho INTJ, é importante equilibrar o incentivo às habilidades intelectuais do seu filho com a prevenção do perfecionismo excessivo. Além disso, ajudar o seu filho a desenvolver a suas habilidades emocionais, oferecendo oportunidades para expressar os seus sentimentos, também é crucial. Deixe o seu filho saber que você está lá para apoiá-lo que valoriza as suas emoções e sentimentos tanto quanto as suas habilidades intelectuais.

Funções cognitivas

O MBTI, ou Myers-Briggs Type Indicator, é uma ferramenta de autoconhecimento que ajuda a identificar as preferências de personalidade de uma pessoa em quatro dimensões principais: Extroversão vs Introversão, Sensação vs Intuição, Pensamento vs Sentimento e Julgamento vs Perceção. O INTJ significa Introvertido, Intuitivo, Pensamento e Julgamento, com base na teoria da personalidade desenvolvida por Carl Jung.

O MBTI utiliza a chamada pilha funcional para compreender cada tipo de personalidade, e onde cada uma das quatro funções cognitivas está voltada para dentro ou para fora, e combinam-se e interagem para formar as características da personalidade de um indivíduo.

Para o INTJ, a intuição introvertida é a função dominante, permitindo-lhes observar padrões, significados e possibilidades. O pensamento extrovertido é a função auxiliar, levando-os a buscar ordem, controle e estrutura. Já o sentimento introvertido é a função terciária, o que significa que os INTJs prestam atenção aos valores e sentimentos ao tomar decisões. Finalmente, a sensação extrovertida é a função inferior, permitindo-lhes experimentar o mundo por meio dos seus sentidos, embora esteja menos desenvolvida em comparação com as outras funções.

Amizades_4

Amizades

Os INTJs, com a sua personalidade introspetiva, costumam valorizar a solidão e se sentem mais confortáveis trabalhando sozinhos. No entanto, isso também pode dificultar-lhes estabelecerem e manter amizades. Às vezes, os INTJs podem ser percebidos como frios ou distantes, o que pode afastar potenciais amigos. No entanto, quando um INTJ estabelece uma amizade, eles tendem a ser leais e dedicados a essa relação, procurando constantemente aprimorá-la.

Ao procurar amizade com um INTJ, é importante ser paciente e compreender a sua natureza reservada. Em vez de esperar um rápido envolvimento emocional, concentre-se em estabelecer uma conexão intelectual e compartilhar interesses comuns. Os INTJs tendem a se sentir mais à vontade com amigos que compreendam a sua perspetiva analítica e lógica, bem como sejam pouco emotivos. Ao cultivar uma amizade baseada na compreensão mutua, os INTJs tendem a ser bons companheiros e apoiadores fiéis.

Percursos de Carreira

O talento natural dos INTJs para análise e pensamento lógico é complementado por sua determinação em querer alcançar o sucesso. Quando se desenvolvem interesse em algum assunto, eles dedicam-se incansavelmente à sua aprendizagem e desenvolvimento de habilidades, visando atingir a excelência.

Além disso, INTJs possuem uma habilidade única de coletar e processar informações do mundo ao seu redor, alcançando novas perspetivas e compreendendo conceitos complexos com facilidade. Valorizam profundamente o conhecimento e a inteligência e isso se reflete na sua escolha de carreira, onde tendem a brilhar em campos que exigem análise rigorosa, como cientista, matemático, engenheiro, dentista, médico, professor, juiz e advogado.

Outro aspeto importante é que INTJs são indivíduos altamente autónomos e independentes, por isso dão-se bem em carreiras que permitam a eles trabalhar de forma autónoma e sem interferência excessiva. Além disso, eles valorizam o sucesso e gostam de se desafiar; por isso, costumam buscar carreiras que ofereçam desafios constantes e a oportunidade de crescimento contínuo.